CHINA: Fuzileiros Navais recebem viatura blindada equipada com canhão 105 mm.

Ghost Especial para o Plano Brasil

O Corpo de Fuzileiros Navais da China (People’s Liberation Army Navy Marine Corps – PLAMC) recebeu seus novos veículos blindados 8×8 equipados com canhão 105mm. Os veículos foram fotografado durante um deslocamento em uma estrada e já apresentavam  a camuflagem “pixelizada” em tons de azul, preto e branco tipico dos Fuzileiros Chineses. De Acordo com Especialistas militares chineses os veículos de assalto são do modelo Norinco ZTL-11 8×8 com capacidade anfíbia um desenvolvimento do veiculo de transporte de pessoal anfíbio ZBL-9 algumas modificações em relação ao ZTL-9 para atender aos requisitos dos Fuzileiros.

Atualmente, a China esta construindo unidades de implantação rápida, semelhantes a doutrina Americana da Brigada Stryker. Cada unidade consiste de vários veículos blindados com diferentes papéis no campo de batalha. Todas as variantes são baseadas na mesma plataforma do veiculo blindado de transporte de pessoal 8×8 ZBL-09.

Viatura 8×8 ZTL-09. O projeto do ZTL-11 deriva do ZTL-9  com modificações para atender aos requisitos dos Fuzileiros

O veiculo é equipado com um canhão de 105 mm semelhante a dos veículos ZBD-2000. O canhão possui carregamento manual e pode usar diversos tipos de munições. O canhão pode disparar misseis anti carro guiados com um alcance de cerca de 5 km. Os mísseis antitanque baseiam-se na tecnologia russa 9M117 Bastion. Os veiculos ZTL-11 possuem uma tripulação de quatro militares (comandante, artilheiro, municionador e motorista). Sua blindagem é resistente a disparos de munição 12,7 mm O veiculo e equipado com um motor diesel de origem alemã Deutz BF-6M1015C fabricado na China sob licença.