Rússia envia terceiro navio para o litoral da Síria

A Frota do Mar Negro confirmou que o navio porta-mísseis Mirazh saiu do porto de Sevastopol e se dirige rumo ao mar Mediterrâneo.

Há pouco, uma fonte disse à agência RIA Novosti que o terceiro navio ligeiro porta-mísseis Mirazh, da Frota do Mar Negro, saíra rumo à costa da Síria.

“O navio ligeiro da Frota do Mar Negro Mirazh saiu de Sevastopol para uma navegação prolongada no mar Mediterrâneo, tendo completado um leque de trabalhos preparatórios. Espera-se que o navio já amanhã passe pelos estreitos do mar Negro e entre no mar Mediterrâneo onde, conforme o plano de rotação de forças, se juntará à unidade permanente da Marinha [russa] nesta região”, disse o representante do departamento de informações da Frota do Mar Negro, Nikolai Voskresensky.

O navio Mirazh pertence ao projeto 1234 e é destinado a comunicações marítimas, proteção naval, luta contra navios de superfície perto do litoral. O navio é equipado com seis sistemas de lançamento de mísseis de cruzeiro Malakhit. Além disso, o navio é armado com um sistema de mísseis Osa-M e vários sistemas de artilharia.

Foto: 1°- © Sputnik/ Vasily Batanov

Foto: 2°-  A.Brichevsky / 2008 – Míssil anti-navio P-120 Malakhit, codinome OTAN: SS-N-9 “Siren”

Edição: Konner/Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

19 Comentários

      • S-88, está insinuando que os russos estariam armando os rebeldes sírios, contra o Assad? se for isso, parabéns pela piada.

      • Até tu “Teacher”? Cara, Estamos falando que o reforço naval russo pode ter a ver com o patrulhamento do mar territorial sírio para IMPEDIR que os rebeldes recebam por via marítima armas dos países do Golfo e da Arábia Saudita. Vou lhe dar um exemplo: Para impedir que Hamas e Hezbollah recebam armas do Irã a Marinha israelense patrulha o Mediterrâneo e o Mar Vermelho tendo, inclusive, feito grande apreensões de armas para os terroristas.

      • é senhor S-88…e outro plano obscuro/oculto deles também é entregar a base deles de lá aos estadunidenses… 😛

  1. Trafico de armas?
    Mas a Russia envia armas desde sempre ao Assad e nunca escondeu… e sempre fez isso na luz do dia

    não entendi

    • Rafa, eu estou falando dos rebeldes mesmo e não do regime de Assad……

      Um colega mais acima disse que seria via fronteira turca mas não dá para imaginar que as armas dos rebeldes cheguem apenas por lá. Essa foi a razão da minha pergunta.

    • Salve Topol!

      Meu caro, não sei se vc saberia, mas aquele sistema tubular mostrado na foto do navio (3 tubos grandes) foi colocado via ‘modernização’ ou já fazia parte do navio? Pergunto porque pelo aspecto, dá a entender que os tubos foram ‘cimentados’ e parece não fazer parte do projeto original. Ou o revestimento funcionaria como um reforço contra o impacto do lançamento?

      Vlw!

      • Salve Warpath

        São lançadores P-6 arranjados em conjunto triplo… esse “singelo” apetrecho faz sim parte original do projeto da classe Nanuchka III desde o início, essa classe de corvetas tem a função principal de defesa de superfície, sua autonomia é bastante limitada pois o navio pesa em torno de 500 toneladas, é praticamente um navio patrulha, porém seu pesado armamento o torna letal em mares fechados como é o caso do Mar Negro e até no Mediterrâneo, tanto a classe Nanuchka quanto a Tarantul foram pensadas exatamente para essa finalidade, a Tarantul no entanto possui dois lançadores duplos e está equipada com o míssil Moskit supersônico… algumas fontes atestam que os mísseis P-120 dessa classe de corvetas também foram substituídas pelo P-270 e algumas unidades foram equipadas com o 3M55 Onix o que constituem uma variante Nanuchka IV

        Quanto ao aspecto do revestimento dos lançadores a meu ver parece ser corrosão mesmo, o revestimento corroído foi camuflado com uma pintura superficial dando essa aparencia de reboco desempenado rsrsssss… A “Passat” está bem mais bonita que essa aí .

        http://www.antapex.org/rn_7.jpg

  2. A Mizrah (Mirage) consubstancia-se em uma Corveta da classe Nanucha III, ou Projeto 1.234,1, das quais foram construídas 16 embarcações entre os anos de 1974 e 1988, sendo que apenas 8 embarcações encontram-se na ativa,

    A Mizrah teve sua construção iniciada em 1983, sendo entregue a Marinha russa em 1986, estando baseada na Frota do Mar Negro desde 2008.

    o interessante desta embarcação e que apesar da pequena tonelagem, cerca de 780 toneladas, pode atingir velocidades de 34 nós, bem como estão armadas com 6 misseis Raduga P-270 Moskit, além de possuírem sistemas antiaéreos Osa-M, um canhão de 76 mm AK-176, podendo ainda operar o AK-630

  3. Para quem vende armamentos não existe amigo ou inimigo. Quem pagar leva. Não acredito em americanos e muito menos em russos. Se precisar, armam qualquer um que for de seu interesse, economico ou político.

  4. A Mirazh afundou o navio patrulha georgiano P-21 Georgy Toreli com um míssil “Malakhit” SS-N-9, quando da guerra da Geórgia em 2008, um outro navio patrulheiro também foi afundado em sequência, bem como após este incidente a marinha russa afundou todos os navios georgianos que estavam no porto de Poti com tiros de canhão.

Comentários não permitidos.