Conselho de Segurança da ONU endossa cessar-fogo na Síria mediado por Rússia e Turquia

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas adotou neste sábado uma resolução que endossa o cessar-fogo na guerra civil da Síria mediado por Rússia e Turquia.

A Rússia, que apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, e a Turquia, aliada dos rebeldes armados que lutam contra as forças do governo, anunciaram esta semana o terceiro cessar-fogo do ano em busca de terminar o conflito de quase seis anos na Síria.

A resolução também saudou os planos para conversações a serem realizadas em Astana, no Cazaquistão, entre o governo sírio e a oposição, antes da retomada de conversas mediadas pela própria ONU em Genebra, em fevereiro.

Em declarações após a votação no Conselho de Segurança, diversos delegados disseram que o órgão saudou o cessar-fogo, mas disseram que o acordo contém áreas cinzentas e que sua implementação é frágil.

Yeganeh Torbati

Foto: Mark Lennihan / AP – Foto de arquivo / Conselho de Segurança 

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

Presidentes de Rússia e Irã concordam em manter trabalho conjunto por paz na Síria

O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente iraniano, Hassan Rouhani, concordaram em uma conversa por telefone nesta sábado em continuar o trabalho em coordenação próxima para tentar encerrar o conflito na Síria, informou o Kremlin em comunicado.

Os dois líderes concordaram sobre a importância do novo acordo de cessar-fogo na Síria mediado por Rússia e Turquia e dos planos para conversações de paz na capital do Cazaquistão, Astana, de acordo com o Kremlin.

Rússia e Irão são apoiadores firmes do presidente sírio, Bashar al-Assad, no conflito sírio, enquanto a Turquia apoia os rebeldes armados que lutam contra as forças do governo.

Polina Devitt

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters