EUA bombardeiam alvos rebeldes no Iêmen

Pela primeira vez, Marinha americana age diretamente contra alvos dos houthis, como resposta a mísseis disparados contra destróier. Rebeldes negam terem feito disparado.

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/10) que bombardearam três alvos em zonas do Iêmen controladas por rebeldes houthis, de onde teriam sido disparados mísseis contra um navio de guerra americano no Mar Vermelho nos últimos dias.

Os bombardeios, autorizados pelo presidente Barack Obama, são a primeira ação militar direta americana contra alvos controlados pelos houthis – grupo xiita, alinhado ao Irã e que diz ter em Israel e EUA seus maiores inimigos – durante o atual conflito no Iêmen. Até o momento, os EUA vinham apenas dando apoio logístico à coalizão liderada pela Arábia Saudita que combate os rebeldes xiitas e seus aliados.

O Pentágono destacou o caráter limitado dos bombardeios, que tiveram como alvo e teriam destruído radares que permitiram o lançamento de ao menos três mísseis contra o destróier USS Mason no último domingo e na quarta-feira. A embarcação conduz operações de rotina na região, junto com um navio anfíbio.

“Esses ataques de autodefesa limitados foram conduzido para proteger nossas forças, nossos navios e nossa liberdade de navegação”, disse o porta-voz do Pentágono, Peter Cook.

Os fracassados ataques com míssil contra o USS Mason parecem ter sido parte da reação a um bombardeio supostamente liderado pela Arábia Saudita a um funeral na capital iemenita, Sana, que deixou 140 mortos.

Os houthis, que combatem o governo internacionalmente reconhecido do presidente Abd Rabbu Mansour al-Hadi, negaram envolvimento na tentativa de atingir o navio americano no último domingo. Na quinta-feira, os rebeldes reiteraram que não realizaram os ataques e que os mísseis não vieram de áreas sob seu controle.

Aliados do predecessor de Hadi, Ali Abdullah Saleh, os houthis contam com o apoio de muitas unidades do Exército e controlam a maior parte do norte do país, incluindo a capital.

Os mísseis e um ataque a uma embarcação dos Emirados Árabes Unidos realizado em 1º de outubro levantam dúvidas sobre a segurança para a circulação de navios militares pelo estreito de Bab al-Mandab, uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo.

O Pentágono alertou sobre futuros bombardeios. “Os EUA vão responder a qualquer ataque a nosso navios e tráfego comercial”, afirmou Cook.

LPF/rtr/ap/efe/lusa

Foto: O destróier USS Masson no Golfo de Áden / Navio foi alvo de disparos rebeldes.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

19 Comentários

  1. é aquilo que eu estou dizendo no post dos caças estadunidenses pintados de SU-34….estão orquestrando e realizando operações de false flag para criar factoides e justificativas para ações escusas e intervenções ….pois o Reino Árabe Maldito esta tendo muitas “complicações/problemas” com as maquetes do Iran…rs….

    • o Reino da Arábia Maldita não esta dando conta dos rebeldes Houthis e das maquetes do Iran….por isso estão pedindo arrego e “ajuda aos universitários”…..que estão agora indo lá para socorre-los/ajuda-los…não estão conseguindo tomar e conquistar o pais por meio de seus teleguiados e por isso criaram este false flag/factoide de ataques de misseis contra seu navio para justificar uma intervenção direta por lá….

    • Será que funciona? Quem olhar o caça americano em voo vai ver as cores azuladas russas, mas com os cocares americanos… Humm… Vai deixar quem está no solo em dúvida, né?
      Agora eu entendi umas fotos antigas que vi de um MIG-21 todo vermelho. Ele estava tentando se passar pelo Barão Vermelho!!! Expertos esses russos, né?

      • “Lynx
        Hoje 20:48

        Será que funciona? Quem olhar o caça americano em voo vai ver as cores azuladas russas, mas com os cocares americanos… Humm… Vai deixar quem está no solo em dúvida, né?”

        não precisam mudar cocar mesmo não!…o povo alvo destas incursões não sabem nem diferenciar um super tijolo f-18 de um Su-34…e não são “ninguém” para o mundo “globalizado”…….um atentado, genocídio ou extermínio com milhares de vitimas em algum pais da África ou oriente médio não tem repercussão ou importância alguma para as massas e as mídias do mundo “globalizado”…só quando isso ocorre em algum pais desenvolvido como a França com meia dúzia de vitimas… ai viraliza e ganha repercussão, mobilização ou comoção mundial… e ai todo mundo coloca fitinha negra no avatar de seu “facebuqui” para solidarizar….rs….

    • É mesmo “teacher”? Você não viu que os prepostos de Teerã chamaram os EUA para a dança e levaram uns Tomahawks na cabeça para aprenderem a ser gente? E agora os iranianos estão mandando navios para a área, só que se não tomarem cuidado terão o mesmo fim que tiveram na operação Prairie Mantis.

      • Iranianos aprenderem ser gente? tu queres dizer com isto que eles nao sao gente ainda? Se nao sao gentes sao animais. Tu estas sendo ingratos com esses animais. Foram eles que liberou teu povo da escravidao que viviam no Iraque, isto e na Babilonia, e os enviou como Satrapas para)Palestina. Segundo o Gary, teu povo e sinonimo de Esquerdista, e tem sido responsaveis em transformar este mundo na perdicao que ele se encontra. Se isso for correto, realmente os animais iranianos/persas sao em ultima instancia os responsaveis por tudo que esta podre nesta civilizacao. Deveriam ter deixados esses esquerdistas ou judeus, tudo e a mesma coisa, accorrentados sob chicole nas terras da Babilonia. Desculpa ai, so estou desenvolvendo o que esta implicito no comentario escrito por Gary ontem.

  2. A coisa parece estar desandando na península Arábica e não duvidem nem a própria Arabia Saudita se garante mais. É uma ditadura, já possui mais de 30000 presos políticos e é berço de radicais religiosos, é um lugar pra lá de explosivo. Daqui a pouco a Família Saudita vai fazer o que toda a ditadura faz, vai arrumar uma guerra para se legitimar no poder e ver se o povão esquece um pouco o cheiro de carniça que está dentro de casa.
    * Todo o poderio Saudita não está sendo capaz de por o Iêmen nos eixos(Sauditas).

    Sds

  3. atacaram os americanos em águas internacionais, agora aguentem !!
    todo terrorista tem mais é q levar BOMBA mesmo !!

    oq acho curioso nos comentários é uma galera criticar a REAÇÃO dos EUA, se fossem com os Russos, chineses, nepaleses, marcianos, tbm daria razão, tem mais é q meter BOMBA na cabeça desse tipo de gente, não importa a nacionalidade.

    quem pode mais chora menos, é assim o mundo desde sua criação.

    • Se liga Alessandro…. desde quando os Houthis são terroristas? Muito pelo contrário, terrorista e o grupo que eles derrubaram que estava de mãos dadas com o poder no Iemen, a tal da Al Qaeda, já ouviu falar? Pois é essa mesmo que os EUA tanto odeiam e que serviu de desculpa para duas guerras a hora viraram amiguinhos de novo, aliás assim como era amigos na época da invasão soviética no Afeganistão… a Al Qaeda e a Arábia Saudita e que são verdadeiramente terroristas. .. um nascedouro deles, não confunda as coisas…

  4. Golfo de Tonkin light?

    O exército do Iêmen e milicias Houthi negam ter feito estes ataques.

    Qualquer sistema de mísseis/radares costeiros que pode atacar com sucesso um navio militar norte-americano próximo ao estreito de Bab El-Mandeb é uma ameaça para eles, e portanto, precisa ser removido. Especialmente após o ataque a um navio “made in USA” de um aliado!

    A julgar pela declaração do Pentágono, eles vão continuar a patrulhar a região e atacar sistemas de radar que os EUA considerem perigosos. Em geral, pode-se considerar essas ações por parte dos EUA como uma reação a um ataque do exército do Iêmen sobre seu navio militar, HSV-2, alugado para os Emirados Árabes Unidos.

    Provavelmente, o destróier americano simplesmente patrulhou a área por alguns dias e esperou até a estação de radar costeiro funcionar, e depois atacou. A fim de encobrir este ato de agressão contra um país estrangeiro plantou no espaço da informação a história de um ataque frustrado , do qual, ninguém exceto eles mesmos, sabe…

    O arsenal do Exército do Iêmen provavelmente inclui “mísseis Noor, sistemas costeiros anti-navio de produção iraniana, com um alcance de cerca de 120 km.

    O HSV-2, que incendiou, foi alvejado próximo da costa do porto de Moca.

    Já o destróier Mason, foi alegadamente atacado na área do Mar Vermelho entre o norte do Estreito de Bab al-Mandab e o Porto de Moca, trecho cuja largura não excede 50 km de distância entre suas duas margens, Iêmen e Eritreia respectivamente….

    Como pôde os mísseis não terem tido alcance até o seu alvo? Especialmente se 2 foram lançados, e depois outro 2 foram lançados dois dias mais tarde, todos caíram na água?

    O que aconteceu? Nem a própria tripulação do Mason sabe direito!

    A questão aqui não é sobre se gabar de terem derrubado os mísseis, melhor terem “caído na água”, onde ninguém viu! Havia centenas de marinheiros a bordo do navio, qualquer um deles poderia “entornar o caldo do feijão”, sobre o que realmente aconteceu…

    Outro beneficio importante é que com este factoide, nublaram na mídia o ataque aéreo saudita a um funeral. PsyOp…

  5. Qualquer um que os EUA atacar e considerado terrorista…. basta falar que é terrorista e pronto todo mundo abraça e acha certo. Pessoal estão percebendo se manobra?

    • Terrorismo

      1.
      modo de impor a vontade pelo uso sistemático do terror.
      2.
      emprego sistemático da violência para fins políticos, esp. a prática de atentados e destruições por grupos cujo objetivo é a desorganização da sociedade existente e a tomada do poder.

      • O povo da etnia houthi não é terrorista. Terrorista é a Al Qaeda que os EUA usam ao sabor do vento hora para o bem, hora para o mal… os Houthis, são os verdadeiros donos daquela terra caso você não saiba eles não surgiram agora como força política militar, muito pelo contrario, durante 1000 anos a etnia Houthi teve seu próprio reino na região Norte do atual Iêmen e este reinado só acabou em 1962, Durante esse tempo eles ferozmente defenderam a sua independência e lutaram contra as potências estrangeiras (Egito, os otomanos) que controlava inferior Iêmen e tentou estender seu domínio para o norte

    • Ainda não entenderam que os EUA não vão ao Banheiro sem fazerem propaganda , de imediato acontece o apoio da imprensa comprometida do Ocidente e claro a do BRASIL , antes este conjunto faz a ** CAVEIRA ** de quem os Interessa Atacar e Denegrir , a seguir os ** MENTES COLONIZADAS ** , se incubem de espalharem que os EUA são os Defensores da Humanidade , Direito , Democracia e dos Povos Oprimidos , pronto tudo esta pronto para Cometerem as Desgraças que sempre cometeram desde a II GUERRA

  6. Desespero de causa forcou o Tio Sam retirar as mascaras e entrar nessa guerra diretamente, ja que o jeito que as coisas vao, com seus capachos levando surra na Siria e no Iraque, nao tem outra solucao a nao ser envolver diretamente no conflito. Arabia saudistas e seus parceiros no Golfo tem bombardeados hospitais mais hopitais, escolas, residencias, cometidos crimes de guerras mais crimes de guerras, e a midia internacional nao comenta. Silencio. ONU silencia-se. Ninguem fala em levar esses criminosos ao Tribunal de Justica Internacional. Parece que a vida dos civis no Yemem tem menos valor que a vida dos mercenarios corta-gargantas islamitas que operam a Siria. E porque essa guerra no Yemem? o que esta em jogo?. Simplesmente petroleo. Com os postos petrolifero da Arabia Saudista se tornando mais improdutivo, cada vez saindo mais agua que petroleo as corporacoes petrolifera dos EUA. Inglaterra e Arabia Saudista decidiram que chegou a hora de explorar os campos petrolifero do Yemem. O Yemem faz fronteira com a Arabia Saudista, precisamente na area que se localizam os campos petrolifero mais produtivo da Arabia Saudista. O OBJETIVO E ELIMINAR AS BARREIRAS FRONTEIRICAS QUE SEPARAM OS DOIS PAISES So tem um probleminha. Nessa area, tal qual na Arabia Sauista, concentram-se a populacao xiita dos dois paises. Dai a necessidde de massacrar essa populacao ate ela tornar-se obediente e aceitar ser escravos como acontece com os xiitas da Arabia Saudista, que embora formam a maioria da populacao.sao dominados por uma elite que e sunista…

    • Exatamente JOJO… e complementando, como fazer isso? eles precisam de um motivo, uma desculpa que veio na forma de dois “ataques” a navios da USN… mesmo os Houthis não assumindo a autoria e sequer sabe-se se esse ataque de fato existiu… parece mesmo muito estranho mas o fato é que de posse dessa “desculpa” eles ganham carta branca junto a opinião pública tanto em seu país quanto aqui e em todo o mundo para agir e fazer o que bem entender… para a massa burra assistidora de televisão que forma quase 80% da população a verdade absoluta se resume no que “passar no jornal”, ao outro lado não é dado voz então imediatamente os guerrilheiros da etnia Houthi se transformam em demônios, terroristas, etc… os EUA vão lá os roubam, matam exterminam ,manipulam seu país do jeito que acharem melhor e para essa mesma massa de manobra burra ainda posam de heróis… é mesmo um absurdo ou não é?!?

      • Concordo com o que diz, em particular sobre o ataque Bandeira falsa So nao sei se concordo como termo”massa burra”, O fato das massas estarem com a mente entorpecida e o cerebro lavado pela Midia que e controlada por grandes Corporacoes, nao significa que ela e burra, mas vitimas de forcas que estao alem do controle delas. Desde 1940 foi desenvolvido e posto e pratica toda uma estrategia de entorpecer as mentes da populacao trabalhadora, atraves d sociedde de consumo, o propagacao do hedonismo como filosofia de vida, a propagacao do uso de narcoticos, o programa de controle das mentes denominado UK Ultra, e a musica pop e os filmes de Hollywood, deixa-la apatica e conformista. A situacao e mais que absurda, ela e tragica.

Comentários não permitidos.