Argentina: Desemprego galopante no setor privado desde o fim de 2015

O setor privado na Argentina perdeu 118,074 empregos formais entre o quarto trimestre de 2015 e o segundo de 2016, informou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).

As estatísticas do Indec mostram a existência de “6.537.947 empregos no quarto trimestre de 2015, contra 6.419.868 postos de trabalho no segundo trimestre de 2016″.

No mesmo período, o número de empresas no país, ou seja, aquelas que apresentaram as suas declarações à Administração Federal da Receita Pública, foi reduzido em 6109. No quarto trimestre de 2015, 577.665 empresas formais estavam registradas no país, enquanto no segundo trimestre de 2016 esse número é de 571.556.

O Indec comparou a quantidade de empregos no setor privado no segundo trimestre deste ano, que totalizou 6.419.868, com o mesmo período de 2015, 6.485.191, para concluir que houve uma queda de um por cento, o equivalente a 65.323 empregos.

O relatório apresentado pelo Indec também mede a evolução do custo das empresas para manter os funcionários formalmente registrados.

De acordo com estes números, o custo salarial por trabalhador aumentou de 22.388 pesos, (1.473 dólares) no final de 2015, para 26.339 pesos (US $ 1.733) em meados de 2016. Enquanto isso, o salário líquido médio dos trabalhadores formais do setor privado aumentou de 15.473 pesos (1.017 dólares) no quarto trimestre do ano passado para 18.107 pesos (1.191 dólares) em meados de 2016.

Foto: © REUTERS/ Marcos Brindicci – Mauricio Macri presidente da Argentina.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

 

24 Comentários

  1. (…)
    _________________________________________________
    Rafa_positron – Lamento, mas, o assunto é a Argentina/Desemprego. – Plano Brasil

  2. E antes que o Plano Brasil corte a minha fala.. isso tem tudo a ver com Macri: assim como o nosso idoso, esse ai é só um enlatado fabricado pelo Clarin

    Só o Aécio Neves mesmo pra ver nesse ai um modelo de qualquer coisa

    Aecio e Macri: os primeiros a serem comidos

  3. UMA PROPOSTA MODESTA PARA O PRESIDENTE ARGENTINO; Vai firme Macri. Tem do nao. A taxa de lucro mundialmente e muito baixa,por isso o capitalismo esta estagnado, em declinio. Capitalistas nao esta investindo seus capitais em producao industrial porque o retorno e muito baixo, isto e nao e lucrativo,e aumentar o lucro, isto e expandir o capital e o objetivo do capitalista, Dai eles preferirem especularem na Bolsa. Se querem convencer um cpitalista voltar investir na producao industrial, Macri tem que fazer 5 coisas.1. Abolir todos os chamados direitos dos trabalhadores, incluindo ferias, beneficios sociais, bolsa familia, direito de aposentadoria, salario minimo etc. 2 Incentivar os capitalistas adotarem mais o sistema de producao, robotizada,com eliminacao de impostos O custo deproducao com robots e mais baratos e robots nao fazem greves nem exigem direitos trabalhistas. 3. Eliminar todos os tipos de imposto, excetuando o imposto ao consumidor nao industrial. 4 Eliminar os gastos publicos nao necessarios a manuencao da ordem publica. 5, Aplicacao imediata dos planos da Agenda 21, para reducao da populacao, comecano com extirpacao dos bocas inuteis, que nao tendo emprego, e portanto sem capacidde de serem consumidres, se tornaro mendigos. O ex governador da Guanabara Carlos Lacerda, Deus o tenha em bom lugar, estava resolvendo o problema da mendigagem no Rio de Janeiro,botando a policia carioca para capitura-los e atira-los no Rio da Guarda. O Rio da Plata e bem maior que o Rio da Guarda e portanto tem uma capacidade maior para receber mendigos. Afinal das contas Macri foi eleito pela populacao para resolver os problemas economicos da Argentina. E a causa desses problemas e o alto custo dos produtos de exportacao argentina. Eles nao sao muitos competitivos..

    • Essa crise na Argentina é só um refresco se comparado no que a de vir por ai na economia mundial … a economia ocidental parou .. não é mais como era antes da crise de 2008 …. o capitalismo caiu na obsolescência … basta vê no que hoje se tornou o EUA … em um país de um governo pária que busca no crime … como golpes,guerra e terrorismo para manter a sua hegemonia mundial.

      • Lucena, a economia mundial parou ate a China que nao consegue exportar, porque os importadores estao falidos, querem pagar com papel higienico usados, o dolar e os chineses estao comecando recusa-los. Isto esta causando excesso de producao na propria China, mercadoria encalhadas e cidades fantasmas, elefantes brancos, etc. A essencia da crise e a baixa taxa de juro, o resultado e excesso de producao, o aumento do Credito, e consequentemente da Divida Publica e individual. Sair desse impasse mundil em que se encontra o sistema capitalista vai ser doloroso Requer cortar o sistema de credito, deixar ir a falencia os endividados, seja bancos, seja industria, seja indoviduo. E cortar gastos publicos e regredir o mundo para o Seculo XIX, quando nao havia Estado de Beneficio Social e Questao Social era considerado Asssunto Policial..Ounio probleminha a ser resolvido, e se todos os paises imporem a politica economica draconiana necessaria para solucionar o problema da Baixa Taxa de Juro, vai ter que resolver a questao do que fazer com o excesso de mercadorias baIxo custo de producao robotizado posta num mercado praticamente sem Consumidor, ddo o alto nivelde desempregados, sem beneficios sociais.A solucao e Guerra Mundial. A expansao economica de Europa nos meados do Seculo XIX culminou em 1910. Dai foi um periodo de estgnacao economica que requereu duas guerras mundiais, fascismo, e nazismo para destruir as organizacoes proletarias para soluciona-la e criar as bases para recuperacao economic de europa e Japao aps 1945, Essa expansao terminou em 1970. Desde la, so temos crises economics apos crises economicas, os periodos de expansao baseado na expansao do credito dura pouco e desde 2008, o sistema esta completmente paralizado. A saida e fascismo e guerra. mundial. A Agenda 21, que nada mais visa que destruir o excesso de producao agro-industrial no mundo e a reducao da populacao.Quem quer o sistema capitalista deve estar preparado para o periodo de austeridde draconiana.que esta na Agenda Aqueles que riem da situcao argentina, vem a mente meus tempos que estudva latin Que rides? Mutatis nomine de te fabula narratur. De que ri? Mudando o nome a fabula aplica-se a ti….

  4. Deve ser culpa da esquerda bolivariana … foi com essa bravata que o canastra sonegador ganhou a última eleição por lá … imagine aqueles que fizeram golpe com a desculpa de resolver o desemprego e só fez piorar como é o caso no brazil … só resta ao canastra sionista, buscar um bode expiatório pela sua incompetência … como é no caso usados pelos hipócritas golpistas no brazil.

  5. “De acordo com estes números, o custo salarial por trabalhador aumentou de 22.388 pesos, (1.473 dólares) no final de 2015, para 26.339 pesos (US $ 1.733) em meados de 2016.”

    O governo Macri vai ter que eliminar (zerar) a carga tributária para o empregador. Não adianta aplicar ‘medidas de direita’ se o estado insiste em estar presente nas atividades da sociedade. Tem que cortar na carne do GOVERNO e não da sociedade.

    • ……………se não se pagarem impostos, como o Macri terá dinheiro para a recuperação argentina?. bem, os hermanos não estão na bancarrota ……aumentos e quedas cíclicas de produção fazem parte da dinâmica do sistema capitalista e por consequência sâo acompanhadas tbm por maior ou menor oferta de emprêgo,…. creio que a Argentina esteja numa crise semelhante à do Brasil mas pode sair dela numa boa…é tão sómente gerir bem o dinheiro do país…….

    • Você conhece algum pais capitalista que é ausente nas atividades econômicas social … se conhece me diga quem é porque não conheço.
      .
      Até os hipócritas dos americanos que vivem pregando ausência do estado nas coisas econômicas não as praticam …. basta verificar a impagável dívida pública deles.. é a maior do mundo! … e da história econômica mundial
      .
      O governo americano prega uma doutrina más não as praticam, até parecem com as ideias de democracias deles … a não ser os trouxas que caem nela ( “marias vai com as outras” /i>) … e de argumentos para golpistas .
      .
      O governo americano, como sempre… eles mandam as suas colônias a tomarem um remédio amargo que eles não tomam
      .
      .Aliás , naquele pardieiro …. só pratica a ausência do estado quando se referem em questões sócias,como na educação,habitação e saúde pública .. par eles é coisa de comunistas .. rsrsr … deve ser por isso que eles tem a maior população carcerária do planeta !!.. más quando é para a industria bélica e para o sistema financeiro e para pagar o prejuízo como foi com a crise de 2008 .. ai a conta vai para o povão .. socializa o prejuízo .. o povão americano … que é só lembrado para pagar a conta e para ser morto nas guerras que o sistema americano fabrica como holocausto ao tio sa_ã.

  6. é tudo intencional e premeditado mesmo para parar o pais ou mantê-lo mal funcionado que é pra justificar privatização e a entrega do pais ao “capital estrangeiro”….é basicamente o mesmo que estão fazendo por aqui…

  7. Não podemos cair nesse papo furado propagado pelos liberais. A China mesmo só é uma potência industrial por conta do câmbio desvalorizado artificialmente e de vultuosos investimentos em infraestrutura. Esse negócio de “diminuir a atuação do estado” e correr pro abraço não existe. O problema do latino americano é a falta de seriedade. Eu duvido que nas empresas publicas chinesas tenham esses cabides e essa pelegada que (SEMPRE) teve aqui. O brasileiro sempre sustentou uma elite improdutiva,mas a onda agora é dizer que a culpa é do PT. Mas uma coisa eu devo admitir: o PT foi extremamente incompetente ao continuar com essa prática nociva ao país. Deveriam ter aparelhado o sistema político e militar apenas, mas nunca o setor produtivo estatal. Falta para a esquerda estudar mais história, principalmente a da queda da URSS e as reformas na China para entenderem que um setor produtivo eficiente é uma prioridade.

  8. Pessoal, parem de pintar meu comentário com a ideia de total ausência de impostos para TUDO!

    Leiam de novo:

    “O governo Macri vai ter que eliminar (zerar) a carga tributária para o EMPREGADOR.”

    Óbvio que um estado sem imposto não tem como existir. Mas na área de empregos isso é estratégico. Não é função do governo criar empregos (e quando o faz, resulta em serviços ruins, corrupção, burocracia, et cetera). Iniciativa privada sim. Se querem se livrar do desemprego, devem ajudar o empregador a empregar! O imposto o governo já cobra sobre produtos fabricados, sobre trânsito de mercadorias, sobre serviços de prestadores, sobre a RENDA do indivíduo (e aí inclui o empregador), sobre as transações bancárias (IOFs, IR, etc).

    E no mais, é muito sabido por nós que (pelo menos no Brasil) se arrecada imposto demais. Tomando o Brasil como exemplo, se o governo abaixasse a carga tributária em tantos % (eu chutaria uns 70%), ele continuaria recebendo podendo até dobra a quantidade de pagantes dos impostos, eliminando assim, a sonegação. E isso tudo somado com uma reforma dos gastos com os CARGOS POLÍTICOS (despesas do congresso, salários e abonos para políticos, comissionados, etc) daria muito bem para o estado ainda continuar vivo. De novo: “Tem que cortar na carne do GOVERNO e não da sociedade.”

    Repito: o governo JÁ GANHA sobre o produto produzido pela indústria (o qual ele não teve participação nenhuma e cujos mecanismos de apoio como energia, água, rodovias, etc, são pagos pelo seu uso).

  9. O mimimi dos correligionários da ex SOCIALISTA SOCIALITE é viciado. O que está pegando pro Macri é a HERANÇA MALDITA deixada pela bolivarianista. Rescaldo do passado que passará, passarinho. O mesmo está aconteendo por aqui. Temer terá que deitar muito óleo nas feridas deixada pela petista e seu antecessor.

    • Pois o idoso ja está botando sal nas feridas do povo

      a PEC 241 ta ai pra isso mesmo

      sem investimento social, em educação e saúde, vamos nos desenvolver MUITO

      Parabens a quem apoiou o golpe

      • O golpe só deu certo em 1992 (quando derrubaram o Collor sem crime de responsabilidade) porque havia muita estatal para ser vendida. Hoje, tirando a Petrobrás e o préssal, o que há para ser vendido? nada.
        Vão acabar com o Brasil e a desculpa será sempre que receberam uma herança maldita. Porem, é bom lembrar que eles não receberam nada, simplesmente tomaram.
        Ora se não tinham capacidade para melhorar o pais, porque deram o golpe?

      • Macri e Temer obedecem aos mesmo patrões:

        Aos globalistas (globalparasitas…) do poder financeiro “ocidental”, que aspiram à um governo mundial.

        PEC 241:O SEU FUTURO CONGELADO

      • As bestas do apocalipse ja chegarão !
        Agora e so esperar a 3 guerra mundial que vai provocar destruicao das cidades mais prósperas e chics do mundo aniquilar a economia provocar o genocídio de1/3 da populacao mundial e quando tudo se tornar morte, miséria, sofrimento e desespero tu achao que o povo agora pobre e desesperado abraçaria que ideologia? A do sucesso da burguesia a elite que se chamada de “povo”se sente ofendida
        Nao culparao os ricos por ter feito a civilização e o comercio em “pecado” (gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e orgulho/vaidade) queimarao os vivos com todo o seu dinheiro e prenderao (ou matarao)os idiotas úteis(bestializados pela midia) e mundo agora miserável e desesperado se curvarao pedindo a salvação de Deus e verao na bíblia que todos sao iguais perante deus e abraçarão o comunismo cristao como a salvação !

      • Correção: jejus Cristo e como seus ensinamentos eram próximo do comunismo e abracarao o comunismo cristao como salvacao (nao como o comunismo ateu que acreditava no paraíso futuro e era materialista, progressista e vulgar )mas sim focado nos valores cristao
        E o mundo olhara para tras e sentira vergonha do passado!

      • Eu é que te pergunto…
        Globalistas não são idiotas e para melhor se servirem das nações…se vestem com suas bandeiras.

        Mas parece que para você quente é frio, a água é seca e o fogo molhado…

    • Ka.Ka.Ka. A mesma desculpa que todo prefeito ladrão utiliza: “Não estou fazendo nada porque estou cobrindo o rombo deixado pelo anterior.”
      Tanto lá quanto aqui, o neo-liberalismo não vai funcionar porque não há mais estatais para vender e cobrir o défict. Reduzir impostos, é fácil falar, mas como manter a máquina estatal sem haver renda/imposto? Estado mínimo ou destruição do estado?

  10. lucena, Francisco,

    A estrutura do Estado existe com o propósito primário de proteger o cidadão de ameaças internas e externas, que coloquem em risco a existência de um povo. O mais, são apenas as garantias mínimas de direitos dentro do que se espera de uma democracia ( aliás, democracia é essencialmente a garantia de uma gama de direitos mínimos ). Isso é o que se pode chamar de Estado Mínimo, na prática.

    Privatizar não é a solução pra tudo ( tem exemplos de privatizações que deram muito errado ), mas não há absolutamente nada de mal nisso se houver participação majoritariamente nacional no processo e/ou houver um estudo real das possibilidades de sobrevivência do negócio, o que passa por um estudo de viabilidade de mercado consumidor. A industria de defesa, por exemplo, uma área vital e que no caso do Brasil vive em função de vendas para o Estado Brasileiro ( são pouquíssimas exportações ), jamais teria condições de ser inteiramente privada ( mas não haveria problema algum em algo de capital misto ). Já privatizar os serviços de comunicações, por exemplo, só aumentou o acesso das pessoas as linhas telefônicas ( mesmo que aos trancos e barrancos ), democratizando o setor.

    A razão de privatizar é basicamente quebrar monopólio e incentivar a competitividade sob leis que permitam igualdade de condições. E isso funciona, se bem conduzido, gerando crescimento do setor privatizado em si.

    Os americanos não estão nem aí pra sua dívida. E a razão é simples: tem o maior polo de desenvolvimento tecnológico do planeta, com bases industriais assentadas em todas as economias importantes do globo. A economia americana tem penetração ( em maior ou menor escala ) em todas as economias. Por isso podem usar o mundo todo de lastro. Enquanto o mundo depender do aporte tecnológico americano pra tudo, os caras podem catapultar suas contas onde quiserem que sempre haverá dinheiro indo indiretamente para o governo americano através de impostos coletados de sua base industrial…

    A propósito: não existem hoje economias integralmente liberais; nunca existiram de fato em todo o século XX… O que se tem hoje é uma profusão de economias keynesianas.

  11. JOJO,

    A única solução possível para resolver os problemas do mercado é basicamente deixar o mercado se regular… Oferta e demanda plenamente equilibradas. Sempre… É só ninguém querer dar o “pulo do gato” que o capitalismo funciona que é uma beleza.

    E ninguém precisa fazer guerra pra manter uma economia funcionando… Muito pelo contrário. Guerras tem potencial para desregular toda uma base econômica, fazendo recursos humanos e materiais fluírem de outras áreas para a produção bélica. E isso, a nível maior e levado a cabo por longo tempo, pode ter resultados catastróficos, culminando com a falta de produtos básicos para manter a qualidade de vida de uma população. Qualquer crescimento sob essa base é um “doping” econômico, cujo resultado final sempre é uma terrível estagnação. Mesmo os americanos ( que foram a única exceção ) após a SGM ficaram por um triz ( se a guerra chegasse a 1946, os efeitos na economia americana seriam desastrosos… ). Em suma, guerras prolongadas apenas causam imensa desagregação social e desconstrução econômica progressiva; o que nada mais é que um ambiente propício para o surgimento de revoltas e que podem causar a destruição de qualquer país em ultima instância.

    Mesmo que existam áreas nas quais o Estado possa intervir, deve faze-lo de forma o mais limitada o possível. O mais, deve se-lo com regulamentações mínimas.

    ***

    “…cortar gastos públicos e regredir o mundo para o Seculo XIX, quando nao havia Estado de Beneficio Social…”

    Limitar gastos públicos não tem absolutamente nada demais… Os suecos, por exemplo, após a gastança dos anos 70 e 80, fizeram isso e tiveram excelentes resultados.

    Muito pelo contrário, se os cortes forem feitos nas áreas certas ( e houver uma verdadeira responsabilidade fiscal; principalmente isso ), o que eles fazem em ultima instância é garantir o cumprimento integral dos direitos mínimos do cidadão ( segurança, saúde e ao menos uma educação básica de qualidade ), já que o dinheiro aparece naturalmente ( matemática simples: dinheiro passa a entrar mais do que sai ).

    Há de se entender também que um processo desse tipo não tem resultados imediatos. Para se reduzir a carga tributária, o Estado deve primeiramente ser enxugado e ajustar suas contas, o que pode levar anos na prática. No caso dos suecos, foi mais de uma década perdida até que começaram a obter melhoras significativas.

    No que tange especificamente ao Estado de Bem Estar Social, basicamente ocorreu o inverso com a Suécia: quebrar os paradigmas, principalmente no que diz respeito a reduzir o papel do Estado em si, conduziu apenas a uma elevação do padrão de vida dos suecos. A desregulamentação estatal, associada as privatizações bem conduzidas, aumentaram a competitividade, facilitando o surgimento de negócios. A ausência de impostos, tanto para a empresa privada como sobre os salários, apenas facilita as contratações, permitindo pagar mais e estimular o consumo. E eis que como resultado final, mais pessoas passaram a depender menos do Estado e a contribuir mais com ele ( por lá, se passou a debitar mais o consumo que as empresas e empregados em si, fazendo o dinheiro aparecer ), permitindo uma elevação na qualidade dos serviços públicos como um todo.

Comentários não permitidos.