Pequim reforça defesas em ilhas artificiais no Mar da China Meridional

Imagens de satélites revelam que Pequim aparentemente instalou “importantes” armas em uma série de ilhas artificiais que constrói no Mar da China Meridional, anunciou nesta quarta-feira um centro de reflexão com sede em Washington.

Pequim criou sete ilhotes artificiais no arquipélago Spratly nos últimos anos.

Apesar de Pequim afirmar que não pensa em militarizar as disputadas águas do Mar da China Meridional, imagens de satélites revelam a instalação de equipamentos militares e pistas de pouso mais longas.

As últimas imagens, difundidas pela Asia Maritime Transparency Initiative (AMTI), mostram uma série de estruturas hexagonais em cada um dos sete ilhotes, que parecem ser armas antiaéreas e sistemas de armas de defesa aproximada (CIWS).

“A instalação destas armas e dos supostos CIWS revelam que Pequim leva a sério a defesa destas ilhas artificiais para o caso de uma contingência armada no Mar da China Meridional”, avalia a AMTI, que integra o Center for Strategic and International Studies.

O tema do Mar da China Meridional tem sido uma questão polêmica durante anos. China, Filipinas, Brunei, Malásia e Vietnã reclamam sua soberania sobre estas águas, que constituem importantes rotas de comércio internacional e supostamente abrigam reservas significativas de petróleo e gás.

Imagem: A satellite image shot in November provided by Asia Maritime Transparency Initiative [Courtesy: AMTI]

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: YAHOO

8 Comentários

  1. Uma ideia simples e muito eficaz… Num eventual conflito coloca-se um S-300 lá e qualquer um q voe num raio de 200km teria um dia de emrda.

  2. Aos que criticam os chineses ,eles aprenderam com o Reino Unido e os EUA , o primeiro invadiam Ilhas e Posições dos outros ,exemplos Espanha e Argentina ,tentaram com o Brasil, mas éramos uma Nação Forte com um Estadista no Poder PEDRO II , caso acontecesse na República ,tudo ficaria por isso mesmo, já os EUA se apossaram do Havaí e várias posições em todo mundo ,criaram Secessões ,etc ; então a China passou a fazer a mesma coisa ,criando posições estratégicas ,porém sem invadir ou atacar a outros , criam posições artificiais !!

  3. Uma demonstração,de força necessária para mostrar que aqui mando eu.E o Brasil? Ah! o governo do Brasil. não liga para isso não. Os políticos aqui só enchem as burras de dinheiro.Se der ruim temos nada.

  4. A coisa aqui é tão Ridícula ,que ONGs dos Gringos atuam para que entreguemos a Indios, Áreas Imensas como Reservas na Fronteira, e os Governos brasileiros após 1985 sedem com toda franquia e presteza ; bem ,para o Estado brasileiro republicano que nunca se importou com o que se chama DEFESA , amanhã se formos invadidos realmente ,abrirão como se diz vulgarmente as Pernas e ainda criarão Desculpas para o povo brasileiro aceitar Sem Luta !!

    • Não foram as direitas que entregaram as reservas indígenas a ongs extrangeiras, mas sim azisquerda mancumunadas com a igreja católica e a pastoral da terra… Lula sozinho entregou quase 1/3 do estado de Roraima aos internacionalistas… verdadeiro CRIME DE LESA PÁTRIA… e ai cumpanheiro, como ficamos?

  5. Não sou profeta mas eu ouvi de um vidente que a China entraria em conflito por causa destas ilhas no mar China meridional mesmo mas não me pergunte com quem Chang lutará.

Comentários não permitidos.