FAB PÉ DE POEIRA: Pelotão do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife embarca sábado (03/12) para o Haiti

1982031_638590562879355_1092733208_n

Pela segunda vez, o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF) envia um efetivo para a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Os 26 militares vão compor o 25º Contingente do Batalhão Brasileiro (BRABATT) e embarcam no próximo sábado (03/12), na Base Aérea de Recife (BARF), rumo a Porto Príncipe, capital haitiana.

Entre as atividades a serem realizadas pelo Pelotão da FAB estão patrulhamento nas ruas, escolta de comboios e autoridades, check-point, entre outras. Para tanto, o efetivo concluiu os estágios coordenados pelo Centro de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), onde tiveram nivelamento de conhecimento e participaram de simulações de situações reais que podem enfrentar no país caribenho.

“Passamos por diversas situações similares às quais deveremos encontrar no Haiti. Esse treinamento foi muito positivo e agregou grande experiência doutrinária e tática ao nosso efetivo”, afirma o Tenente de Infantaria Vinícius Duarte da Silva Fonseca, Comandante do Pelotão da Força Aérea.

A trajetória da Infantaria da FAB no Haiti iniciou-se em fevereiro de 2011, quando 27 militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF) colocaram os pés pela primeira naquele país. Ao todo, cerca de 250 militares de oito pelotões da FAB se revezaram até agora na missão de paz.

haiti6

Pré-requisitos

Para integrar a missão existem vários pré-requisitos. A primeira condição é o voluntarismo. Depois, os militares passam por uma bateria de testes, incluindo avaliação física, psicotécnico e inspeção de saúde. A partir da definição da equipe, inicia-se um processo de nivelamento de conhecimento junto ao Exército Brasileiro. O treinamento conjunto visa à troca de informações na parte operacional, com instruções sobre regras de engajamento, garantia da lei e da ordem, tiro e patrulhas. Os Oficiais também frequentam cursos no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), localizado no Rio de Janeiro.

“Essa missão desperta muita motivação na tropa, pois é a oportunidade para os profissionais colocarem em prática o aprendizado adquirido ao longo da carreira”, ressalta o comandante do BINFAE-RF, Major de Infantaria João Francisco da Silva Júnior.

Fazendo história

A Sargento Vanessa Eher Caetano faz história. Ela é a primeira mulher da Força Aérea Brasileira a integrar tropa em missão de paz da ONU. Na FAB, mulheres já tinham participado de missões de paz em funções de apoio, mas nunca na tropa em si.

O papel da Sargento Vanessa é “Auxiliar do Oficial de Ligação da FAB” e ela atua especialmente na área de logística. Antes de assumir a missão, a militar realizou alguns cursos, entre eles, o curso de cargas perigosas e curso de operador de equipamentos mecanizados. Além de ter trabalhado no Sistema do Correio Aéreo Nacional (SISCAN) por oito anos.

Segundo a sargento Vanessa, é uma responsabilidade grande ser a primeira mulher da FAB a integrar tropa em missão de paz. “Apesar da responsabilidade estou feliz de representar o quadro feminino e poder abrir portas para que, cada vez mais, as mulheres possam desempenhar todos os tipos de função na FAB”, explica.

1970935_638590579546020_423508359_n

Linha do tempo:

1º Pelotão – Os militares foram cedidos pelo Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF – Batalhão Guararapes),  Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Base Aérea de Fortaleza  (BINFA 42 – “Batalhão Carcará”), Batalhão de Infantaria da Aeronáutica da Base Aérea de Natal (BINFA-22 –  “Batalhão Pitimbu”) e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CINFAI-CLBI).– Fevereiro de 2011.

2º Pelotão – O Segundo Pelotão de Infantaria da FAB a embarcar para o Haiti foi composto por militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Manaus (BINFAE-MN – Batalhão Uiruuetê ). Agosto de 2011.

3º Pelotão – Militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Brasília (BINFAE-BR –Batalhão Alvorada). Março de 2012.

4º Pelotão – O pelotão foi composto por 18 militares da Base Aérea de Natal (BANT), do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial do Recife (BINFAE-RF – Batalhão Guararapes), do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica da Base Aérea de Fortaleza  (BINFA 42 – “Batalhão Carcará”), Batalhão de Infantaria da Base Aérea de Salvador (BINFA-50 “Batalhão Atalaia”) e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno – CLBI (CINFAI-CLBI), Novembro de 2012.

5º Pelotão – O grupo foi composto por quatro militares da Base Aérea de Campo Grande e 25 dos batalhões de infantaria da Guarnição de São Paulo: Escola de Especialistas de Aeronáutica –EEAR ( BINFA – 74), Parque de Material de Aeronáutica de São Paulo -PAMA-SP (CINFAI-114 ), Grupo de Infraestrutura de Apoio de São José dos Campos -GIA-SJ (BINFA-64- Batalhão Mará-Obi), Academia da Força Aérea – AFA (BINFA-84 Batalhão CAP.INF LUIZ CARLOS FERREIRA PRADO), Base Aérea de São Paulo – BASP (BINFA-54- Batalhão Guaru), Quarto Comando Aéreo Regional -IV COMAR (BINFA-14 “Batalhão Bandeirante” e Núcleo da Base Aérea de Santos –NUBAST (CINFAI-ST).  Maio de 2013.

6º Pelotão – Militares das Guarnições de Infantaria do Rio de Janeiro – batalhões de Infantaria Especial da Aeronáutica sediados no Rio de Janeiro, (BINFAE-RJ, BINFAE-GL e  BINFAE–AF), além do Batalhão de Infantaria da Base Aérea de Santa Cruz ( BINFA 43 – “Batalhão Santa Cruz”) organizações subordinadas ao Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR). Novembro de 2013.

7º Pelotão –O grupamento  foi constituído por um efetivo de 27 militares do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE-BE), o Batalhão Marajó que esta subordinado ao  Primeiro Comando Aéreo Regional (ICOMAR), e de dois militares do Centro de Lançamento de Alcântara –CLA (CINFAI-CLA). Junho de 2014.

8º foi composto por militares pertencentes Guarnições de Infantaria da Região sul do Brasil pertencentes a  área do V COMAR: 20 do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas (BINFAE-CO  “Batalhão Cruzeiro do Sul”), 4 do Batalhão de Infantaria da Base Aérea de Santa Maria (BASM) e  do Batalhão de Infantaria da Base Aérea Florianópolis (BINFA-25). – Dezembro de 2014.

9º Pelotão – Militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Recife (BINFAE-RF – Batalhão Guararapes) – Dezembro 2016

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=c0DmXFJ9L7k[/embedyt]

Fonte: FAB

Edição Pé de Poeira

Para saber mais : FAB PÉ DE POEIRA: Infantaria da Aeronáutica e sua participação na missão de paz da ONU no Haiti.