“BRICS estão em conformidade sobre a Síria” – Vladímir Pútin

O presidente russo Vladímir Pútin concedeu entrevista nesta quinta-feira (13) sobre a próxima cúpula dos BRICS, que ocorre de 15 a 16 de Outubro em Goa, na Índia, e disse que a declaração final do encontro ressaltará a necessidade de se cumprir com o direito internacional na resolução de conflitos junto à ONU.

Sobre o comércio entre os membros, a Rússia destacará a necessidade de se ativar o comércio eletrônico.

“O BRICS é um dos elementos-chave do mundo multipolar que se encontra em formação. Nossos países não aceitam a política da pressão à força e do estrangulamento da soberania de outros países”, disse Pútin em entrevista à agência estatal Rossia Segodnya (“Rússia hoje”).

Segundo ele, os países do BRICS “estão em conformidade sobre os problemas internacionais contemporâneos, entre eles, o da crise síria”.

“Por isso, na declaração final da cúpula será reiterada nossa lealdade geral aos princípios básicos das relações internacionais, sobretudo na observação do direito internacional sob coordenação central da ONU”, disse Pútin.

Para ele, “em um cenário em que uma série de países ocidentais tentam empurrar sua abordagem unilateral, essa posição ganha um significado especial”.

A face econômica da cúpula

Pútin também afirmou que Moscou apoia a iniciativa da Índia sobre a cooperação dos países do BRICS na esfera agrícola, de transporte ferroviário, nos esportes, no turismo e no contato direto entre os povos.

“Naturalmente, serão objeto de discussão as questões de créditos de projetos do Novo Banco de Desenvolvimento e o lançamento em longo prazo de seus trabalhos com os fundos de reservas dos BRICS”, disse.

O presidente também afirmou haver avanços práticos em documentos assinados anteriormente.

“Está concluído o trabalho de preparação para a assinatura de memorandos sobre cooperação entre os serviços alfandegários e as academias diplomáticas de nossos países, assim como a criação de plataformas de pesquisa agrícola dos BRICS”, completou

Agora, ele diz ser necessário buscar outras esferas para cooperação. “[Na cúpula será conduzido um] trabalho de preparação do projeto para o mapa comercial-econômico e de investimentos nas parcerias dos países do BRICS para o período que se estende até 2020.”

“A resolução de problemas ligados à consolidação da segurança internacional e à estabilidade, ao fortalecimento da capacidade de concorrência de nossas economias, à colaboração do desenvolvimento internacional estão no foco das atenções”, disse.

Iniciativas russas

Pútin recordou também a estratégia de parceria econômica adotada em 2015, durante a cúpula do BRICS em Ufá.

“Atualmente, está em preparação um plano de ação para sua realização. A parte russa propôs mais de 60 projetos do tipo, que poderiam ser realizados com os parceiros do BRICS, individualmente ou em conjunto”, ressaltou Pútin.

“A Rússia também se coloca a favor da ativação da parceria no comércio eletrônico entre os países – a análise das principais barreiras a ele, o alinhamento das melhores práticas de regulamentação etc. – em questões para a simplificação dos procedimentos de comércio”, disse Pútin.

Foto: Durante entrevista com jornal italiano Corriere della Sera / 2015 – Meramente ilustrativa.

Com a agência de notícias Tass.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Gazeta Russa

6 Comentários

  1. Quero ver qual vai ser a postura do golpista Temer em relação aos BRICS. Será que os Status investiram no golpe e… a agenda BRICS continou da mesma forma? kkkk

    • Desejo muito sucessso para os BRICS e ao NBD pois á perspectiva muito mais justo para a humanidade que se comparado ao FMI.

    • Ele pegou bastante dinheiro dos chineses… prendeu o rabo não vai poder simplesmente virar as costas. .. vamos ver como a China se comporta em relação ao BRICS, se a mesma levar o bloco a sério e trilhar uma estratégia econômica baseada na cooperação com os países do bloco o Brasil entra junto de tabela… e mesmo que o informante resolva pular fora terá o rabinho preso…
      O maior problema do BRICS e a disputa territorial sino indiana .. ela sendo resolvida irá gerar muito mais sinergia no grupo.

  2. Tirar o b dos brics e ficar rics seria assinar embaixo do golpe e uma burrada economica a cara do mundo
    E vendido quer saber de dinheiro e se comunista paga bem que mau tem
    falam mal de bolivarista , Venezuela, cuba, e raramente da rica china comunista
    Os nbd poder ser usado para os planos estratégicos de governo de direita construir Estradas … para escoar a produção do agronegócio e mais tarde quando a paranoia “meritocratica” anti comunista ser mais forte pede uma fortuna no FMI paga a divida do nbd , junto com divida interna e dis que os brics so deu prejuízo (pec 241) ai se tem um motivo sem sujar os negócios dos financiadores do golpe !

  3. Quousque tandem Obamas abutere patientia nostra? . Sorry Putin nao, tem jeito nao. Vc vai ter que mandar continuar surrando os cachorros de Obamas na Siria, senao quiser ve-los pelejando dentro do territorio russo. Esta na Internet, que EUA e Canada estao enviando “voluntarios” para lutar para os nazistas de Kiev na Ucrania…

Comentários não permitidos.