Brasil: Governo Temer quer aumentar “participação estrangeira no setor de defesa”

O governo brasileiro prepara um projeto de lei para reduzir restrições à participação estrangeira em seu setor de defesa e ajudar a atrair tecnologia e recursos.

O projeto de lei deverá ser aprovado pelo Congresso em menos de um ano, disse o secretário de Produtos de Defesa do Brasil, Flávio Basílio, à Bloomberg News.

Pela legislação atual, apenas as chamadas companhias estratégicas, cujo capital é majoritariamente nacional, podem apresentar oferta por grandes contratos de defesa do governo.

A proposta é a mais recente iniciativa do governo do presidente Michel Temer para abrir a maior economia da América Latina à entrada de mais capital privado e estrangeiro com o objetivo de impulsionar o crescimento e superar restrições orçamentárias em meio a uma profunda recessão.

O Congresso aprovou projeto de lei semelhante nas últimas semanas para abrir o setor de petróleo, e o governo planeja reduzir limites à participação estrangeira no transporte aéreo e na propriedade de terras.

Entre os projetos que podem ser abertos ao capital estrangeiros encontra-se o arsenal da Marinha no Rio de Janeiro. O local poderia ser usado para construção de navios de guerra destinados principalmente à exportação, segundo o almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro. Os EUA e a França estão interessados em utilizar o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, disse Basílio.

Outras companhias também deverão se beneficiar. A produtora aeroespacial e de eletrônicos Thales informou que uma nova legislação permitiria que a empresa apresentasse oferta para grandes contratos do governo e ampliasse seu investimento no Brasil, segundo o vice-presidente da companhia para a América Latina, Rubén Lazo.

Bloomberg

Fotos: Meramente ilustrativas

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Exame

42 Comentários

  1. Normal qual a surpresa… daqui uns dias vai querer mudar as cores da bandeira também, sei lá, colocar uma estrelinhas, umas listras…

    • Também será norma se colocar umas bases americanas no brazil … com direito até de vira paiol de munição …para as bombas atômicas do tio sa_ã como é na Alemanha e na Itália … com o congelamento por vinte anos o brazil correu para trás do tempo .. no tempo da politicagem do café com leite .. e no meio dessa zona pós golpe .. tudo pode acontecer como a ucranização (sirilização) do brazil .. com direito a uma revolução a francesa no meio dese samba de crioulo doido no pós golpe .

      • Sr lucena
        Uma ucranização eu acho que não chegamos a tanto, mas pode se ter alguma surpresa por parte das FAA caso algo mais agudo ocorra. Convêm lembrar que Hugo Chaves não saiu de um grêmio estudantil ou de uma UNE, e isso parece passar despercebido pelas janainas, gilmares e kin´s da vida.
        Ainda tem muita água para rolar até se tornarmos novamente uma colonia plena.
        Sds

      • Será que isto não é agudo o bastante: destruir o caráter estratégico do armamento nacional? Você ainda espera alguma reação a este brutal processo de recolonização?

      • Sr Mariano S Silva, grato pelo comentário.
        Eu tenho esperança, agora não há como prever e nem afirmar nada mesmo porque eventos sociais não são lineares.
        Sds

    • “Topol
      Hoje 6:48

      Normal qual a surpresa… daqui uns dias vai querer mudar as cores da bandeira também, sei lá, colocar uma estrelinhas, umas listras…”

      é a grande republica dus istadus zunidus du brazil voltando com tudo caboclada…..sai de baixo que ninguém sigura esti paif…….

  2. É lamentável, esses governos da América Latina não conseguem apreender nem mesmo com exemplos recentes e vão entregar a indústria de defesa para estrangeiros é melhor entregar o Brasil de vez.

  3. E que fazem os militares brasileiros que são pagos para defender a pátria? nada ficam caladinhos e cortando prego com medo do irmão do norte.

    • Eles podem contar pregos , arruelas e parafusos , mas pessoalmente estão em uma boa ,não precisam se aporrinhar como nós que pensamos nos interesses do Brasil ,eles quando no leem devem morrer de rir ,nos chamam de Trouxas !!

  4. É vergonhoso constatar que aqueles que são constituidos para defenderem a soberania,os interesses do Brasil e dos Brasileiros são sempre os primeiros a nos trairem e se venderem.
    So que os tempos são outros e hoje temos acesso a informações mesmo deturpadas e manipuladas,mas podemos compara-las e formarmos propria opinião.

  5. “O governo brasileiro prepara um projeto de lei para reduzir restrições à participação estrangeira em seu setor de defesa e ajudar a atrair tecnologia e recursos.”

    Muito bom! Fôlego para o setor! Parabéns!

    • Warpath;

      Acompanho o PB há anos e neste período, vi muitos debatedores irem e novos chegarem outros que se foram retornaram, porém, noto uma mudança considerável na sua forma de pensar, comportamento e até forma de escrever.

      Diante disso, a curiosidade é: Trata-se de um novo Warpath?

      O “velho” Warpath remodelado ou algum outro debatedor usufruindo do vácuo (nickname) deixado pelo antigo?

      Att;

      Vandrade

      • Boa tarde Vaner Andrade.

        Trata-se do ‘velho’ pé de guerra (Warpath), porém, recém desconectado da ‘matrix’ e ainda em processo de esclarecimento.

        Sds.

  6. Sonho do nosso amigo S-88, que espera com ardor que a nossa Base Industrial de Defesa seja constituída de filiais de empresas israelenses…

    Gritavam “Fora PeTê!”, mas fora o PeTê o partido que nos turnos em que ocupou o poder aquele que deu atenção a nossa BID, ao reequipamento das nossas forças armadas e até mesmo ao reajuste dos soldos dos nossos militares. Pois, aí está o resultado do golpe engendrado: desnacionalização do Pré-Sal, quebradeira das nossas empreiteiras, e agora a venda da nossa BID para controladores estrangeiros.

    Não preciso dizer o que isto significa, preciso?

  7. Volto ao Tema ,eu sou contra a Locação aos EUA da Base de Alcantara , continuarei a minha luta contra isto !!

  8. enquanto nos EUA existe o Construa nos EUA, aqui no Brasil está sendo criado o Construa nos Outros Países!
    😀 parabéns
    afinal vcs querem bater panelas importadas não é?

    • Querem bater panelas importadas neste favelão portoriquenho que este pedaço de terra que chamam de brazil (com minúsculas mesmo) irá se transformar! Desculpem-me mas estou muito puto!!!

      • Nao fique puto ….pq os militares brasileiros matarão varios cidadãos brasileiros em detrimento dos interesse de washinton …..agora já sabe pq o general fala que os equipamento do exercito esta bom para o cenário da america Sul ……nossos inimigos e a Bolívia Uruguai Paraguai Peru ….lkkkkk pode acabar com as forcas armadas …….bem que o fhc falou :…comprar equipamento militar pra 1 dúzia de alienado brincar de guerra !!!!!!!!

      • Sempre foi esta a Mentalidade Militar brasileira , apontam estes países como provável inimigo ,caso contrário do jeito que vamos não precisaremos de FFAAs para Cenários SulAmericanos ,quem disse isto não deve Olhar no Espelho , É SEM VERGONHA , o cara pode ser tudo ,mas de falar isto próximo a mim , o mando para aquele lugar na hora e onde quer que estejamos ; por isto que assinamos qualquer coisa que nos colocam a frente como o TNP, a um tempo atrás queriam que assinássemos o Acordo Quadro das Bombas de Fragmentação ,um Deputado da linha entreguista Rubens Bueno deu vários pronunciamentos na Camara em favor que assinássemos pois que era pacifista ( novo nome de Entreguista e Apátrida ) !

  9. O governo do golpista e continuação do plano de governo do fhc que termino em 2002……..agora já sabe pq os militares aceitarão $$$$ instalar a democracia americana aqui no Brasil ….agora já sabe pq os militares recebem sucata e ficao calados ….a ordem vem dos fálcoes de washinton …nao esquece que.o almirantado e os generais tirão ferias e vao pra Disney e vao andar nas suas Ferrari !!!!!!!!!!!! Buy buy soberania nacional

  10. Minha opinião é que todo o portfólio na área da Odebrecht defesa deveria ser todo passado para a Avibrás, pois já produz misseis e foguetes e teriamos anificação em uma unica empresa!

  11. Um Concelho ao governo TREMEME quer maior investimento em nossa area de defesa pare de roubar de dar apoio aos ladrões nosso povo não precisa de participação estrangeira basta dar-lhes apoio investimento que os resultados aparecem e acreditem ou não, surpresas maravilhosas o que atrapalha as nossas empresas de Defesa e Tecnologia é justamente a trairagem de nossos governantes e não queria acreditar mas parece que de nossos militares que ficam sentados acistindo a traição sem fazer nada já que invejão tanto os EUA copiem um ato muito comum por la eles matam os traidores.

  12. “A proposta é a mais recente iniciativa do governo do presidente Michel Temer para abrir a maior economia da América Latina à entrada de mais capital privado e estrangeiro com o objetivo de impulsionar o crescimento e superar restrições orçamentárias em meio a uma profunda recessão.”

    Uma pena que a Engesa não teve esta oportunidade!

  13. Simplesmente abominável. Há anos, por ocupação pessoal, não consigo mais acompanhar este fantástico blog do E.M.Pinto e quando retorno, me deparo com esta situação.

    Não bastando deixarem de gerar emprego e renda em território nacional, com empresas de capital majoritariamente nacional (e assim, transbordando os benefícios de acúmulo de conhecimento tecnológico e produtivo até mesmo para o setor civil).

    Conseguiram ressuscitar inclusive velhos fantasmas da era FHC, como a locação do CLA para lançamentos de veículos de potências estrangeiras em detrimento do espaço para nossa contínua capacitação em propulsores e módulos aeroespaciais.

    E pior, falam até de tornar o Arsenal da Marinha no RJ, em digamos assim, um balneário comercial internacional. Uma mini ZEE, onde se desenvolviam e estudavam projetos navais de grande porte, bem como tecnologia naval autenticamente nacional.

    Seria cômico se não fosse trágico.
    Mesmo que eu tenha sido ferrenho opositor de Dilma, jamais apoiei e inclusive alertei, para aqueles que achavam ser “a solução”, enfiar um informante da embaixada americana no nosso Poder Executivo Federal.

    Triste constatar, mas a Direita Nacionalista morreu com Vargas. Agora, temos essa turma de Chicago Boys a controlarem novamente nosso povo e economia.

  14. Sou completamente a favor, seja qual setor deva ser privatizado, menos poder para o Estado, assim quem ganha é o Brasil, haverá maior acesso aos recursos financeiros, tecnológicos, bem como uma maior concorrência entre as empresas. Não esqueça que os partidos de esquerda não tem intenção de melhorar o setor de esquerda, vai cada vez mais sucateá-lo, vejam como exemplo os países desenvolvidos, todos são de capital aberto, sem restrição e visualizem que maravilha.
    Não haverá estatal para ser roubada.

  15. A fraude grega tomou conta do estado brasileiro …um absurdo ……o roubo a estado brasileiro e muito maior do que passa na tv ….parabéns advogado do fluminense ….vc foi cirúrgico ,colocou o dedo na ferida .

  16. Esse site Bloomberg foi o mesmo que publicou a euforia dos CEOs das petroleiras Americanas comemorando o compromisso de entrega do pré-sal a petroleiras Americanas firmados por eles e pelo traidor Aécio Neves.
    Logo que oplano hibrido contra o Brasil entrou em curso Bloomberg retirou isso da internet.

Comentários não permitidos.