Pinochet, o governante “mais violento e criminoso” da história do Chile

Depois que os Estados Unidos quebraram o sigilo dos últimos documentos sobre o assassinato em Washington do chanceler Orlando Letelier no dia 23 de Setembro, que confirmam que Augusto Pinochet foi o mandante, o Parlamento chileno decidiu nesta quarta-feira, dia 5 de Outubro, emitir uma recomendação política inédita.

Com o apoio de 69 deputados, a oposição de 23 e seis abstenção, a Câmara aprovou um acordo que qualifica Pinochet como um “ditador, artífice de um aparato terrorista de Estado e autor intelectual do assassinato premeditado e traiçoeiro do ex-chanceler”, Salvador Allende.

“Isso faz dele —Pinochet— o governante mais violento e criminoso que o Chile já teve em sua história”, afirmam os deputados, que querem que o Ministério da Defesa garanta que não se exibam imagens de Pinochet em nenhum órgão público e nem que se prestem homenagens nas Forças Armadas.

Segundo a informação revelada pelos Estados Unidos 40 anos depois do assassinato de 1976, Pinochet foi quem ordenou a criação de um comando que cometesse o atentado contra Letelier, um político incômodo para a ditadura por suas constantes denúncias em Washington contra o regime autoritário de Santiago. “Uma revisão de nossos arquivos sobre o assassinato de Letelier nos ofereceu o que consideramos provas convincentes de que Pinochet determinou que seu chefe de inteligência perpetrasse o assassinato”, destaca o relatório da CIA fechado em 1 de maio de 1987, e redigido durante o Governo de Ronald Reagan.

O acordo dos deputados chilenos também se refere ao papel cumprido pelos tribunais da ditadura, que impediram que o chefe da polícia secreta de Pinochet, Manual Contreras, fosse finalmente extraditado para os Estados Unidos, como pretendia Washington.

O texto destaca que o ex-presidente da Suprema Corte Israel Bórquez e todos os ministros do mais alto tribunal do país que vieram depois e impediram a extradição são “uma vergonha nacional”. “Deixaram de cumprir seus deveres de forma muito grave”, afirma o texto do Congresso.

Desde a chegada da democracia em 1990, a Câmara não emitia um pronunciamento deste tipo em relação a Pinochet que, depois de deixar o Governo e abandonar a direção das Forças Armadas, em 1998 se tornou senador vitalício da Câmara Alta.

ROCÍO MONTES

Foto: Augusto Pinochet

  • Augusto José Ramón Pinochet Ugarte foi General do Exército chileno, ditador do Chile após um golpe militar em 11 de Setembro de 1973. O ditador chileno Augusto Pinochet derrubou o governo Allende em 1973 e permaneceu no poder até 1998. Nascido em 25 de Novembro de 1915, entrou para o exército chileno em 1935. Ele subiu na hierarquia e foi nomeado Comandante em Chefe do Presidente Salvador Allende, em 1973. Um mês depois, Pinochet liderou um golpe militar que derrubou Allende. Ele nunca foi julgado por violações dos direitos humanos. 

Edição: Konner/Plano Brasil

Fonte: El País

14 Comentários

    • Nereu , não achaste nada sobre Castro e Che ? Achando e comparando você e qualquer um , entenderá que PINOCHET a esta hora virou Santo , já Che , esta nos Infernos esperando Castro, vendo o DIABO afiar o TRIDENTE !!

  1. As únicas desgraças completas são as desgraças com as quais nada aprendemos…..a historia nos mostra como a América do sul sempre foi alvo de incursões e movimentações obscuras de “alienígenas” …e infelizmente isto perdura até os dias presentes pela ignorância e falta de informação/conhecimento das massas….enquanto o povo for ignorante e ignóbil este quadro não mudara….é por isso que a educação neste pais é sempre sabotada e mantida intencionalmente/propositadamente parada ou mal funcionando….a América do Sul sempre foi palco de disputas de interesses entre players mundiais…e o meu grande temor é que uma certa republica das bananas hoje tomada e aparelhada pelas “forças ocultas” de sempre seja usada como massa de manobra em algum conflito por aqui para defender interesses alienígenas…já que hoje o destino/rumo deste pais não são mais guiados por nós….não por acaso saiu agora um “boato” de que supostamente caças Venezuelanos invadiram nosso território….é factoide criado para justificar posturas/ações hostis contra a Venezuela pois querem colocar este pais aqui e outros da região contra ela…querem usar este pais aqui como massa de manobra contra a Venezuela…..é assim como estão fazendo…estão tomando e pilhando um pais e o usando contra outro pais alvo…Chile, Paraguai, Colômbia…estes países estão sendo usados hoje como massa de manobra para cercar/sitia a Venezuela….e o meu grande temor é que sejamos empurrados junto com outras nações tomadas/dominadas da região em algum conflito armado…Povo Desprotegido…

    • Felizmente tenho que discordar de seu ponto de vista, Venezuela beneficia 4 milhões de habitantes de um total de 20 milhões somente para se manter no poder os outros 16 milhões nem comida podem comprar, o Chile vai muito bem (inclusive em armas) o pais não precisa ser vassalo dos EUA para ir bem, só tem que ter um governo serio, a Venezuela, o Equador e a Bolívia sofrem com governos populistas mentirosos que invetam todo tipo de estorias para se manter no poder, pilhando a maquina publica em favor propio, veja o nosso caso ta barato fazer compra hoje em dia ???

      • é verdade senhor Munhoz…e todo esse negocio de operação Condor, Brother Sam e Popeye é invenção das “isquerdas”….os irmãos Wright é que inventaram o avião e foram os estadunidenses que descobriram a tecnologia Stealth né……

      • Tão editando minhas respostas só tava querendo debater um pouco de historia.
        __________________________________________________
        Munhoz – É importante na discussão não alterar o foco do tema em questão na matéria – Plano Brasil

      • Esta é boa , qualquer leigo que conheça o invento de Santos Dumont e dos irmãos …, de pronto descarta os irmãos …, de saída lançado por Catapulta , até pedra voa !!

      • não sei até onde vai a sua memoria,mas …
        __________________________________________
        Nereu – Por favor, encare como uma pergunta retórica, uma interrogação que não tem como objetivo obter uma resposta, mas sim estimular a reflexão sobre o assunto, para não perdermos o foco do tema principal. – Plano Brasil

      • Editaram essa resposta ???
        _____________________________________________
        Munhoz – Sim. É importante na discussão não alterar o foco do tema em questão na matéria – Plano Brasil

  2. Se fosse revolucionário de esquerda hoje seria santo canonizado. Esperem e verão Fidel pós morte ser elevado a condição de defensor dos fracos e oprimidos e ganhar um auréola para desfilar no panteão cristão. Ainda mais se acontecer durante o mandato do argentino pop, o queridinho da mídia globalista.

  3. Depois eu sou acusado por aqui de “demonizar” as esquerdas…….

    Esse tipo de manifestação desnuda o viés medíocre e revanchista das esquerdas. Medíocre por caracterizar-se um mau uso absurdo do dinheiro do contribuinte chileno, visto que ao invés de estar discutindo temas relevantes para a sociedade local perde-se em uma mediocridade desse tamanho. E revanchista pelo fato de querer remexer nas feridas do passado. É algo semelhante ao que foi feito aqui no Brasil pelo ParTido quando rebatizou prédios públicos que tinham nomes de presidentes militares com o nome de guerrilheiros, quando quiseram instrumentalizar a comissão da verdade para praticar o revanchismo e quando tentaram rever a lei da anistia, que o STF teve o bom senso de preservar.

Comentários não permitidos.