Japão revela protótipo de veículo blindado anfíbio

O Ministério da Defesa do Japão divulgou um protótipo de veículo blindado, de oito rodas, para transporte de tropas como parte de um projeto de pesquisa para nova classe de veículos modulares. O projeto tem o objetivo de produzir um novo tipo de veículo para substituir o atual blindado de transporte de pessoal Tipo 96, com também oito rodas, em uso pelo Exército do Japão.

O novo veículo contará com blindagem melhorada contra uma variedade de ameaças. Ele também será equipado com um motor mais potente e uma suspensão reforçada para lidar com o aumento de peso e cargas. Em um comunicado à imprensa, a Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística do Japão anunciou que o protótipo foi entregue em 10 de janeiro. Construído pela Japan’s Komatsu Limited, o veículo tem 8,4 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 2,9 metros de altura e possui um peso de aproximadamente 20 toneladas. Ele pode transportar 11 militares a bordo.

Um porta-voz da agência japonesa disse ao site americano Defense News que o motor a diesel  do protótipo permite que o veículo atinja uma velocidade máxima de 100 quilômetros por hora em estradas pavimentadas. Os documentos orçamentários japoneses indicam que 4,7 bilhões de ienes (US$ 41 milhões) foram destinados à produção do protótipo. Os testes com o protótipo começaram em 2015 e devem durar até 2019. O analista de defesa com sede em Tóquio, James Simpson, espera que a produção em grande escala comece após os testes.

O Japão renovou a sua postura de defesa nos últimos anos, com uma maior ênfase no poder de dissuasão e uma “reorientação para o sul em termos de focalização geográfica”, em oposição à política anterior de “dissuasão estática baseada numa distribuição uniforme”, de acordo com Corey Wallace, um analista de política de segurança na Freie Universitat Berlim. Wallace acrescentou que essa mudança na postura também pode ser vista na recente aquisição do Japão de carro lagarta-anfíbio AAV-7 dos Estados Unidos e no desenvolvimento do veículo de combate Tipo 16.

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=1DTagkuL9kY[/embedyt]

Fonte: ID&S com inf. de Defense News