OTAN: Seis países membros da aliança enviarão reforço militar para o Mar Negro

Até seis países da OTAN estão preparados para enviar suas unidades terrestres, navais e da aéreas para a região do Mar Negro em 2017, segundo declarou o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg. O anúncio ocorreu ao término do primeiro dia da reunião de ministros da Defesa da OTAN, na quarta-feira (26).

Segundo Stoltenberg, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Holanda, Polônia e Turquia já haviam confirmado seus planos de despachar unidades à Romênia para reforçar a presença da OTAN no mar Negro.

Além disso, 17 Estados-membros da aliança ocidental irão enviar forças armadas para se juntar aos quatro batalhões multinacionais a serem implantados no Leste Europeu no início de 2017.

Albânia, Itália, Polônia e Eslovênia irão se associar ao Exército canadense já presente na Letônia; Bélgica, Croácia, França, Holanda, Luxemburgo e Noruega se juntarão aos alemães na Lituânia.

Enquanto isso, Dinamarca e França enviarão unidades para Estônia, onde os britânicos já estão instalados, e Romênia e Reino Unido reforçarão as tropas norte-americanas na Polônia.

Ainda segundo Stoltenberg, a OTAN está disposta a realizar uma reunião com embaixadores do Conselho Rússia-OTAN em “um futuro próximo”.

Com a agência de notícias Tass

Foto: © AFP 2016 / JOHN THY

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Gazeta Russa