CIA diz que Rússia agiu para favorecer Trump na eleição presidencial dos EUA

Hackers russos invadiram computadores de democratas e republicanos, mas repassaram ao Wikileaks apenas as informações da campanha de Hillary, afirmam agentes.

Agentes da CIA estão convencidos de que a Rússia interveio na eleição presidencial dos EUA para ajudar o candidato republicano, Donald Trump, segundo informações publicadas nesta sexta-feira (09/12) pelos jornais Washington Post e The New York Times.

Os periódicos noticiaram que hackers russos repassaram para o site Wikileaks os e-mails pirateados do Comitê Nacional do Partido Democrata e da campanha presidencial da candidata derrotada, Hillary Clinton. De acordo com o Washington Post, os hackers têm ligações com o governo russo. O New York Times acrescentou que os mesmos hackers também invadiram os computadores do Comitê Nacional do Partido Republicano, mas não divulgaram essas informações.

“A avaliação da comunidade de inteligência é que o objetivo da Rússia era favorecer um candidato sobre o outro, ajudar Trump a ser eleito. Essa é uma visão de consenso”, disse um funcionário da CIA ao Washington Post. Nos meses anteriores à eleição foram divulgados vários documentos do Partido Democrata. As agências de Inteligência concluíram que os russos deram os documentos dos democratas ao Wikileaks.

A equipe de transição de Trump refutou as conclusões dos agentes da CIA numa curta declaração. “Essas pessoas são as mesmas que diziam que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa”, diz o comunicado. “A eleição terminou há muito tempo com uma das maiores vitórias da história no Colégio Eleitoral. É hora de olhar para frente e ‘tornar os Estados Unidos grandes de novo'”, afirmou.

FC/efe/lusa/ots

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

9 Comentários

  1. Trump tem que fazer uma limpa em todos os escalões e Agências do Governo Americano, A CIA, NSA, FBI deveriam evitar esses supostos ataques e não após o ataque com um resultado consolidado das eleições Americanas dizer que o candidato A ou B teve ajuda de grupos estrangeiros, Obama, Hillary, Democratas, Comunistas e os Islâmicos querem é dar um Golpe de Estado nos Estados Unidos e se manter no poder, quando Trump assumir ele deve convocar todo mundo CIA, NSA,Forças Armadas e começar a perguntar cadê o corpo de Bin Laden ? O avião que custaria 100 esta sendo comprado há 200 qual o motivo disso? E por que nossas armas na Síria estão sendo usadas por rebeldes e pelo ISIS ?

    • Ontem o Vice Presidente dos EUA depois da entrada da Rússia /Siria em Palmira ,pediu que o Governo Sírio mais a Rússia deveriam ter humanidade contra os Rebeldes ,mas porque ?Por que estes **Rebeldes ** ,em grande parte são Mercenários dos EUA, que combatiam pelo ISIS !

  2. “Essas pessoas são as mesmas que diziam que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa”

    Sinceramente acredito que não há resposta melhor do que essa !kkkk!

  3. É assim … de um lado do ring está o FBI ( Trump) e no outro lado a CIA ( Hillary ) … essa historia ainda vai render muitos capítulos com um final imprevisível e trágico… D’us é pai .
    .
    O mais engraçado …. é a capacidade dos americanos ser hipócritas … realmente para isso eles não tem limite… ficaram indignados porque os russos influenciaram na campanha eleitoral deles para colocar uma especie de um “Mourovisk” ou um “Bolsonarovisk”,ou “Temerovisk”,”Magrinosk”,”Aeçovisvisk”,” Serranovisk” .. ou seja lá quem for um “chupa-ovosk” … HHAHAHAHAH….tem uma profecia que disse o seguinte: ” quando o Muro de Berlim cair,a URSS cair e o Fidel for para o Além .. os EUA vai se fragmentar “

  4. E se for verdade, a Rússia esta dando aos americanos o gosto do próprio veneno. Nao são eles mesmos que aplicam as mesmas intervenções pelo mundo a fora? Eles (norte americanos) são muito preponentes mesmo, se acham os donos do planeta, MAS NAO SÃO E NUNCA SERÃO. Ninguém governa sozinho, precisa de união para haver harmonia. Os EUA estão ficando a cada dia mais supeitos em suas ações. Somente um débil mental para acreditar nas mentiras que eles contam como se fosse verdade. Perderam totalmente a credibilidade perante a humanidade (pelos menos para aqueles que estão dispertos).

  5. Deixa ver se eu entendi!

    A mesma CIA que não achou os emails da Killary Clinton, que não foi capaz de averiguar os desvios de campanha, os desvios de doações à Fundação Clinton, ou mesmo os diversos casos de acusação por atitudes libidinosas do ex-presidente…

    a mesma CIA que não viu problemas em a Killary Clinton apagar, esmagar, e lavar com água sanitária seus HDs para evitar a investigação das informações do servidor “particular” que ela usava…

    a mesma CIA que aceitou a desculpa esfarrapada de que os mais de 10.000 emails apagados eram sobre yoga…

    essa mesma CIA atesta agora que hackers russos conseguiram fraudar as eleições americanas!?

    Faça-me rir! Há necessidade urgente de limpara a casa e reorganizar tudo. Parece que nada está funcionando como deveria!

    Para um país capitalista como os EUA o melhor mesmo é um mestre do capitalismo. Os EUA podem mesmo recuperar a sua grandeza com outras indústrias que não a da Guerra.

    Ao que parece a CIA está agindo contra os americanos. Parece que a esquerda se infiltrou ali também, e a anarquia tenta tomar conta.

Comentários não permitidos.