Moscou prepara resposta assimétrica às sanções dos EUA

Moscou preparou “uma série” de medidas como resposta assimétrica às sanções dos EUA, disse o vice-ministro das Relações Exteriores russo Sergei Ryabkov.

“A política de sanções dos EUA em relação à Rússia continua já por muito tempo. Usamos este período para realizar um trabalho de pesquisa e preparar uma série de medidas que podem ser utilizadas de forma assimétrica”, disse ele discursando na sessão do Conselho de Federação (câmara alta do parlamento russo).

Ao mesmo tempo, Ryabkov acrescentou que a suspensão do acordo sobre o uso de plutônio pode ter um caráter permanente.

“É evidente que a administração atual dos EUA não abolirá as leis mencionadas (inclusive a Lei  Magnitsky – red.), nem levantará as sanções, nem diminuirá a presença norte-americana na Europa em nome da implementação do acordo. Neste caso, a sua suspensão terá um caráter ilimitado em termos de tempo”, disse.

Há que lembrar que, em 3 de outubro, o presidente russo Vladimir Putin assinou uma ordem que suspende o acordo com os EUA sobre a reciclagem do plutônio utilizado em armas nucleares por causa de ações hostis de Washington.

Em abril deste ano, Putin disse durante o fórum da Frente Popular da Rússia que os EUA, ao contrário da Rússia, não cumprem suas responsabilidades no que tange à reciclagem do plutônio militar, mantendo o seu potencial de retorno (em certos métodos simplificados de reciclagem usados pelos EUA, o plutônio pode ser tratado e transformado de novo em plutônio militar ou seja, esses métodos não garantem a irreversibilidade da reciclagem).

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

9 Comentários

    • O peso russo é no cenário político meu caro, hoje, a influencia russa de levar países a agirem de forma oposta a Washington.

    • Mas eles têm VLADMIR PUTIN o maior Estadista do Seculo XXI , por várias vezes postei isto aqui , mas ele é um Nacionalista e altamente preparado e inteligente,aqui desde o Golpe Republicano liderado por um alagoano tu já viste alguém igual?

  1. E com esse PIB menor, eles tem uns dados sociais e educativos melhores que o nosso, ademais um nvl tecnologico e militar infinitamente melhores que o nosso.

    São um povo que nunca foram conquistado desde a horda de ouro, passando po Napoleão, Hitler, chegando ate os dias atuais.

    O Brasileiro perto deles parece um simio algo alfabetizado que aprendeu a ser arrogante que vive num pais ainda colonizado e com uma imensa massa ignorante.

    • Aqui quem teve oportunidade de estudar é o que tem a MENTE COLONIZADA , um trabalhador humilde é muito mais nacionalista e inteligente em relação as Potencialidades do Brasil .

  2. O pib brasileiro pode ser até maior,porém para produzir se torna caro, pois as tecnologias necessária para a linha de montagem são compradas em dólar,e só pode exportar para amigos dos fornecedores tecnológicos.
    Diferente dos russos,produz em moeda desvalorizada e vende a dólar,e sem restrições de clientes,para eles diferente de nos, dolar para eles quanto mais alto melhor.

    • ………..aos russos só interessa comprar ouro para constituir um lastro que dê estabilidade à sua moeda…em relações comerciais a Rússia trabalha com tipos de moedas diferentes e não unicamente em dólar americano….se os russos negociam lucrando em dólares americanos de imediato mantem certa quantia dessa moeda e de logo compram ouro pra suas reservas, preferindo aceitar no futuro, o yuan chinês como moeda de referencia mundial no lugar do dólar …a estabilidade do rublo mesmo em baixa favorece suas exportações e mantém o nível de emprêgo estável…as sanções contra a Rússia só a farão melhorar em vendas militares assim como melhoraram a indústria militar autóctone do Iran….quando os EU sancionam a Rússia fazem o mesmo que, como diz o ditado…..”dar um tiro no pé” ………..

      .

      • Ao contrário aos EUA que romperam o Padrão Ouro e passaram a Inundar o mundo de seu Papel Pintado ,como dizia o Presidente francês Charles DeGaulle ,ele sabem que no exterior os Otários brigam por esta moeda de banco Imobiliário e foi uma das causas de derrubarem Sadan Houssein !!

        Obs . Eu sempre fui um brasileiro Gaullista , em 1966 muito jovem corria pela Av Rio Branco no Rio de Janeiro para Saldar o Presidente francês , procurem saber mais sobre ele ,se encantarão !!

Comentários não permitidos.