China desenvolve radar quântico capaz de detectar aviões furtivos

Cientistas chineses elaboraram um sistema pequeno, potente e seguro de radar baseado na física quântica com objetivo de detectar alvos furtivos localizados a 100 quilômetros de distância, informa a corporação chinesa China Electronics Technology Group Corporation (CETC).

A empresa descreve o dispositivo como o primeiro sistema de radar quântico que usa fótons interligados que permanecem invisíveis para os sistemas já existentes. Caso o equipamento se torne realidade, essa notícia não será boa para o Pentágono que investe fortemente nas tecnologias stealth.

As mais recentes entregas do Departamento da Defesa dos EUA incluem o caça multimissão Lockheed Martin F-35 Lightning II e o destroier de mísseis guiados USS Zumwalt (DDG-1000) que possuem tecnologia stealth.

O radar inovador chinês usa um fenômeno chamado de entrelaçamento quântico. O uso desta tecnologia permite obter informações críticas sobre o alvo, incluindo sua forma, localização, velocidade, temperatura, entre outras características, revela o cientista Stephen Chen.

O radar já passou por uma série de testes interceptando alvos a 100 quilômetros de distância, embora seu alcance possa ser ainda maior.

Segundo informou o professor chinês Ma Xiaosong ao jornal South China Morning Post, o anúncio do novo modelo já se tornou viral na comunidade de pesquisadores. A CETC projeta e fábrica equipamentos eletrônicos avançados, sistemas de informação, software e componentes militares e civis.

A corporação é composta por vários institutos de pesquisa que, segundo é informado, desenvolveram sistemas eletrônicos para a primeira bomba nuclear da China, um míssil guiado e um satélite geoestacionário.

Imagem: © Youtube/arronlee33

Fonte: Sputnik News

 

25 Comentários

  1. …Caso o equipamento se torne realidade…. vamos aguardar então.

    O que pode se tirar desse artigo é que os Chineses, assim como outros, estão investindo muito em pesquisa de ponta. Outra coisa é que aeronaves de quinta geração não poderão depender apenas da furtividade para garantir sua sobrevivência, elas deverão ter um bom desempenho de voo como todo caça que foi bem projetado ao longo da historia e enfrentou os radares de seu tempo.
    * Uma boa eletrônica embarcada tanto ofensiva quanto defensiva se faz necessário também.
    Sds

  2. Se isto for verdade e esse sistema for efetivo, praticamente todo os investimentos dos EUA em defesa ficaria comprometido e os caças de 4 geração poderão eliminar a vantagem dos de 5 e isso sera o maior furo na industria de defesa em toda a historia.

    • Não esqueça que Russia e China também desenvolvem equipamentos furtivos. Se os dois abandonarem seus programas vamos ter certeza que o equipamento chines cumpre o que promete.

      • mesmo que este tipo de equipamento se torne realidade ninguém abandonara a tecnologia Stealth pois ela ainda continuara sendo eficaz contra países sub-armados e desdentados como esta republiqueta de bananas…

      • Um caça invisível envolve muitas tecnologias e materiais com um elevado custo e também lucro para a industria e é justamente ai que a porca torce o rabo, ela quer o lucro só que nessa sede talvez essa industria “deixou” de pensar em outras possibilidades que poderiam anular essa tecnologia.

      • Exatamente isso máquina… stealth continuará sendo efetivo contra o tipo de países defasados tecnologicamente que estão na lista e “ávidos” por receber uma bela dose de “democracia”… ou também contra os caças comuns de gerações anteriores que ainda são a maioria absoluta.

      • Não é melhor esperar acontecer antes prever o futuro?

        Você não percebe que todas as forças aéreas do mundo estão investindo em aviões stealth porque não concordam o seu ponto de vista.

        Incrível esse esforço para minizar todas as tecnologias que os russos não dominam.
        Ao contrario do que você afirma a furtividade anda é muito útil contra sistemas terrestres.

        Certamente não preciso te lembrar que quase todos os SAMs modernos usam ondas curtas. Talvez um consiga guiar mísseis com radares VHF, e ainda nem se sabe.

        E mesmo com o fim do Stealth, não vai ser 20% a mais de agilidade que salvar vai ninguém.

        Só lembrando:
        Buk, tor , Pantisr, S-300, S-400, todos utilizam ondas curtas. E dizer que só é útil contra caça é incorreto.

      • A industria tem interesse no lucro, nos anos 60 os EUA desenvolveram o mais avançado bombardeiro do mundo que voava a grande altitude e depois de bilhões investidos no seu desenvolvimento descobriram que ele era obsoleto diante dos SAM sovieticos e desistiram da produção, nos anos 90 os EUA não tinham um inimigo para para contrariar esse conceito e o lucro com esta tecnolgia é alto sinceramente levando em conta o passado não da para confiar 100% na industria e acho que isto é o maior furo da historia militar a marinha esta relutante e já vemos outros sintomas do fim deste conceito, confio mais em misseis hipersonicos e laser do que neste conceito é só uma questão de tempo.

      • qualquer estudante de eletrônica pode desenvolver um sistema que passa três variáveis de um radar para um lançador de misseis, isso inclusive já ocorre nos próprios sistemas SAMs…
        o problema do radar de baixa frequência é a mobilidade e precisão, o míssil precisaria se orientar de outra forma dps que chegou perto do alvo.

  3. Quando os russos mostraram ao mundo a combinação de hiper manobrabilidade, alto poder de fogo, grande raio de alcance dos primeiros caças Su-27 de toda a família Flanker, os Estados Unidos simplesmente perceberam que sua engenharia aeronáutica seria incapaz de conceber e desenvolver um avião superior ao aparelho russo e decidiu inovar: Conceber, projetar e produzir um caça que fosse capaz de se aproximar sem ser detectado do super caça russo, o atacar e fugir. Dai surgiu o projeto de um caça avançado de superioridade aérea, cujos frutos foram o F-22 Raptor e o YF-23 Black Windon. O primeiro venceu e desde 2004 se tornou operacional e hoje quase duas centenas constituem a vanguarda da força aérea dos Estados Unidos. Sua primazia como dito, se constitui em sua furtividade. Na capacidade de se aproximar de seus adversários, atacar os mesmos sem ser percebidos e voltar para base em segurança. Não sei os colegas, mas eu ao ler essa notícia fico me perguntando o seguinte: O que será que vai acontecer com a superioridade alicerçada na furtividade dos F-22, F-35 e B-2 Spirits. quando toda as famílias Mig e Flanker russas e seus equivalentes chineses forem dotados desses radares quânticos ? kkkkkkkk. País que tem juízo, investe PESADO em excelentes escolas, excelentes universidades e institutos de pesquisas e de tecnologia e em inovação. De uma Revolução Científica, surgem inúmeras Revoluções Tecnológicas. Os produtos destas, quando são colocados em prática no nosso cotidiano alteram toda a realidade e refazem os valores dos seus protagonistas! Parabéns aos chineses e aos seus cientistas, engenheiros e técnicos em geral que labutaram em silêncio sem nenhum alarde pelo grande trabalho…

  4. Tecnologia de vanguarda , liderança inteligênte (nao aquela que quebra o seu próprio pais pelo lucros astronomicos ) governo centralizado idiotas uteis presos e uma populacao de 1/5 da terra .. OLHA O NOVO IMPÉRIO MONGOL AI GENTE !

  5. Outros países, como EUA e Rússia estão tentando desenvolver um radar quântico, porém nenhum destes conseguiu até hoje “resultados de campo”, em ambiente aberto. Todos os resultados positivos obtidos até agora, foram em ambiente de laboratório.

    Os chineses foram os primeiros a conseguir resultados concretos em ambiente natural, sujeito a todo tipo de interferências…

    O radar quântico, tem seu funcionamento baseado em partículas e não em ondas de rádio….Por isto, além de indetectável pelas armas anti-radar, são imunes as técnicas de interferências eletrônicas atuais. Uma enorme vantagem!

  6. A tenologia fotônica quântica ainda está engatinhando, em se tratando aliada a radares então está praticamente no útero… tudo que se tem é uma prova de que o conceito existe e pode funcionar e agora vai depender do empenho de seus desenvolvedores para amadurecer e domar essa nova tecnologia… é cedo para tecer algum juízo de valor acerca de seu funcionamento ou não, principalmente contra contatos stealth, porém não devemos desdenhar da mesma nem muito menos da astúcia dos chineses no campo da ciência quântica, no qual estão entre os pioneiros e seus feitos já figuram entre os melhores resultados práticos já alcançados em todo o mundo.

    • Levando em conta a sua analise podemos cocluir que a industria não levou em consideração este conceito ao investir nos ” invisiveis” assim como essa mesma industria não levou em consideração a barreira de misseis sovietica em 73 com os israelenses e os sovieticos não levaram os drones de Israel nos anos 80 e assim por diante de 2000 até 2020 esse radar é um conceito e de 2020 em diante uma realidade com o fim da guerra fria demorou para os invisiveis substituirem os de 4 geração e sem um inimigo a altura a industria ficou livre para entubar seu conceito de invisiveis no Pentagono mas agora as coisas estão mudando.

      • Exatamente isso Munhoz… a premissa de que a tecnologia é viável já existe e logo no primeiro resultado prático já se consegue um acréscimo de 20% na faixa de detecção… imagine daqui 5 anos de estudos, ou mais ainda daqui a 10 anos a guinada será radical, tanto no alcance de detecção de aeronaves stealth quanto na imunidade que esse tipo de radar poderá ter contra os atuais meios de guerra eletrônica… ou seja, toda a estratégia de ataque terá de ser repensada…

        Mas ao mesmo tempo isso não inviabiliza totalmente o stealth pois o mesmo ainda será eficaz contra boa parte do equipamento que está em utilização hoje e que permanecerá pelos próximos 20 anos mas ocorre que a tecnologia de emaranhamento quântico será um divisor de águas tão importante que fará com que o stealth seja repensado já que gradativamente com a entrada em operação dessa nova tecnologia o mesmo cada vez mais perderá sua serventia frente aos vetores mais modernos, continuando eficaz apenas contra os equipamentos atuais que tendem a ser substituídos nas próximas duas décadas…

        Isso que estamos debatendo hoje é só a ponta do iceberg, muito mais evolução virá por aí pois ao contrario do stealth que já atingiu seu ápice evolutivo, a tecnologia quântica está apenas engatinhando tem muito mais para onde evoluir assim como terá muito o que provar.

    • Resta saber como os fotons atravessam as nuvens, por exemplo.

      Não existe mágica Topol, e se existe deve ser demonstrada.
      Não se esqueça que a Rússia também prometia um bombardeiro furtivo até que o preço petróleo caiu e tiveram que mudar de ideia por falta de dinheiro.

      Deveriam levar mais a sério a opinião dos engenheiros e das forças aéreas de verdade.

  7. Quem fez o informe sobre o radar quântico foi a estatal “China Electronics Technology Group Corporation” (CETC), é um dos principais grupos industriais militares chineses, controlado diretamente pelo governo central, desenvolve e implanta os principais componentes de hardware, software e sistemas de informação para aplicações militares e civis.

    O CETC colaborou com cientistas quânticos da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, onde foram alcançados muitos avanços em tecnológia quântica, incluindo maior rede do mundo para comunicação segura com chave criptografica quântica e o desenvolvimento do primeiro satélite quântico do mundo.

    Não sei qual a razão para divulgar este tipo de desenvolvimento tecnológico, seria mais vantajoso manter em segredo.

    Pode ser que os chineses considerem que seja impossivel ocultar dos serviços de inteligência estrangeiros e optaram por divulgar controladamente, como uma forma de dissuassão contras as crescentes pressões militares estadunidenses, tipo um alerta: “Nem vem, que não tem”… 😉

  8. Amigos,

    Até onde sei, a técnica de emaranhamento quântico ( que é o que parece ser usado aí ) gera dois fótons iguais, lançando um no ambiente e outro que fica retido para efeitos de identificação de imagem, tornando até possível o uso de uma “frequência” ou “assinatura” específica.

    Na teoria, se irradia fótons no ambiente, captando-se uma imagem através das diferenças de estado geradas entre os fótons que colidem com o objetivo e retornam, comparando-os com os que ficam retidos. Mesmo que não haja um retorno, seria teoricamente possível captar os fótons específicos dispersos no ambiente e no mínimo a “sombra” criada com a passagem do stealth.

    As próprias ondas eletromagnéticas tem fótons ( podem ser, inclusive, descritas como deslocamento de fótons em si ). Logo, é teoricamente possível adaptar isso a radares, de modo a ter melhor resolução. O que também abre brecha para se utilizar a luz em diferentes espectros.

    De fato, alega-se que tenha uma precisão maior que a mera emissão de ondas. Mas ocorre que propagar e captar fótons pelo ambiente não é tarefa simples, pois há muita dispersão/perda de energia.

    Mesmo que o material RAM possa ter sua função altamente degradada, as próprias técnicas de forma não o seriam, visto as ondas eletromagnéticas serem defletidas por elas ( o que poderia diminuir a propagação dos fótons a acertarem a estrutura e retornar )… Fóton pode não ter massa em repouso ( não pode existir em repouso ), mas pode se dizer que existe como massa em movimento, sendo até possível calcula-la nesse estado ( e o que tem massa pode ser repelido; tanto é que a técnica funciona captando fótons que batem e retornam ).

    Por fim, estudos nessa área não são novidade nenhuma. Americanos, italianos e israelenses já alegam terem avançado e mesmo chegado a algo prático…

    Só um exemplo:
    https://www.tomshw.it/il-primo-radar-fotonico-al-mondo-e-italiano-56353

    O que se pode esperar disso, em primeira instância, é uma melhor resolução de imagem. Isso permite uma identificação mais precisa do alvo, podendo elevar a distância de detecção prática ( aquela na qual o retorno é ideal para determinar a posição ). O quanto aumenta? Isso já é difícil dizer…

  9. Independente de este radar ser efetivo ou não uma coisa é certa, a China conseguiu dar o passo mais concreto em relação ao futuro tecnológico. Pra quem não sabe, a física quântica tende a mudar praticamente tudo ligado a comunicações, equipamentos eletrônicos e afins a estes, tudo porque a forma de envio e recebimento de dados é modificado por completo desde sua estrutura, sendo mais segura e quase inviolável, o envio do satélite de comunicação quântica pela China este semestre tende a trazer dados que estão sendo testados, e esses dados vão começar a mudar a estrutura tecnológica chinesa, será uma nova revolução industrial.

    • Uma destas mudanças de paradigma é o próprio meio de comunicação do satélite chinês recentemente lançado,
      que se dá não através de ondas de rádio, más do teleporte quântico da informação, com alcance, ao que parece, de 1200 km…

      • Caro Alvez, não dá nem pra dimensionar o quanto isso irá mudar nossa autal tecnologia, mas com certeza mudará bruscamente, e o fato da China estar na vanguarda os tornam líderes no setor, isso claro se as demais potencias globais não investirem no setor de forma real.

Comentários não permitidos.