Fettulah Gulen poderá pedir asilo político ao Brasil

A notícia de que o clérigo turco Fettulah Gulen poderá pedir asilo político ao Brasil provocou intensa repercussão. Gulen, que vive nos Estados Unidos desde 1999, é considerado pelo presidente da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, como o seu inimigo número um.

A divulgação da notícia de que Fettulah Gulen poderá pedir asilo político ao Brasil ou ao Canadá ou ainda à Bélgica foi publicada pelo jornal turco “Hurryet”, citando o ministro da Justiça da Turquia, Bekir Bozdag, como fonte. Segundo Bozdag, a Inteligência turca levantou a informação de que Gulen estaria pensando em pedir asilo a um destes três países.

Ex-aliado do Presidente Recep Tayyp Erdogan e hoje seu inimigo político número um, Fettulah Gulen vive na Pensilvânia, de onde comanda o movimento Hizmet, que reúne nos Estados Unidos mesquitas e centenas de instituições de ensino voltadas para a difusão da cultura muçulmana.

Erdogan acusa Gulen de ser o mentor intelectual da insurreição militar de 15 de julho de 2016, que, segundo o presidente turco, tentou afastá-lo do poder. Desde então, 32 mil pessoas foram presas na Turquia, entre militares, juízes, procuradores, advogados, professores e várias outras categorias profissionais.

Especialista em políticas dos países da África e do Oriente Médio na Universidade Federal Fluminense, o Professor Jonuel Gonçalves comenta a questão para a Sputnik:

“A possível motivação de Fettulah Gulen para pedir asilo a um destes três países [Brasil, Bélgica ou Canadá] é a sua percepção de a Turquia exercer pouca ou mesmo nenhuma pressão sobre estes parceiros.”

Já nos Estados Unidos, segundo o especialista da UFF, “Gulen pode estar se sentindo intranquilo devido às constantes pressões de Recep Tayyp Erdogan sobre Barack Obama, para que o clérigo seja preso e extraditado para a Turquia. Uma destas formas de pressão é a ameaça de Erdogan de retirar a permissão para que a Força Aérea dos Estados Unidos continue utilizando a Base Aérea de Incirlik como apoio para incursão dos seus aviões contra as posições do Estado Islâmico [o Daesh] na Síria e no Iraque.”

A Base Militar de Incirlik é operada em conjunto pelas Forças Aéreas da Turquia e dos Estados Unidos. A Base fica próxima à vila de mesmo nome, situada a cerca de 12 quilômetros a leste de Adana (quarta maior cidade da Turquia) e a 56 quilômetros da costa do Mediterrâneo. Pela sua proximidade com Iraque, Irã e Armênia, é considerada altamente estratégica pela OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Jonuel Gonçalves lembra ainda que, se Fettulah Gulen de fato formalizar o seu pedido de asilo ao Brasil, o Ministério das Relações Exteriores terá de se manifestar, levantando os antecedentes do clérigo e descartando qualquer possibilidade de ele exercer atividades ligadas ao terrorismo, conforme o acusa Erdogan.

Foto: © AP / Selahattin Sevi, File

Fonte: Sputnik News

 

 

22 Comentários

  1. não duvido nada nada que nos mandem essa bucha de canhão, alias daqui a pouco acaba a Guerra na Síria e não é de se duvidar que esse governo GLOBAL receba alguns militantes do Isis

  2. notem como todo bandido do mundo busca se refugiar por aqui…porque isso aqui é pais da mãe Joana…terra sem lei….terra de ninguém onde bandido é recebido e tratado como estrela …. como Cesare Battisti….Ronald Biggs do repercutido assalto ao trem pagador ocorrido no reino do opio unido…como os fugidos nazista que se refugiaram aqui, viveram e prosperaram até o fim de suas vidas…não é a toa que todo bandido do mundo busca refugio neste pais…pois aqui bandido é sempre ovacionado, herói, estrela nacional ou salvador da pátria……repito, reitero e ratifico…A Corrupção não é um privilegio de políticos….Não existe político corrupto…. Existe o Corrupto que foi transformado em político…. Representante real daqueles que o colocaram no poder!.. Um governo consiste no reflexo de seu Povo….Se ha aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto….

    • A Máquina Troll perdoe-me mas descordo de sua pessoa pois não sou corupto e acredito que voce tambem não é, nem o povo Brasileiro é, o problema é que para não se votar em um corupto só a duas maneiras ou voce não vota ou voce vota em branco eu por exemplo votei em branco e lembrando que os ultimos meios de protesto pascificos é justamente a recusa de votar ou votar em branco e o indice de não votantes e votos em branco são de 30% e a cada eleição este número aumenta imagine este número superando os votantes com a quantidade de candidatos que existe teremos governantes com 10% ou 12% da aprovação popular vai ser ai que os protestos deixaram de ser pascificos, MAIS uma coisinha caso voce tenha conhecimento de que numa sala com dez pessoas todas criminosas cinco voce tem certesa de que são criminosas mas voce tem de libertar cinco pois a lei lhe obriga a fazer isto, isto não faz de voce um criminoso e o povo aos poucos esta percebendo por este motivo deixam de votar ou votam em branco ESTAS VENDO COMO A COISA ESTA FICANDO PERIGOSA há onten postei um comentario parecido mas não sei porque não foi exibido.

    • Cesare Battisti, terrorista condenado à prisão perpétua na Itália, não apenas foi recebido de braços abertos pelo ParTido quando este desmandava aqui no Brasil como circula com desenvolturas em todos os círculos esquerdistas tupiniquins…

      • Cesare Battisti vinculado com a Brigada Rossa/Vermelha, um grupo que clamava ser marxista revolucionario proletario, mas que foi revelado nos ,tribunais italianos, no Senado Italiano ser uma criacao da OTAN, CIA, PENTAGONO, como parte da Operacao Gladio, cujo objetivo era desestabilizar governos eleitos popular que procuravam uma politica externa independente, A CIA, na Operacao Gladio usava esses grupos para cometer atos terroristas, como o rapto e assassinato de Aldo ~Moro, que depois a midia dizia ser atos terroristas cometidos por grupos comunistas O mesmo que ocorre hoje com esses atos terroristas que a midia diz ser cometidos por terroristas islamitas, quando na verdade eles sao cometidos por agentes secretos dos servicos de Inteligencia da OTAN, e o que se chama Operacao Gladio2. Se Battisti, um intelectual menor vinculado com um aparato terrorista da CIA, a Brigada Rossa, recebe asilo no Brasil, eu creio que um Chefao todo poderoso, bilionario, vinculado com trafico de heroina, terrorismo, trabalhando com a CIA, os Clintons e a familia Bush,sera mais que bem vindo no Brasil. Ele recebera ate ciddania brasileira, e mais um passaporte, para acrescentr na sua lista de varios passaportes que ele ja possui.

      • Esqueci que sob a ótica do conspiracionismo delirante, seja ele de esquerda ou de extrema direita, tudo é culpa dos EUA, da OTAN e dos sionistas maus que querem implantar um único governo global….

        Esqueci alguma coisa?

      • Vc usa a formula que a CIA criou em 1975 para seus agentes no jornalismo responder os argumentos daqueles que se opoem ao imperialismo com argumentos baseados em fatos historicos e fontes bibliografica. Dizer que tudo e “conspiracionismo”. Mas essa formula ja esta desgastada e defazada, prova e, a queda da credibilidade do jornalismo norte americano e europeu, queda de credibiidde essa que resultou em muitos desses jornais se encontrarem a beira da bancarrota por falta de leitores, queda na vendagem etc. Nao estou dizendo com isto que voce tambem e jornalista comprado pela CIA/MOSSADA, como a maioria dos jornalistas de renome que escrevem para os grandes jornais dos paises do Ocidente sao, dai o termo HACK/PROSTITUTO DA PENA para referir se a jornalistas que se vendem, mas a formula que voce emprega, CONSPIRACAO, CONSPIRACAO,CONSPIRACAO, is CIA’s made answer. para tentar desacreditar aqueles que se opoe as suas atividades com argumentos baseados em fatos historicos que podem ser lidos nas bibliotecas.

      • Você contrapõe a constatação de usa de conspiracionismo com mais conspiracionismo? Isso sim é que é um expediente defasado e não “defazado”. No mais os supostos “fatos históricos” vão em uma direção completamente oposta da que você indica. Até porque Jim Willie, Zero Hedge, Paul Craig Roberts e Adrian Salbuchi não são fontes confiáveis de nada visto serem ou conservadores primitivos, que foram alijados da história pela ascensão do neoconservadorismo, ou então fascistas.

      • Nao vem com generalidades.Vamos nos especificos O caso aqui tratado e a Operacao Gladio ! e Operacao Gladio 2 Ambas criadas pelo Pentagono/CIA e o uso grupos que clamam ser marxista revolucionarios proletarios,no Gladio I e a utilizacao de grupos islamitas radicais para criar caos atraves de atos terroristas em paises cujos governos eleitos pela populacao tentam uma politica externa um pouco independente de washington. Fontes: RICHARD COTTRELL, um ex membro do parlamento europeu pelo partido Conservador britanico GLADIO NATO’S DAGGER AT THE HEART OF EUROPE. PAUL L WILLIAM OPERATION GLADIO THE UNHOLY ALLIANCE BETWEEN VATICAN, CIA AND THE MAFIA GANZER, DANIELE NATO’S SECRET ARMY. Eu creio que basta. Gladio 2, CIA Mossada, Servico de Inteligencia turco, Fetullah Gullen. Fonte: Sibel Edmonds Classified Woman e Lone Gladio, mais o blog BoilingFrog.

      • Você quer um exemplo? A história já comprovou que os famigerados “protocolos dos sábios do sião” foram forjados pela polícia czarista para justificar a perseguição aos judeus. E ainda assim vocês acham que eles são verdadeiros e que os sionistas maus querem dominar o planeta.

      • Pra que trazer o protocolo para essa discussao. conheco muito bem a literatira sobre esse livro, desde o Dialogo no Inferno de Maurice Joly, o artigo de Phillip Graves publicado no The Times de Londres em 1921 o livro de um judeu que eu respeito, e tenho varios de seus ivros, o NORMAN COHN, autor de WARRANT FOR GENOCIDE. Li tambem alguns dos livros e ensaios citados na bibliografia desse livro e tammbem li o Cemiterio de Praga de Humberto Eco. Portanto o assunto nao me e estranho. que o livro e fraude nao posso negar mas tambem nao posso disputar o fato que a publicacao em ingles desse livro foi financiado por aquele gentleman, modelo-mor do capitalismo norte americano, Mister Henry Ford. im Senhor, Henry Ford, um dos financiadores de Hitler. So estou esrevendo isto para mostrar a voce que nao desconheco o crater fraudulento dos Protocolos. Voce deve ter percebido, que quando referi ao Gladio I eu nao mencionei o Mossada. Razao simples, o Gladio I, criacao dos irmaos Foster Dulles, e do pai do Bush Senior, foi uma alianca entre os precussores da CIA e depois a propria CIA, o Vaticano, a Mafia italiana, e a Mafia Turca e os agentes nazistas da SS que operavam no Leste Europeus e que form recrutados pelos varios Servicos de Inteligencia dos EUA Foi a epoca que os nazistas alemaes haviam penetrado o Pentagono, atraves de Prescot Bush, o pai de Herbert Bush, que foi mais trde Diretor da CIA e presidente dos EUA. Prescot Bush foi um dos norte americanos que financiaram Hitler. Ja a Gladio 2, que foi iniciada em 1995, envolve o Mossada, pos nessa epoca os sionistas neoconservdores pro-israelitas ja haviam penetrado nao so a CIA, como tambem o Pentagono, desalojando no processo a posicao majoritaria que os nazistas tinham dentro do governo norte americano..Como se ve Washington tem sido um campo de batalha onde peleja os Nazistas contra os Sionistas para controlar o governo norte americano. Fonte Kay Griggs, no Youtube.Nao precisei nem do Jim willie, nem do Doutor Craig Roberts, nem do Zero Hora. E como ninguem me paga para escrever o que penso, eu nao sigo formulario. nem obedeco catecismo.

      • Não sei quem os teriam “forjados” a que pretesto ou quem levaria vantajem em executa-los, mas que eles estão em plena EXECUÇÃO, ah, eles estão. Analise as proposições e verás que tudo corre de acordo com seus mandamentos. Seria muita falta de inteligência não notar esse parelhamento entre o que os PROTOCOLOS enumeram e o que acontece hoje na geopolítica mundial.

  3. Ele vai chegar aqui e vai ver que ele e um amador se comparando com nossos políticos Golpista ,vai prescisar de 1 curso intensivo urgente !!!!

    • Cesare Batisti deve ter pensado o mesmo quando foi recebido pelo governo passado. Mas ele e Fettulah Gulen são casos imensamente opostos. Compara-lo a Batisti é desonestidade moral.

    • General londe de mim querer desfazer a capacidde para corrupcao, traicao, robalheira de nossos Golpista, mas Gullen esta em outro nivel, muito acima da capacidades de nossos golpistas tupiniquis. O homem tem sido a peca fundamental da Operacao Gladio2, que visa usar o fundamentalismo islamico e o ideologia restauracinista otomana, para criar caos em toda os paises da Asia Central que faziam parte da Uniao Sovietica e naqueles paises onde existe uma populacao de origem turca, cujos governos tentam nao ser vassalos dos EUA. E agitador nato, grande oratoria, instrumento da CIA, que construiu madrassas/escolas islamicas onde se ensinam fundamentalismo islamico e ingles, em mais de 20 paises da Asia Central e Africa, instrumento na criacao do ISIS/DAESH, sendo seu principal guru, envolvido no trafico de heroina juntamente com a CIA e o Mossada, e o Servico Servico de Inteligencia turco, no trafico de mulheres, criancas, e orgaos e traficode armas, mesmo armas consideradas ilegais como armas quimicas por exemplo. e amigo e socio dos Clintons e da familia Bush. E o chefede uma vasta organizacao, que excluindo os procedimentos resultantes do trafico de narcoticos e outras atividades criminais tem um capital de $20.000.000.000, vinte bilhoes de dolares, Sibel Edmonds, ex FBI funcionaria, que foi demitida do seu trabalho, quando ela descobriu o envolvimento dos politicos da mais alta categoria na Casa Branca, Senado. Congresso, Pemtagono, com Fettullah Gullen que foi investigado pelo FBI, mas cujo material descoberto pelas investigacoes foram arquivados. O caso Sibel Edmonds foi manchetes de jornais nos EUA, no Congresso e ate no Supremo Tribunal Se alguem quer saber quem e Fettullah Gullen e so google Sibel Edmonds Youtube/Turkey.

Comentários não permitidos.