Coreia do Sul: Milhares pedem renúncia da presidente Park Geun-hye após escândalo

Milhares de sul-coreanos protestaram em Seul neste Sábado exigindo a renúncia da presidente Park Geun-hye, em meio ao aprofundamento da crise sobre alegações de que uma amiga teria exercido influência inadequada sobre ela e interferido nos assuntos do Estado.

O protesto ocorreu num momento em que promotores investigam assessores presidenciais e outros funcionários para determinar se eles quebraram a lei para permitir que a amiga de Park, Choi Soon-sil, exercesse influência indevida e tivesse ganhos financeiros.

Irritados com a situação, sul-coreanos dizem que Park teria traído a confiança pública e feito uma gestão irresponsável do governo, o que justificaria a perda do mandato para liderar o país.

“Ela deve deixar o cargo”, afirmou o prefeito da cidade de Seongnam, ao sul de Seul, Lee Jae-myung, um crítico declarado do governo.

“Se Park Geun-hye não for mais presidente, nossa vida será pior e a tensão com a Coreia do Norte será pior?”, perguntou ele à multidão, que respondeu que não.

Segundo a polícia, cerca de 8.000 pessoas participaram da manifestação, organizada por grupos cívicos de esquerda. Os organizadores disseram que o número de participantes marchando pela capital teria atingido até 30.000.

Park está no quarto ano de um mandato de cinco anos. Partidos da oposição exigiram uma investigação completa sobre o caso, mas não levantaram a possibilidade de impeachment.

No fim da sexta-feira, o gabinete de Park divulgou que a presidente determinou que secretários seniores renunciassem e que ela irá reorganizar o gabinete num futuro próximo.

Jack Kim

Foto: 1°- KIM HONG-JI – Presidente da Coreia do Sul Park Geun-Hye. 

Foto: 2°- Jung Yeon-Je / AFP – Manifestante com cartaz que mostra retratos da Presidente sul-coreana Park Geun-Hye e sua confidente Choi Soon-Sil.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

 

 

21 Comentários

  1. parece a mesma receita de bolo do famoso golpe. Primeiro a CIA espiona e passa a informação para a polícia, depois para a mídia, no último estágio o povo é manipulado para ir às ruas. Então vêm o impeachment, a posse do governo fantoche e por fim, o entreguismo, a corrupção a luz do dia com o apoio da mídia e do tio Sam.

    • Descreveu bem,
      é a coalizão do PJP (Partido do judiciário Politico) e PMG (Partido da Mídia Golpista), trabalhando a todo vapor para uma plutocracia transnacional, a qual faz todo o possível para fragilizar qualquer governo e lideranças nacionais….

      O objetivo sempre é fragilizar os governos nacionais e colocá-los de joelhos, obediente aos seus interesses e exclusividade na apropriação (indébita) dos recursos humanos, financeiros e naturais dos países alvo.

      Livre mercado? conta outra!

    • Há mais gente ativa no mercado….
      Não reparou que a Ásia tem novo dono?
      Talvez seja o início do processo de unificação….
      Porque os EUA não gastaria dinheiro para depor alguém com menos de um ano de mandato.

  2. Obviamente essa subta descoberta que a chefe do governo coreno do sul deve ter cometido alguma inflacao que deve ser “investigada” nao tem nem um vinculo com o fato de corporacoes industriais que exportam para os EUA estao rejeitando o Titulo doTesouro Norte Americano e o dolar como forma de pagamento.A razao de ter um numero gigantesco de navios transportando mercadorias coreano do sul para os EUA estarem encalhados nos portos da costa Leste norte americana, nao descarregando suas containers cheias de mercdorias, querem outras formas de pagamento que nao seja denominadas em dolars. Claro que nao.Pura coincidencia. Esse Sergio Moro coreano esta apena cuprindo seu dever como promotor. .

    • Esclarecedor JOJO,
      estava justamente pensando sobre qual seria a razão para a repentina eclosão deste “escândalo de corrupção” presidencial na Coreia do Sul.

    • “corporacoes industriais que exportam para os EUA estao rejeitando o Titulo doTesouro Norte Americano e o dolar como forma de pagamento”

      E eles estão aceitando qual moeda para pagamento? Euro?

      • Voce ja parou um pouquinho para pensar porque o Euro com toda essas crises que envolvem Europa, invasao em massa de pessoas de peles escuras, muitas de religiao hostis, Bancos gigantescos a beira do precipicio, como o Deutsch Bank da Alemanha, o Royal Bank of Scotland, o Santander de Espanha. varios bancos italianos, com Grecia. Espanha. Italia e Portugal, todos arruinados financeiramente, a situaco britanica, sai ou nao sai, o Euro continua relativamente forte com moeda de reserva internacional? Ta na cara que sao os asiaticos, nao somente os coreanos que estao dando preferenca ao Euro enquanto rejeitam o dolar. Vc dira, mas o dolar nao despencou? Claro, se $1.000.000.000.000 em titulos de tesouro foram devolvido pelos Bancos centrais e investidores asiaticos e arabes nos ultimos 15 meses, eles sao necessariamente convertidos em dolares. Isto e se necessitam dolares para ressacia-los. Dai a subida do dolar. Mas na medida que esses dolares sao convertidos ou em ouro,ou em outra moedas, o dolarse torna irrelevante e pouco e pouco deixa de ser a moeda de reserva internacional. So isso, oh Warpah, homem de pouca fe’

      • Os contratos de compra e venda são pré-estabelecidos antes da produção/embarque da mercadoria. Neles constam, dentre outros, informações como o tipo de moeda negociado.

        “A razao de ter um numero gigantesco de navios transportando mercadorias coreano do sul para os EUA estarem encalhados nos portos da costa Leste norte americana, nao descarregando suas containers cheias de mercdorias, querem outras formas de pagamento que nao seja denominadas em dolars.”

        Ficou estranho essa sua frase. Portanto, vou continuar a ter ‘pouca fé’, até que os fatos venham à tona. Sabe né: tempo ao tempo… 😉

        Sds.

      • Chama-lo homem de pouca fe foi brincadeira.Nesse assunto nao podemos ter fe no que lemos ou ouvimos. Mas eu li e tenho ouvido esse assunto ja faz algum tempo.

      • O Euro é carta fora do baralho!
        O futuro é Yuan ou ouro!
        Ou ainda OURO e qualquer moeda desde que haja CONTROLE de capitais E que as LAVANDERIAS de dinheiros, que pertencem a EUA, Inglaterra, Holanda, sejam desativadas!

      • Vc nao vai ler isso nos jornais nem ouvi-lo nas TVs.A imprensa esta amordacada nesse assunto. A midia quando comenta sobre os navios encalhados nos Portos do Pacifico nos EUA, diz que e greve ou outras questoes de carater trabalhista.Balela, desinformacao. Uma empresa que esta rejeitando titulos de tesouro denominado em dolares e a Bobcat Corp, e a empresa de tranporte maritimo que pediu falencia foi a Hanjin Shipping Co Ltd Google UST Bill Rejection at Ports in Progress http://www.news.goldseek.com, vc ira ler uma das fontes.

  3. Parece que uma maldicao caiu sobre os presidentes ou candidatos a presidentes nos ultimos dias. Todos vitimas de policiais investigaores. Dilma foi so a primeira. Agora essa Park. Outro dia foi a lesbica molestadora de garotas menores de idade Clinton, que foi vitima de uma traicao do Chefe do FBI, que ate agora tem feito tudo para protege-la arquivando os inqueritos policiais que revelam seus crimes e agora causou um alvorocos nos meios politicos gringos, quando ele enviou uma Carta para o Congresso, informando que o FBI descobriu novos documentos incriminando Hilary Clinton e que portanto o inquerito policial vai ser reaberto. Hilary Clinton agora esta na incerteza qual casa ela estara morando no ano que vem. a Casa Branca ou a Casa de Detencao.A primeira por 5 anos, a segunda ate ela morrer.Esses presidentes ou candidatos a presidencias deveriam se benzer ou fazer um despacho para o Seu Sete Espada. Cruz Credo,Valei meu Santo Onofre.

    • Traição não! a clinton está na corda bamba, por que tudo saiu de controle. O Assange tá rindo muito, pois ainda há 33 mil emails que foram deletados, mas foram recuperados e estão nas mãos dele e do NSA. O chefe do FBI não quer pagar no lugar dela apenas ao ver o circo pegar fogo.

  4. Acredito quê essas pessoas,presidentes,candidatos a este ou outros cargos, acontecem coisas com eles diferente de nós quê trabalhamos normalmente em nossos empregos, sem a mordomia de cargos públicos onde eles estão acostumados a deixar rastros de subida ao poder, e fazem de tudo para chegar lá e quando chegam não tem moral para mais nada. Eles se venderam tanto pelo poder quê quando chegam no objetivo, estão destituídos de respeito,amor ao próximo,caridade,família.E viram alvos fáceis dos conchavos,maquinações,delações,traições etc…

  5. Sra PARK GEUN-HYE , não fique triste venha ao BRASIL e aprenda a criar um Partido Stand By do seu ,aqui no Brasil temos o PSOL ,então crie uma desculpa ,diga que esta em desacordo com seu antigo partido e pronto os Otários sul Coreanos acreditarão !!

      • A esquerdopatia sempre tenta atenuar a suas desgraças ,PSOL é muito pior que o PT ,conheço pessoalmente dois fundadores desta desgraça ,espero que pessoas de boa fé não caiam nessa !

Comentários não permitidos.