Seguindo os passos dos EUA, Alemanha anuncia base militar no Níger

Uma semana depois que os EUA confirmaram estar construindo uma base militar no Níger, a Alemanha anunciou planos para ter sua própria base no empobrecido país do Oeste Africano.

Bernd von Münchow-Pohl, embaixador alemão para o Níger, fez o anúncio em um discurso em Niamey, a capital do país, na quarta-feira (5), segundo informou a AFP.

“Com o estabelecimento de uma base aérea militar alemã em Niamey em apoio à missão MINUSMA no Mali, que o Níger tem apoiado desde o início, um novo capítulo na nossa cooperação começou”, disse o diplomata.

MINUSMA é a sigla para a missão de paz da ONU no Mali.

Von Münchow-Pohl afirmou que a Alemanha está “pronta para se envolver mais na região do Sahel [e] assumir ainda mais responsabilidade”. O embaixador disse ainda que o Níger é “um parceiro central” para a Alemanha e “um país-chave na luta contra o terrorismo e a migração ilegal”.

O embaixador alemão também anunciou que a chanceler alemã, Angela Merkel, visitará o Níger nos próximos dias.

No final de Setembro, os EUA confirmaram estar construindo uma nova base em Agadez, no centro do país, ao custo de US$ 50 milhões, como diz o Pentágono, ou de US$ 100 milhões, segundo relatou o Intercept em 30 de setembro.

Os EUA já mantém drones Reaper armados em uma base aérea em Niamey, a partir de onde apoia uma operaçao anti-terrorismo da França com foco nos países da região do Sahel —Mali, Chade, Burkina Faso, Níger e Mauritânia.

Imagem: Mapa Político do Norte da África, Médio Oriente e Península Arábica. O mapa mostra os países com suas fronteiras internacionais, as capitais nacionais e as grandes cidades.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

7 Comentários

  1. É um avanço importante tendo em vista o combate ao terrorismo, imigração ilegal e crime organizado ….o mundo só tem a ganhar com uma Alemanha mais atuante e presente no mundo

  2. Alemanha querendo dar uma de independente? KKKKK

    Beijou a mão dos EUA, pedindo bênção e permissão antes? kkkkk

    • Sr Professor
      Eu diria que é um processo de recolonização, a pressão Chinesa na Africa esta gerando esse tipo de atitude.
      Porque só agora estão indo pra lá, problemas com terrorismo e imigração ilegal existem a décadas. Antes a Africa era um self-service disponível para as grandes empresas exploradoras de recursos naturais do ocidente (e não interessava se eram ditadores, por sinal era até melhor) mas ai surgiu a China tão inescrupulosa quanto comprando tudo e a todos. Agora é melhor botar um bom cão de guarda em seu quintal.
      * Em breve veremos bases como essa em um continente vizinho ao Africano, pois nele também existem recursos naturais em abundancia.
      Sds

  3. Enquanto isto,
    estão groundeados todos os 6 Tornados da Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha) estacionados na Base de Incirlik – Turquia, com o intuito de apoiar as forças da coalizão internacional na “luta contra” o Estado islâmico.

    A informação é que falhas técnicas que foram detectadas em todos os seis Tornados e a fim de evitar incidentes com o avião e garantir a segurança de pilotos, os voos foram suspensos.

    100% de INDISponibilidade!

    A FAB com seus vetustos F-5 faz melhor neste quesito…

  4. Estão preocupados com terroristas, mas abriram as porteiras do seu país para eles, deram entrada livre e agora acham que a solução é ir no país deles matar meia duzia de perrapados armados com AKs. E outra, vão fazer o que em território hostil se não possuem capacidade de cuidar do próprio lar? Não fossem as importantes bases militares americanas a Alemanha seria insignificante militarmente falando, de uma mediocridade comparável apenas ao do Brasil, porém nós não estamos ao lado da Rússia e nem do Oriente Médio.

  5. Vao tentar bloquear a expansão chinesa economica $ influencia e mercado $ …os chinese deve ta quebrando muita empresa alemã e nao vao perde essa reserva de mercado para seus produtos !!!!

Comentários não permitidos.