O que “matou” Kadhafi

O primo de Muammar Kadhafi, Ahmed Khaddafi Al-Dam, explicou as razões que provocaram a invasão da Líbia pelos países ocidentais.

Segundo ele, uma das razões foi a tentativa do líder líbio para criar uma moeda única africana e unir o continente tornando-o em uma espécie de “Estados Unidos da África”.

“O Ocidente acreditava que esse governo iria fechar o acesso às riquezas africanas, o que contraria os interesses dos países ocidentais. Eles viram Muammar Khaddafi como uma ameaça, já que ele chefiava essa união africana”, disse o primo do ex-líder líbio durante uma entrevista com o canal televisivo RT.

“Nós responsabilizamos completamente os estados ocidentais pelo que aconteceu na Líbia”, destacou Ahmed Kadhafi Al-Dam.

Ele fez lembrar que os líderes ocidentais, incluindo o presidente norte-americano Barack Obama, reconheceram a derrubada do regime na Líbia como o seu maior erro. Ele também exigiu a realização de uma investigação a nível da ONU aos acontecimentos de 2011.

“Já que esses países agora fazem semelhantes declarações, nós exigimos que eles peçam desculpa perante todo o povo líbio por terem destruído o nosso país”, disse o primo de Kadhafi.

O líder líbio foi morto em 20 de Outubro de 2011 pelos rebeldes apoiados pela OTAN. A guerra civil que se iniciou no momento de sua morte continua há já cinco anos e causou a morte de mais de 230 mil pessoas, segundo os dados da ONU.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

 

4 Comentários

  1. Teoria do caos segundo Wolfowitz.
    Wolfowitz defende que a defesa da supremacia global norte-americana exige o controlo militar, político e económico sobre a União Europeia, para que esta não se torne uma potência capaz de rivalizar com os Estados Unidos. Um aliado para trazer pela trela. É pela mão de Wolfowitz que se tramam as invasões do Afeganistão e Iraque, sempre com a NATO implicada, com ou sem apoio legitimado pela ONU. Vale tudo mesmo as cenas patéticas de Colin Powell a ver se endrominava o Conselho de Segurança com mapas falsificados. Nada, nem nenhum vício lógico, trava essa gente. Depois dele todos os outros, de Condoleza Rice a John Kerry passando por Hilary Clinton, têm semeado o caos nos Balcãs, n a Somália, na Líbia, no Mali, na Nigéria, na Síria, no Iémen, na Ucrânia.

  2. Ele se matou!
    Achou que seria aceito, porque fez bom governo e seu Povo se tornou o mais educado e abastado da região.
    Baixou a guarda!

    Seu Povo é quem paga pelo seu erro de avaliação!

  3. Os EUA e a UE mataram Kadhafi. para tomar o controle do petróleo Líbio.
    Primeiro, convencerem o Kadhafi. a abandonar o programa nuclear dele que estava bastante avançado, em troca disso, os EUA a UE prometeram abrir mercado dos EUA e UE para Líbia, além da ajuda econômica.Kadhafi. mordeu a isca , baixou a guarda e na primeira oportunidade que tiveram para matar ele não perderam a oportunidade…

Comentários não permitidos.