Rússia e Índia Assinam em 15 de outubro um importante memorando de defesa que envolve desde Sistemas S 400 a Helicópteros e Fragatas

s-400-triumphTexto: E.M.Pinto

Informações TASS e ND TV

Rússia  Índia assinarão em 15 de outubro um importante contrato envolvendo a aquisição e suporte logístico para as baterias de mísseis de defesa de nova geração, S-400 Triumf. A Informação fornecida pela Agência de Notícias Russas TASS teria sido fornecida pelo assessor presidencial russo Yuri Ushakov.

Segundo a fonte parte dos documentos serão assinados a portas fechadas e não serão tornadas públicas.

s-400-infographic

O sistema S-400 Triumf entrou em serviço em 2007 e é o mais avançado sistema de defesa antiaérea de longo alcance em serviço na Rússia. Ele é capaz de destruir aviões e mísseis de cruzeiro a uma distância de até 400 km e alvos balísticos voando a uma velocidade de 4,8 km/s  a uma distância de 60 km. Recentemente a China tonou-se o primeiro cliente de exportação desta avançada arma  a quando da assinatura do contrato, na primavera de 2015. De acordo com relatos da mídia, o negócio foi  estimado em cerca de US $ 3 bilhões.

Na sombra do Progaram Chinês, ao contrato Indiano para os sistemas S-400 é orçado em cerca de US$5 bilhões, segundo informações da NDTV o contrato visa a aquisição de 5 batalhões completos dos sistemas que fornecerão  defesa para uma grande área ao redor de instalações de alto valor, que incluem as centrais nucleares e centros chave do governo.

Os Triumf fornecerão à Índia um escudo contra mísseis balísticos com capacidade nuclear provenientes do Paquistão e China.

kirvak-iii-india Segundo a nota a Rússia também planeja assinar um acordo que prevê a construção de fragatas Project 11356 para a Marinha Indiana e a criação de uma joint venture Russo-indiana para produzir helicópteros Kamov Ka-226T.


Fontes: Tass e NDTV

19 Comentários

  1. mas é isto que eu não entendo…ainda teimam em comprarem estes equipamentos de propagada qualidade inferior e de pós venda ruim…mas como estes indianos são idiotas/trouxas de insistirem em comprar estas tranqueiras Russas..rs….

    • Pois é, Máquina. Ressalvando que a Índia é uma superpotência militar graças à aquisição de equipamentos de origem russa, em sua maior parte.

      • Caro Professor

        Desculpe discordar, mas a Índia ser uma superpotência militar é um exagero.
        Como lembrado em seu comentário, a Índia tem como fornecedores EUA, Russia e França, e isso causa uma salada na hora de manter todos esses meios em dia.

      • Caro Richard

        Desculpe discordar da sua discordância, mas a Índia é uma potência militar sim, na opinião da maioria dos especialistas militares do mundo todo. Você pode discordar, achar que não. Mas a realidade não vai mudar, por conta disso.

        O mundo é como é, não como gostaríamos que fosse.

        E argumentar que a índia é fraca só porque tem equipamentos militares de vários fornecedores, para mim não cola.

        Antes usavam sempre o argumento que os equipamentos de origem russa eram ruins. Como já ficou comprovado que não é assim, e eles não tem como negar, agora estão dizendo que não dá para misturar equipamentos russos com ocidentais, que são incompatíveis. Ou então que o pós venda dos russos é ruim. Esses argumentos também não vão colar.

      • Caro Professor

        Pós venda russo não é e nunca foi uma maravilha.
        Em nenhum momento critiquei equipamentos de origem russa.
        Eu lá disse que a Índia é fraca.?
        Ah uma grande distância entre potência e super potência, que você como “Professor ” deve saber.
        Sds

      • 300 caças sukhoi SU-30MKI , força aérea de combate com mais de 1000 aviões, quase 1000 tanques T-90, 3 porta aviões, mísseis balísticos com 6000 km de alcance, submarinos nucleares, dezenas de convencionais, fragatas Talwar e Destroyers Kolkata, mísseis Brahmos de todos os tipos, quase 1 milhão de homens, artilharia e blindados de todos os tipos … se isso não for ser uma potência o que é então?

    • Quem disse que o S-300 e S-400 são ruins ou tranqueiras, máquina?

      Tem coisas realmente mediocres como os Mig-23 e Mig-29, por exemplo, mas tem outras muito boas.

Comentários não permitidos.