Rapinhas da Marinha do Brasil

MARINHA APOIA DESEMBARQUE DO EXÉRCITO DURANTE OPERAÇÃO CONJUNTA EM PORTO MURTINHO

Tropas do Exército embarcam em Navio da Marinha Mais de 130 militares do 17º Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro realizaram, no dia 13 de outubro, desembarque administrativo em Porto Conceição, na região de Porto Murtinho, sul do Estado de Mato Grosso do Sul. A ação conjunta, entre as duas Forças Armadas, tem caráter militar e complementar, e contou com o apoio do Navio de Transporte Fluvial “Almirante Leverger”.

Em exercício previsto pela Operação Fronteira Sul, que está sendo executada pela Marinha do Brasil, a região já havia sido cenário de um desembarque ribeirinho, executado por Fuzileiros Navais, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira. O embarque das tropas do Exército em Porto Murtinho e o desembarque em Porto Conceição serviram para consolidar a retomada simulada do local. Comando do 6º Distrito Naval As tropas do Exército, após o desembarque, seguiram em marcha para combate, previsto pela Operação “Ricardo Franco”, daquela Força Armada, juntando-se a militares da 4ª Brigada de Cavalaria. O exercício faz parte do adestramento avançado da tropa, que conclui o ano de instrução.

A “Operação Fronteira Sul”, de cunho naval e de amplo espectro, executa todas as atividades operativas inerentes às tarefas do 6º Distrito Naval, as quais tratam de adestramentos em Operação Ribeirinha; Trânsito com oposição de superfície e aérea; Tiro real de superfície; Defesa contra Ameaças Assimétricas; Operações de Patrulha Naval; Ações de Inspeção Naval e de Assistência Hospitalar; Levantamento Hidrográfico; e Apoio Logístico Móvel. Os meios navais, aeronavais e as tropas de Fuzileiros Navais iniciam, a partir de agora, as 4º e 5º fases da Operação Naval, com previsão de retorno, no dia 21 de outubro, para a cidade de Ladário.

Embarcação do Exército também apoiou desembarque em Porto Conceição.

MARINHA DO BRASIL ENCERRA OPERAÇÃO RIBEIRINHA NO PANTANAL

Militares da Marinha em postos de combate no Rio Paraguai A terceira fase da Operação “Fronteira Sul” foi encerrada no dia de hoje (13 de outubro), quando cerca de 1.000 militares da Marinha do Brasil e do Exército brasileiro participaram de treinamento na região de Porto MurtinhoMS, simulando a retomada de uma área invadida, com o propósito de neutralizar o interposto logístico da “facção criminosa” e restabelecer a lei e a ordem.

O objetivo da simulação de guerra, conhecida como “Operação Ribeirinha”, é retomar e controlar um determinado trecho de via navegável e sua porção terrestre que, por algum motivo, foi invadida por grupos oponentes. No contexto da situação que foi gerada pelo Grupo de Controle da Operação “Fronteira Sul”, coube ao Comandante do Grupo-Tarefa 601 planejar e executar uma Operação Ribeirinha de alta complexidade, em função da capacidade do inimigo, empregando, além dos militares das duas Forças Armadas, diversos meios de superfície e aéreos, em um total de sete navios, mais de quarenta embarcações e três helicópteros.

Comando do 6º Distrito Naval Durante a manobra, os militares puderam se adestrar nas táticas de atuação em um ambiente ribeirinho, complementando a referida Operação por meio de Ações de Superfície e Aérea, Apoio de Fogo Naval, Operações de Inteligência e Táticas de Combate em terra. Militar em Posto de Observação A Operação “Fronteira Sul” prossegue em suas próximas Fases de Exercícios, com término previsto para o dia 21 de outubro, com a atracação dos navios no Complexo Naval de Ladário. Marinha e Exército em atuação conjunta.

Informações: Assessoria de Imprensa  6º Distrito Naval- Marinha do Brasil.

Agradecimentos: 1T Natália Capilé