Bagdá: Ofensiva para libertar Mossul acontece mais rapidamente do que o esperado

As forças iraquianas estão fazendo um progresso inesperadamente rápido em direção à cidade de Mossul para libertá-la do controle do grupo terrorista Daesh. Quem afirma é o porta-voz do primeiro-ministro iraquiano.

“A velocidade com que as forças iraquianas estão se movendo excede as expectativas dos comandantes” disse o Saad Hadithi à agência RIA Novosti.

O porta-voz destacou que o governo iraquiano tomou todas as precauções necessárias para garantir a segurança dos civis de Mossul durante a operação antiterrorista.

“Muito antes do início da operação, o governo tomou medidas militares e humanitárias para que os civis não sofram durante a operação militar em Mossul”, disse Hadithi.

Em 17 de Outubro, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou o início de uma operação militar para retomar a cidade de Mossul do controle do Daesh (proibido na Rússia).

Mossul, considerada a segunda maior cidade do Iraque, tem cerca de 700 mil habitantes. O exército iraquiano, milícias xiitas e curdas, apoiados pela força aérea da coalizão internacional liderada pelos EUA, tentam, desde o mês de março, libertar a cidade do Daesh, ocupada desde junho de 2014.

Foto: © REUTERS/ Azad Lashkari

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

Pentágono acha que Daesh fugiu da cidade iraquiana de Mossul

Os chefes do grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia e em vários outros países) abandonaram a Mossul, cidade no norte do Iraque.

O respectivo anúncio foi feito, na quarta-feira (19), pelo general americano Gary Volesky que chefia a operação antiterrorista Inherent Resolve.

“Temos dados que indicam que Daesh abandonou a cidade”, comunicou o general durante um briefing.

Ao mesmo tempo, Volesky destacou que os militantes estrangeiros permanecem em Mossul.

O general americano acrescentou que “durante a madrugada, os helicópteros Apache começaram a apoiar a operação das forças de segurança iraquianas” para libertar Mossul.

Em 16 de Outubro, o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou o início da operação militar para libertar Mossul dos combatentes do Daesh. Militares iraquianos, forças policiais e forças curdas, com apoio aéreo da coalizão liderada pelos EUA, começaram um ataque maciço sobre a cidade.

Foto: © AFP 2016/ AHMAD AL-RUBAYE

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

 

 

 

5 Comentários

  1. “Pentágono acha que Daesh fugiu da cidade iraquiana de Mossul”

    —————————

    Também pudera,
    o EI ficou sem padrinhos, porque ficou politicamente insustentável continuar seu financiando, virou o filho reconhecido pelo público como bandido, que ninguém quer assumir responsabilidade. E sem apoios ele não se sustenta…

    Apesar disto, o “Padrastágono” (padrasto + Pentágono) foi bonzinho e liberou para os terrorista do EI, o caminho entre Mossul no Iraque e Raqqa e Deir ez-Zor na Síria.

    Uma operação de remanejo do gado terrorista, através da qual
    vão aportar alguns milhares de combatentes extras ao Leste da Síria, região onde não há curdos nem turcos…

  2. O caminho para o oeste, na direção da Síria, está aberto. A intenção do EUA é permitir que combatentes ISIS, vários milhares deles, fujam para Deir Ezzor e Raqqa na Síria. Eles são necessários lá, para destruir ainda mais o estado sírio…

    Este movimento visa criar o “principado salafista” que os EUA e seus aliados têm lutado para instalar no leste da Síria desde 2012. O “erro” do bombardeio americano de posições do exército sírio em Deir Ezzor foi em apoio desse plano.

    Os turcos estão falando abertamente sobre esse plano de fuga do ISIS em Mosul. A agência de notícias turca “Anadolu” publicou este plano de operações “sensíveis”. O Ponto 4 diz:

    “Um corredor de fuga para a Síria será deixada para o Daesh, para que eles possam desocupar Mossul.”

Comentários não permitidos.