Assad: “História está sendo escrita com a libertação de Aleppo”

O presidente da Síria, Bashar Assad, declarou nesta quinta-feira (15) que os recentes eventos na cidade síria de Aleppo representam um momento histórico.

“O que está acontecendo hoje é a história sendo escrita por cada cidadãos sírio. Essa história não começou hoje, começou seis anos atrás quando a crise e a guerra contra a Síria começou”, disse Assad em vídeo publicado na conta oficial da presidência síria no Twitter. Segundo ele, “o mundo será diferente após a libertação de Aleppo”.

Ao longo dos últimos meses, Aleppo tornou-se um grande campo de batalha na Síria entre as forças governamentais e os militantes rebeldes. Na última terça-feira, o Centro Russo para a Reconciliação na Síria afirmou que o exército sírio obteve o controle de 98% do território de Aleppo.

Segundo informações do Estado-Maior das Forças Armadas russas, divulgadas nesta quinta-feira (15), as forças do governo e a milícia estão terminando a libertação de Aleppo oriental dos terroristas. Foram libertados 105 quarteirões de Aleppo com uma área total de 78,5 quilômetros quadrados.

Foto: Joseph Eid/AFP

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

Exclusivo: Alto funcionário de Damasco compara ‘Aleppo’ com ‘Stalingrado’

O coordenador da secretaria de ideias nacionais do governo sírio e ex-conselheiro do ministro da informação, Abdel Gadi Nasri, conversou com Sputnik em Aleppo e comentou a grande importância que a libertação da cidade representa para o país e para o mundo.

“Assim como a vitória na batalha de Stalingrado foi o primeiro passo para a vitória da Rússia, a libertação de Aleppo vai transformar o mundo. O plano de islamização da região falhou. Os terroristas não conseguiram tomar toda a região. A Irmandade Muçulmana, controlada pelos serviços secretos norte-americanos e por alguns países do Ocidente, não conseguiu expandir a sua ideologia nos países árabes. O novo mundo será multipolar e as potências mundiais terão de cooperar entre si”.

“Em Aleppo nós enfrentamos terroristas que dominam tecnologias modernas, inclusive na área de guerra de informação. Por enquanto, estamos perdendo. A impressão é que saímos para o campo de batalha carregando somente os tambores e as baquetas”, disse Abdel Nasri.

“Se os jornalistas ocidentais e seus colegas do golfo Pérsico viessem pessoalmente para Aleppo e visitassem os bairros que eram controlados por terroristas, eles ficariam muito surpresos pelo fato da população civil ter sobrevivido”.

O interlocutor da agência confirmou que “quando o exército sírio entrou em Aleppo oriental, as pessoas comemoravam e parecia uma festa de casamento. Os boatos sobre a gravidade da situação de civis é uma mentira deliberada, difundida pela imprensa americana, do Catar e a de seus aliados”.

Segundo Abdel Nasri, o governo sírio por enquanto não vai divulgar informações sobre oficiais turcos, sauditas e de outros países que estavam combatendo em Aleppo.

Quando começaram as negociações sobre o que fazer com os militantes terroristas de origem turca, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, queria que estes fossem extraditados para o país natal. Pouco depois, os esconderijos desses militantes, com todos os pertences deles, pegaram fogo. O Exército sírio considerou o episódio de sabotagem e está investigando para encontrar os responsáveis, explicou o alto funcionário do governo.

Quanto à retirada dos terroristas de Aleppo, Abdel Nasri informou que os militantes exigiram de 1 a 2 aeronaves russas para se retirar com as armas, sem informar o destino. O governo sírio não aceitou a exigência.

Foto:© AP Photo/ Hassan Amma

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

5 Comentários

  1. Bashar Assad não é flor que se cheire, mas é laico e sob a batuta de seu Pai e Dele mesmo a Siria era um ambiente multicultural e em harmonia. Para o bem da Siria que Ele vença, dos males o menor.

    Sds

  2. As almas sebosas da direita radical daqui irão cortar os pulsos….pois os decapitadores de crianças não conseguiram levar a liberdade e a democracia tipo exportação dos eua ao povo Sírio em Aleppo…rs…

  3. imagina se esse ditos rebeldes intitulado pelos E.U.A e seus aliados, tivesse ganhado a guerra o que seria da Síria hoje… e incrível como a mídia manipula a historia.

  4. Ainda ontem estes “terroristas moderados” fizeram atentado com um suicida-bomba, contra uma delegacia de policia em Damasco…

    Detalhe: Mandaram uma “criança-bomba”,
    uma menina de 7 anos de idade se explodiu…Canalhas!

Comentários não permitidos.