Rússia e China vão criar escudo contra sistema de defesa antimíssil dos EUA na Coreia do Sul

Rússia e China vão criar escudo conjunto contra o sistema de defesa antimíssil dos EUA na Coreia do Sul, que ameaça a segurança dos dois países.

A cooperação nesta área foi anunciada pelos altos representantes da Rússia e China durante o 7° Fórum Xiangshan sobre segurança, em Pequim.

O jornal chinês, South China Morning Post, escreveu que os generais russos e chineses aproveitaram o fórum para denunciar os planos dos EUA de instalar os sistemas THAAD no território sul-coreano, o que, segundo eles, poderá causar mais uma corrida armamentista na Ásia.

Durante o fórum, Moscou e Pequim anunciaram a realização dos seus segundos exercícios militares conjuntos na área da defesa antimíssil que acontecerão em 2017. As manobras serão uma resposta às tentativas de Washington de alterar o equilíbrio das forças.

Em Maio deste ano, os dois países realizaram as primeiras manobras militares de defesa antimíssil Aerospace Security-2016. Segundo o vice-chefe da direção do Estado-Maior Conjunto da China, major-general Coi Jun, os exercícios permitiram atingir um nível potencialmente novo de interação, demonstrando a prontidão da Rússia e da China de manter a segurança e estabilidade regionais.

Além disso, a China compartilha da mesma posição que a Rússia sobre o sistema de defesa antimíssil norte-americano na Europa, que, segundo Coi Jun, ameaça a segurança da Rússia.

Por sua vez, o vice-ministro da Defesa russo, Anatoly Antonov, acredita que “as tentativas dos países terceiros de prejudicar as relações russo-chinesas não trarão resultado algum”.

Konstantin Sivkov, vice-presidente da Academia de Problemas Geopolíticos e especialista em questões militares, não descarta a possibilidade de que no futuro a Rússia e a China possam criar um bloco militar conjunto.

“A Rússia e a China tomarão medidas conjuntas para resistir à defesa antimíssil dos EUA e para criar sistemas capazes de ultrapassá-la com mísseis balísticos intercontinentais mais avançados”, explica Sivkov.

Além disso, Rússia e China estão intensificando cooperação no que diz respeito à questão síria e em resposta conjunta aos desafios globais que ameaçam a segurança dos dois países. O que une a Rússia e a China é a visão comum das duas nações do mundo multipolar, destaca Sivkov.

Na opinião de Andrey Volodin, especialista da Academia Diplomática do MRE russo, os dois países exercem influência no equilíbrio global das forças.

Ao mesmo tempo, vários analistas acreditam que recentemente as políticas da Rússia – sobre a questão síria, e da China – relacionadas ao mar do Sul da China, têm se tornado mais rígidas. Andrey Volodin pensa diferente. Segundo ele, a Rússia demostra “uma combinação de firmeza e prontidão na hora de chegar a acordos”.

“A Rússia e a China provam que estão prontos para defender seus interesses em conjunto, caso seja necessário”, ressalta.

Shi Ze, especialista do Instituto Chinês de Pesquisas Internacionais, afirma que é importante que “a China e a Rússia desenvolvam cooperação para defender a segurança regional e a ordem regional de forma justa”, ressaltando que “o problema sírio poderá ser solucionado apenas por meios pacíficos e políticos, pois o uso constante da força não contribui para a saída da crise”.

Foto: © flickr.com/ U.S. Missile Defense Agency

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

14 Comentários

  1. A aproximação entre China e Rússia é uma ação natural que já é esperada por muitos. Estes dois países tem nos EUA um rival poderoso, e a união de forças militares entre os dois é só uma questão de tempo.

  2. “toda ação, tem uma reação” – terceira lei de Newton

    o mundo tá fechando, há movimentos estranhos nesse “grande tabuleiro”, e vai chegar a hora q teremos q escolher um lado, para qual iremos, e será q estaremos preparados ??

    • não devemos “escolher lado”….nos alinhar a nada e a ninguém e sim apenas a nossa pátria e aos nossos interesses/melhor para nós…..eu me lixo para estas nações, blocos e ideologias pois esta gente só esta preocupada com seus interesses….com o melhor para elas…não existe mocinho ou bandido algum…todos são abutres….mal intencionados que visam apenas se fazerem “não importe os meios”…estão se lixando para nós e qualquer outra coisa….que se danem as vitimas e danos colaterais….que se danem os civis da Síria, Ucrânia ou povo de qualquer outra republiqueta….mas não adianta…fazer um povo que viveu séculos na base do voto do cabresto e do coronelismo entender essas coisas é impossível…é cultural…são séculos de uma cultura arraigada na mentalidade….a maioria dos brazileiros nasceu para puxar carroça mesmo…..termos/expressões como “curral eleitoral” não foram cunhados por acaso para descrever o povo deste pais…

      • Máquina eu concordo com TUDO q vc escreveu.

        mas as VEZES e são muito poucos casos nessa vida, temos q tomar decisões difíceis, se estourar um guerra mundial q não é uma coisa q acontece todo dia, querendo ou não, o Brasil faz parte desse planeta turbulento, vamos ficar apenas olhando como NANICOS, ou vamos tomar providências mesmo q algumas metas estejam longe do nosso alcance ?

        e digo isso não é pela ideologia, e sim por esses interesses q vc mesmo mencionou, o mundo vai NOS COBRAR, o Brasil por si só mesmo com todos os nossos problemas está entre as 10 maiores economias mundiais, está posicionado ESTRATEGICAMENTE no atlântico sul, de alguma forma ou outra a guerra chegará até nós, e teremos q entrar mesmo q indiretamente, como aconteceu na 2ª guerra.

        vc acha q essas grandes potências quando cada uma se posicionar de cada lado, não irar fazer nada contra nós só pq estaremos neutros ? A Alemanha nazista não pensou assim.

        eu gostaria mesmo q o Brasil ficasse quietinho aki no nosso canto, e deixasse eles se matarem, e nós aki vivendo nossas vidas, mas sabemos q não será assim, por todos esses “belos” adjetivos q vc mencionou sobre esses países.

        a onça vai beber água, o problema é q a nossa onça, tá desdentada rsrs..

      • Alessandro.
        O único erro em sua visão é que você vê a terceira guerra com os olhos da segunda, apesar de acreditar na capacidade russa e chinesa a America detém a maior força militar já concebida pela humanidade e o enfrentamento entre esses três atores levaria inevitavelmente os dois primeiros a lançar mão de suas armas nucleares ou serem aniquilados.
        Portanto uma guerra entre os três seria rápida e altamente destrutiva e a unica coisa que chegaria para nós seriam nuvens radiativas e esse cenário me leva a concordar com o Máquina Troll, o melhor a fazer é ficarmos quietinhos em nosso canto na esperança que reste algum planeta para nós ao final do confronto.

      • E torcer para que as correntes aéreas do hemisfério norte não se misturem com as do hemisfério sul, mesmo porque para onde iriam os que sobraram entocados em bunkers?

      • Daniel, eu concordo com vc !

        a minha tese foi baseada se as grandes potências não usassem suas armas nucleares, pelo menos no ínicio da guerra para não se auto destruírem, e o confronto em um território neutro como é o caso na Síria atualmente.

        Mas se eles usarem suas armas nucleares logo de cara, estarão condenando a todos no planeta, ae realmente minha tese não teria nenhum sentido.

      • o problema é que neste pais acreditam piamente que exaltar aquela gente dos eua…serem submissos, subservientes e quererem ser igual a eles em tudo os farão serem aceitos, respeitados ou valorizados por esta gente algum dia!….mas esta gente não respeita e não valoriza a nada e a ninguém por esta região…não importa o quanto sigam/apoiem cega e incondicionalmente eles…o quanto aliados/alinhados sejam…não importa se sejam brancos, “das ilitis”, neo conservadores ou neo liberais…ainda continuarão nos olhando por cima e nos vendo/tratando como lixo…como povo insignificante….como raça inferior….e nosso pais como “quintal”…como uma republiqueta de bananas…reserva de mercado e colônia de exploração deles…pois é assim como nos veem e nos tratam como claramente suas ações/posturas mostram…respeito não se mendiga…respeito se conquista…SE IMPÕE….quem não se da ao respeito e ao valor jamais será respeitado e valorizado seja por quem for….

      • Máquina, países como o nosso onde não há políticos sérios e nossa educação é fraca e baseada a depender sempre do governo (capitalismo de estado), sempre terá um povo FRACO, e sempre serão submissos a algum país mais forte q leva suas defesas e influências a sério como é o caso dessas grandes potências.

        então, isso q vc disse com todo respeito, é dar soco em ponta de faca, todos nós já sabemos disso, mas ninguém muda aki no Brasil.

        não vou me alongar no comentário pq ficará politizado, mas vc SABE onde está o problema, mas com todo respeito, finge q não entende !

      • Concordo com você em muita coisa que disse e adicionaria que também somos covardes (me incluo), porque os que entendem estão assistindo a demolição de nossa nação por um bando de escroques aliados à quinta coluna e nada fazem. Quanto aos coitados que estão sendo destroçados pela geopolítica do mal, sinto muita compaixão

  3. Essa manchete tá muito esquisita… escudo contra escudo? Alguém lá na Sputnik precisa de uma acessória… Da uma ligada lá konner rsrsrsrsss…

    Depois no meio do texto ele fala que o plano é melhorar os mísseis balísticos…. então não é escudo… esse materia não se aproveita nada ou muito pouco.

    • Também estranhei. Entendo que a ideia seria saturar em número o escudo THAAD e nisso a grana da China ajuda…

  4. Rússia e China demoraram para implementar essa medida que deveria ter acontecido desde o projeto de Escudo Europeu. Está na hora de deixarem de serem reativos e passarem a tomar a iniciativa.

Comentários não permitidos.