Park Guen-hye Presidente da Coreia do Sul diz estar pronta para abandonar o cargo

A presidente da Coreia do Sul cede à revolta popular e afirma que está pronta a abandonar o cargo antes do fim do seu mandato.

Park Guen-hye pediu ao parlamento que decida sobre as modalidades da transição, quando os deputados tinham convocado um voto à destituição da presidente para esta sexta-feira.

“Estou pronta a abandonar o cargo, segundo a lei, assim que seja proposta uma alternativa de sucessão estável que possa minimizar a instabilidade política e um vazio de poder, após a discussão no parlamento entre o partido do governo e a oposição”.

O anúncio ocorre depois de cinco semanas consecutivas de protestos para exigir a demissão da presidente, manchada por um escândalo de corrupção.

Um amigo e assessor de Park, Choi Soon-sil é acusado de ter extorquido dezenas de milhões de dólares a vários empresários do país.

A presidente é suspeita de ter permitido que Choi utilizasse documentos confidenciais do governo.

A oferta de Park de reduzir o mandato, que expira em Fevereiro de 2018, poderia evitar o processo de destituição, que levaria ao poder, como presidente interino durante seis meses, o atual chefe de governo, o impopular Hwang Kyo-ahn.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: euronews

2 Comentários

  1. Pelo menos na coreia do sul a presidenta tem vergonha e juiso para colocar seu país á frente de interesses pessoais e ParTido para se manter perpétuo em desgoverno e robalheira.

    • Isso não é juízo, nem vergonha, ela só esta tentando evitar um mau maior para si mesma, evitando o processo de destituição, se essa senhora tivesse pensando em seu país ela nunca permitiria que alguém utilizasse documentos confidenciais do governo para proveito próprio ! Por fim, ela só faz essa cena toda porque foi descoberta,mas na verdade é apenas mais uma corrupta !

Comentários não permitidos.