Bombardeiro estratégico Avro Vulcan – Reino Unido

Avro Vulcan – Bombardeiro estratégico de grande autonomia fabricado na Inglaterra pela Avro, facilmente identificado por suas asas características em delta.

O Vulcan deixou o serviço na RAF no início dos anos 80, não antes, porém, de realizar em 1982 sua única missão de combate real: raides extremamente longos com o código “Black Buck”, quando bombardearam a pista e as instalações de radar de Port Stanley, durante a Guerra das Malvinas.

Durante uma dessas missões, em 3 de Junho de 1982, um Vulcan sofre uma pane hidráulica e não consegue efetuar o reabastecimento em voo.

Para não cair no mar, invade o espaço aéreo brasileiro sendo escoltado por caças Northrop F-5E Tiger II até o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde faz um pouso de emergência, causando um incidente diplomático entre Argentina, Brasil e Grã Bretanha.

Após sete dias retido, o avião é autorizado a retornar à sua base na ilha de Ascensão.

Edição: konner@planobrazil.com

 

6 Comentários

  1. O Bixo é lindo já imaginaram caso a lei do desarmamento nuclear vingase os bombardeios de longo alcance voltarião com força total.

  2. Muito bonito mesmo… acho que é o mais bonito avião bombardeiro da história… tem vídeo do Vulcan fazendo voo parafuso !!! Putz, se bem que o TU-160 também é lindo, mas dos “aposentados” o Vulcan leva fácil o título…

Comentários não permitidos.