Reação de Washington a planos da Rússia de reabrir bases em Cuba e Vietnã

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, John Kirby, anunciou hoje (7) a postura oficial de Washington em não comentar a possível reabertura de bases militares da Rússia em Cuba e no Vietnã.

“Não temos nenhuma preocupação em especial quando algum país avalia a possibilidade de abrir bases no exterior… Nós mesmos temos bases no estrangeiro, a nossa presença no exterior é bastante confortável” – disse Kirby.

Ele destacou ainda que “as bases no exterior são uma decisão soberana” de ambos os países e que ainda não pode falar nos possíveis motivos do retorno de militares russos à Cuba e ao Vietnã.

De acordo com a Casa Branca, Washington e Moscou ainda mantêm um potencial para cooperação e solução conjunta de problemas, mas somente se as obrigações assumidas pela Rússia forem cumpridas.

A possível volta de bases militares russas à Cuba e ao Vietnã foi anunciada hoje pelo vice-presidente da bancada do partido russo Spravedlivaya Rossiya (Rússia Justa) na Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo), Oleg Nilov.

A declaração de Nilov chegou a ser comentada pelo vice-ministro da Defesa russo, Nikolai Pankov. Segundo ele, a reabertura das bases está realmente sendo avaliada pelo governo russo.

A União Soviética possuía bases em Cuba e no Vietnã até 2002. No Vietnã, a base da Marinha russa ficava em Kamrani. Em Cuba, o país possuía um centro radioeletrônico em Lourdes.

Foto: Meramente ilustrativa

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

EUA farão tudo o possível para evitar presença militar russa em Cuba

O jornalista e especialista russo em questões da América Latina Mikhail Belyat, que é professor na Universidade Estatal Russa de Humanidades, acha pouco provável que a presença militar russa em Cuba seja restabelecida, disse ele à agência Sputnik Mundo.

Segundo ele, “a Rússia se lembra bem das consequências da Crise do Caribe em 1962 e ninguém quer que essa situação se repita, pois então o mundo poderá ficar à beira de uma guerra nuclear”.

Ao mesmo tempo Belyat tem a certeza de que, “caso sejam feitas tentativas de instalar infraestruturas militares em Cuba”, os EUA farão o possível para impedir isso.

Ele ressalta que “em primeiro lugar os EUA usam alavancas políticas de pressão que poderão se transformar em medidas muito mais severas”.

Na opinião do especialista, o governo cubano tem a mesma visão do problema, pois neste caso Cuba poderá se transformar e um “campo de batalha” entre a Rússia e os EUA. Belyat conclui que atualmente a região do Oriente Médio é o ponto mais “quente” e é fundamental se focar neste assunto.

Em 7 de outubro o vice-ministro da Defesa russo, Nikolai Pankov anunciou que o Ministério da Defesa da Rússia está analisando a questão de reabertura de bases militares em Cuba e no Vietnã.

A União Soviética possuía bases em Cuba e no Vietnã até 2002. No Vietnã, a base da Marinha russa ficava em Kamrani. Em Cuba, o país operava um centro radioeletrônico em Lourdes no período entre 1967 e 2001. Em fevereiro de 2014 o ministro da Defesa russo Sergei Shoigu anunciou que a Rússia poderia criar várias bases no estrangeiro nos países como Vietnã, Cuba, Venezuela, Nicarágua e Singapura.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

 

 

9 Comentários

  1. Pau que Bate em Chico … e o mesmo que Bate em Francisco

    Quem tem + Bases perto do Territorio um do outro ???

    E hoje em dia … Mudou muita coisa.

    Ninguem precisa dizer ou fazer guerra nuclear …

    O Orgulho e Egoismo de pouco,esta matando milhares todos os dias.

    Veja alguns exemplos, Ebola – Aids – Zica – e etc Doencas fabricas e fome pelo mundo.

    Guerra ??? desculpa para dizimar a humanidade e seus Omissos.

    Mas como tudo , isso tambem passa … ate chega na Hora de Encontrar-se do outro lado.

    Papai do Ceu ta vendo … ai sim patrao.Vamos ver o que acontece.

  2. estão vendo só caboclada….é o que estou dizendo…depois do que fizeram na Ucrânia correram para se reaproximar e fazer as pazes com os Cubanos para tentar evitar uma nova crise dos misseis incursada pelos Russos como retaliação/resposta… 🙂

    • Só não invadem porque não vale a pena. Não invadiram no passado porque fecharam acordo com os russos. Quem quiser entender que leia os jornais e revistas da época. Fidel só arrotou caviar porque os russos chamaram a responsabilidade para eles, senão tinha rodado.

  3. Quer dizer que só eles (USA) podem instalar abases em outros países próximos a Russia. Quando a Russia faz o mesmo está pondo em risco a paz mundial. É muito cinismo desses yankes.

  4. “A União Soviética possuía bases em Cuba e no Vietnã até 2002. (…) Em Cuba, o país possuía um centro radioeletrônico em Lourdes.”

    Imagina a quantidade de informações que os russos coletaram nesses anos todos. Ainda mais perto da Flórida onde esta o centro de operações da NASA.

    • Verdade. Roubaram muita informação e tecnologia dos americanos. Não fosse isso estariam como hoje, atrasados tecnologicamente em relação aos gringos.

Comentários não permitidos.