O que impediu a União Soviética de ganhar a Guerra Fria?

O final da Guerra Fria não estava predeterminado: cada nova etapa de confrontação bipolar poderia ter tido um outro resultado, opina o observador da The National Interest, Robert Farley.

O jornalista propõe analisar a Guerra Fria através do prisma das perspectivas estratégicas tanto dos EUA como da URSS, tomando em consideração as diferenças entre a construção arquitetônica de ambos os “sistemas”.

“Até aos anos oitenta havia muitas pessoas no Ocidente que acreditavam na inevitabilidade da vitória dos Sovietes [ou seja, da União Soviética]”, afirma Farley, adiantando que há explicação para este fenômeno.

Segundo diz o analista, a economia de mercado e a concorrência não teriam funcionado em situação de mobilização militar, e a prova disso é o legado da Segunda Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, o sistema econômico de economia planejada “funcionou bastante bem durante a época militar”, diz Farley na The National Interest.

O autor está convencido de que na década de 60 existia o risco de um colapso total da sociedade norte-americana. A Guerra do Vietnã, o aumento dos protestos sociais e o perigo permanente de guerra nuclear colocaram os EUA à beira da destruição. Naquele momento, as expetativas dos estrategistas soviéticos estavam prestes a ser realizadas, mas o sistema social e econômico dos EUA conseguiu provar sua alta resistência ao estresse, diz-se no artigo.

Farley considera que o Ocidente venceu devido às falhas estratégicas da chefia soviética.

“Se a URSS tivesse se comportado de modo mais agressivo na primeira década após a OTAN ter sido criada, ela bem poderia ter derrotado a Aliança”, opina o autor. Com isso, ele acredita que “a ofensiva das tropas soviéticas na Europa Ocidental nos anos 50 poderia com grande probabilidade ter sido bem-sucedida”.

Além disso, o observador chama a atenção dos leitores às medidas atrasadas de liberalização econômica. A União Soviética deveria ter seguido o caminho da China comunista ainda antes da “própria China”, afirma o autor.

O final da Guerra Fria não estava predefinido, mas a falta da “intuição” estratégica da elite política da URSS pregaram uma partida à superpotência, concluiu Robert Farley.

Foto: © Sputnik/ Vyacheslav Runov

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

 

6 Comentários

  1. O que impediu a União Soviética de ganhar a Guerra Fria, foi não ter criado condições
    de bem estar social para seus habitantes,é QUASE o mesmo que acontece aqui no BRASIL, nosso país não da certo porque é constantemente sabotado por uma elite que quer ter tudo impedindo o bem estar social social do povo negando lhe a liberdade social !

  2. A lista é grande, mas vamos lá:

    1º Todo mundo junto e misturado: no final da era soviética, até os Russos queriam a sua própria ‘independência’.
    2º Economia centralizada e ditada por quem não produz nada e claro, não entende nada de economia (diga-se estado).
    3º Falta de liberdade de expressão; opressão dos direitos individuais; ainda na década de 70 havia trabalho escravo nos famosos Gulags.
    4º Inovação e criatividade tecnológica ditada por quem não entende nada disso (diga-se estado).
    5º Gastos exorbitantes em programas caros que não agregariam nada à URSS.
    6º Burocracia mastodôntica vinculada a um sistema estratosférico de corrupção.
    7º Toda a URSS submetida aos caprichos de um escritório malévolo e demoníaco (KGB) que hoje vive sob o nome de FSB e que é o pai do projeto Eurasiano (a versão ‘Globalistas Ocidentais’ lá do outro lado do oceano) e também, dono do Foro de São Paulo (Cuba é o seu ‘escritório avançado’).
    8º (…)

    Sds.

  3. Um fator só: ARTIFICIALISMO. Tudo era manipulado pelo estado leviatã. Até a felicidade do povo era “estatisticamente” mensurado. rsrsrrssrsrsrsrsss. Como podia dar certo uma coisa dessas?! Isso é desdenhar do conhecimento que se tem da natureza humana. TOTALITARISMO NUNCA DARÁ CERTO, seja em que forma se apresente.

  4. Olho através de uma lupa, procurando essa tal de elite quê tanto falam.O povo brasileiro com uma certa maturidade tentou mudar o modelo.Deram o mandato ao PT, e o quê foi feito? Nada só desmantelaram tudo, com as mesmas práticas de ex presidentes demonizados por eles, na subida ao poder.O Temer é fruto dessa política desastrosa, e ainda temos de aguentar esse homem no poder pelos erros cometidos. E não foi mais longe para o nosso bem, pois teríamos os mesmos problemas listados pelo colega WARPATH,em seu comentário.O povo é quem elege, para o bem ou para o mal.

Comentários não permitidos.