2016 – O ano que vivemos de maneira estúpida

Os resultados eleitorais de 2016 se definem pelo cinismo manipulador dos políticos e pela ignorância ou irresponsabilidade dos eleitores.

O que nos falta agora é que Donald Trump acabe sendo presidente. Os resultados eleitorais neste ano de 2016 estão sendo definidos pelo cinismo manipulador dos políticos e pela ignorância, negligência e irresponsabilidade dos eleitores.

Eis o coquetel fatal que levou Trump à candidatura presidencial republicana, levou à vitória do Brexit no Reino Unido e, o mais terrível até a data, ao “não” ao acordo de paz no referendo colombiano e o “sim” à perpetuação de uma guerra civil que já dura meio século.

Em todos os casos a mentira triunfou. Existe um fio comum entre Álvaro Uribe, o homem-orquestra populista que dirigiu a campanha pelo não na Colômbia; Boris Johnson, o mais carismático pelo não à permanência do Reino Unido na União Europeia; e Trump, que insulta a verdade a cada hora do dia em sua campanha para que a estupidez tome posse da Casa Branca.

Os eleitores, por sua vez, são levados como vacas ao abismo. Com o perdão às vacas, que certamente mostrariam mais senso comum diante da perspectiva de autoaniquilação do que as variedades de homo sapiens que habitam Colômbia, Inglaterra e Estados Unidos.

plebiscito colombiano foi a obra-prima da longa carreira política do ex-presidente Uribe, que conseguiu ganhar as mentes (se essa é a palavra) e os corações (escuros) da maioria dos poucos colombianos que se deram ao trabalho de participar da votação mais importante da história do seu país. Lembrou o que todos sabiam, que os guerrilheiros das FARC com as quais o Governo colombiano havia assinado o acordo de paz, eram detestados por 95% ou mais da população; em seguida, convenceu-os de que, abracadabra, caso fosse permitido às FARC participar na política, como contemplava o acordo, ganhariam as próximas eleições e seu líder, um marxista ultrapassado apelidado de “Timoshenko”, seria o próximo presidente do país. Mais da metade dos colombianos que votaram domingo não foram capazes de detectar a ilógica matemática da sua maneira de ver.

Boris Johnson, o bufão atual chanceler britânico, mentiu descaradamente aos eleitores sobre os milhões de euros que o Reino Unido entregava a cada semana à União Europeia e insinuou ao dócil eleitorado que, se seu país permanecesse na UE a Turquia se esvaziaria e seus 78 milhões de habitantes iriam para o território britânico.

Trump diz tantas mentiras que seria necessário um livro para documentá-las, mas a maior, a que diz que apenas um muro de 3.200 quilômetros poderia impedir uma invasão de estupradores e narcotraficantes mexicanos, é a que mais repercutiu entre os fiéis.

Em todos os casos — Uribe, Johnson, Trump — a mentira foi um instrumento de medo, a mais primária das emoções humanas, a que mais perturba os processos mentais das crianças pequenas, apelando aos terrores que assaltaram nossos antepassados desde que começaram a escrever os livros de história, e certamente antes da idade da pedra — os terrores que temos ancorados no fundo do cérebro reptiliano.

Muita rede digital, mínimo critério racional. A ciência evolui, mas o animal humano não. Infantil e primitivo, é presa fácil das vaidades, das loucas ânsias de poder e do cinismo dos machos alfa manipuladores. O ano de 2016 está mostrando com mais clareza do que o habitual, mas não é nenhuma exceção à regra.

JOHN CARLIN

Foto: AFP – Ex-presidente colombiano Alvaro Uribe depositando seu voto pelo NÃO. A capacidade de mobilização de Uribe foi crucial para o processo, que teve uma taxa de abstenção de 63%. 

Edição: Konner/Plano Brasil

Fonte: El País

21 Comentários

  1. “Melhor um mau acordo que uma boa demanda”.
    Falando especificamente da Colômbia. Como é que vão acabar com guerrilha (vão dizer algo do tipo o PCC não existe) ? Pelo menos nas ultimas duas décadas tivemos investimentos maciços por parte dos EUA para ajudar a Colômbia e isso resultou em praticamente nada, a guerrilha ainda domina um território significativo. A atuação dos EUA mudou apenas os carteis de pais, da Colômbia foram para o México, isso por sinal acabou levando a violência para dentro das cidades fronteiriças dos EUA.
    Se depois de tantos investimentos e tanto tempo para tentar acabar com a guerrilha um acordo é tentado, significa que o que está sendo feito está dando resultados pouco animadores. Até acredito que a guerrilha tenha se enfraquecido, mas quanto tempo mais para terminar com Ela ? E qual será o custo humano disso ?
    Infelizmente a guerrilha hoje é útil para uma casta Colombiana, que prospera graças aos serviços por ela(guerrilha) prestados. O próprio Uribe é suspeito de envolvimento com narcotráfico.
    Como o pleito realizado foi legitimo, então que siga o baile e Pobre Colômbia.
    Sds

    • (…)Os resultados eleitorais de 2016 se definem pelo cinismo manipulador dos políticos e pela ignorância ou irresponsabilidade dos eleitores.(…)

      Já no brazil … hein? … não é muito diferente do panorama regional ou mundial … como sempre é só engodo de hipócritas para ignorantes … nada nobre e ético. >:)

    • Não mudou praticamente nada na Colômbia? Quando Uribe assumiu a presidência os narcoterroristas ocupavam 40% do território do país. Hoje ocupam 15%, a maioria deles regiões de selva fechada e montanhas. Sem falar na expressiva queda na criminalidade oriunda do tráfico de drogas. Não é à toa que hoje em dia a Colômbia, em especial as cidades do Caribe como Cartagena e a Ilha de San Andrés, são alguns dos maiores destinos turísticos da América Latina. Tão importante quanto isso, ao autorizar o ataque que matou Raul Reyes em território equatoriano, Uribe deu um grande golpe estratégico ao colocar as mãos em informações cruciais que mostraram de maneira cabal o envolvimento dos governos bolivarianos com os bandidos das FARCS.

      Aliás, não é à toa que um dos maiores cartéis de drogas do mundo seja o Cartel de los Soles (pode chamar de exército venezuelano que eles atendem), que distribui a cocaína produzida pelas FARCs e ainda usa a PDVSA (estatal venezuelana de petróleo) para lavar o dinheiro.

      • Sr S-88 grato pelo comentário.

        “…ocupavam 40% do território do país. Hoje ocupam 15%, a maioria deles regiões de selva…”
        E isso importa para uma guerrilha que pratica guerra assimétrica, e convenhamos que 15% não é pouca coisa mesmo sendo montanhas. Mas o que importa mesmo é qual a perspectiva de se acabar com Ela, vai durar mais um ano ? Ou vai durar mais dez ? Eu imagino que se Ela (guerrilha) estivesse em apenas 0,5% do território Colombiano ainda assim seria perigoso pois fazendo uma comparação grosseira é como um câncer ou tira tudo ou ele volta, isso se ele não ficar lá escondido esperando uma próxima janela pois o corpo é propício graças aos maus hábitos.
        O fato é que a Colômbia já decidiu e que siga o baile.
        Sds

      • Outro dado crucial: Uma guerrilha para ser bem sucedida no seu intento de tomar o poder precisa obter o apoio da população. Foi assim em Cuba, na China e na Nicarágua. Ocorre que as FARCS são detestadas por 95% da população colombiana.

  2. Primeiro, para se entender essa tendencia internacional de expansao da direita, no Brasil e no resto do mundo, é preciso seguir o dinheiro para saber de onde vem a força e pressao para manter o poder nas maos da direita. Para mim, o fim da linha leva ao “Bilderberg group”, Kissinger, Rothschild, Rockefeller…Entre os senhores do poder e nós existem muitos intermediaries, como governos, serviços de inteligencias, polícias, juízes, militares, e mídia…A receita é bem simples, podem tolerar a esquerda por um periodo de tempo, mas se a direita nao se perpetuar no poder na maioria do tempo, manipulam o jogo. Conseguem aumentar os ganhos quando aliados estao no poder, simples. O projeto final é estabelecer um governo mundial único, tecnicamente, já existe, mas ainda nao é oficial.

    • Quanta teoria conspiratória delirante meu amigo…..

      A queda da esquerda não tem nada a ver com esse conspiracionismo mas sim com os defeitos que são intrínsecos à esquerda. Para começar a esquerda é incompetente pois promete igualdade mas é incapaz de produzir riquezas salvo para os amigos. Então ao mesmo tempo em que destrói a capacidade produtiva de um país ou sociedade ela finge que distribui renda dando migalha ao povo ao mesmo tempo em que os espertalhões se locupletam. Uma vez destruída a riqueza, destribuem igualitariamente a miséria.

      Além de incompetente a esquerda é corrupta! Como estamos vendo em toda a América Latina usaram do Estado para financiar a sua perpetuação no poder.

      • A paz ainda pode ser concretizada. A razão da vitória do “não” é em decorrência das FARCS receberem penas leves demais. Depois de conseguirem o “perdão” mudariam a história para lutadores da liberdade e da democracia aprovando leis para serem indenizados em decorrência perseguição. Nós já vimos isto.

      • Nao disse em nenhum momento que a esquerda nao seja corrupta, mas a corrupçao é mais visível quando a esquerda está no poder porque a direita controla os meios de comunicaçao mais eficientemente. Essa questao de direita ou esquerda é muito relativa. Em algumas democracias nao existe direita ou esquerda, mas dois partidos de direita representando grupos diferentes. A classe trabalhadora pode escolher um lado ou outro, mas se terao representividade, isso é outra estória. Todos os eventos históricos acontecem por uma razao, os ingénuos acreditam no acaso, mas tudo acontece como resultado de uma açao. A democracia em si é um sistema de controle, cabalismo, problema-soluçao como método de controle; Tesis + Antítesis = Síntesis. O Brasil está neste caminho, em breve a democracia se tornará ainda mais anti-democrática, O povo gado acreditará que tem opçoes, mas com o tempo os candidatos passarao a servir a mesma agenda, mesmo que indiretamente.

  3. A FARC não tem porque se render se o acordo não for bom pra ela. É simples assim. O governo não conseguiu vencer a guerrilha, por isso tem que negociar. Imagina vc uma guerrilha bem treinada a 50 anos sem ser derrotada no mato, vai se render pra ser presa pela elite burguesa? É claro que não, a guerra continua.

    • A “guerrilha bem treinada” perdeu mais da metade do território que ocupava, teve os seus principais chefes mortos em ações espetaculares e vem enfrentando deserção em massa dos seus integrantes. Está na defensiva há muito tempo. Ou seja, para os bandidos das Farcs, o acordo é uma questão de sobrevivência.

  4. Sera como que vao chamar essa revolução colorida ? Revolução vira-lata, revolução banana , revolução cia s/a Miami , revolução patri-ota ou melhor revolução patriCIO-ota unindo o vira-lata e o patriota. Essas classe media bestializada babaovo de rico ta destruindo a democracia.

    • Qual revolução colorida? O fato Brasil ter cumprido sua constituição à risca em um processo de impeachment ou o fato dos colombianos terem rejeitado a impunidade para as FARCs

  5. senti um certo CHORORÔ do pessoal de esquerda rsrs…
    são INCOMPETENTES e arrasaram tudo por onde passaram, e agora vem com suas velhas teorias, e suas lutas de classes, por isso q não dá certo em NENHUM lugar !

    • vamo vende tudo que e patrimônio nacional vqmo sucatea o exército para amenizar a divida de juro abusiva que agora depois da grecia o brasil o a bola da ves Internacional . Os Estados Unidos com uma divida de 20 trilhões e todo ocidente capitalista tirando direitos do povo enquanto o numero de bilhonarios aumenta e apoiados por milhões de bestas idiotas úteis o ocidente se desendustrializa a china comunista cresce e se moderniza comprando os capitalista e quando investirem no exército o mesmo que os Estados unindo investem quero ver os eua ter fôlego sem tirar da sua elite egoísta ai sim vai ser chororô e fim da democracia.

      • Correto. O que não se resolve em 15 anos não se resolve em 150. Tiveram sua chance. Não souberam aproveitar. Aliás, souberam sim. Enriqueceram.

      • Heitor

        pra começo de conversa, o nosso exército, marinha e força aérea já está sucateada há muito tempo, e nos 13 anos de governo petista q criou vários projetos “PRO sei lá oq” parte está no papel pq foram assinados tardiamente, e outra parte está “andando de muletas” quase parando numa “cadeira de rodas” devido o PREJUÍZO q o governo petista deixou a economia do país.

        se a nossas dividas aumentaram e somos a bola da vez, sabemos de quem é a culpa, não souberam aproveitar a bonança dos commodities e não se prepararam, ao contrário, preferiram encher as “burras” de dinheiro público (BNDES) dos empreiteiros bilionários (elite branca) e dar MIGALHAS aos pobres, nem vou entrar na discussão da operação lava jato com várias denúncias de corrupção, pq ae vai ficar longo demais meu comentário.

        só sei q foram 13 anos DESPERDIÇADOS, pq eu digo isso ? Olha onde estamos ! Veja seu comentário, vc mesmo já diz a SITUAÇÃO atual do nosso país, mas vai ver vc tá certo, somos todos umas bestas idiotas úteis, vai ver nem esquerda, nem direita, nem centro estão certos, somos apenas isso q vc disse, estamos aki apenas para sustentar essa elite aristocrática q só vives de nossas custas.

        Mas sei q essa elite existe tanto na direita, como na esquerda, pq vivenciamos o mesmo modelo de gestão nesses 13 anos de governo petista, e isso ninguém pode negar.

        EUA, China qual a diferença ? Nenhuma, são o mesmo modelo de gestão só troca os estilos de governos, SUGAR, SUGAR e SUGAR tudo oq tem em volta, se armarem até os dentes, para manter o poder, para CONTROLAR, é isso oq é EUA e China.

        A China de hoje, é os EUA de amanhã, hoje vc e vários de seus colegas elogiam os chineses, mas no fundo sabem q eles querem ser IGUAIS ao americanos, DOMINAR a hegemonia econômica mundial, para ter CONTROLE!

        quer se iludir com algum deles, fique a vontade, mas eu te GARANTO, a elite e os pobres, ou melhor, as bestas idiotas úteis, SEMPRE vão existir em qualquer um dos dois modelos.

      • Acho ruim com pt vai ver o que e governo com burguesada irresponsável que nesse 13 anos so atrapalhou o governo ou tu nao entende como governo funciona e e entrelaçado com o mundo
        O bnds e um banco de desenvolvimento que investem em programas estratégicos a vem o moro jovens filhinhos de papai ala cia s/a Miami dise que tudo que e empresas estratégica robo no caxa 2 ( nao caxa 1 que era legalizado ) e a prova do líder máximo e a compra de um tripex que nao compro vende bnds , banco central e Petrobras que o povo vai bate no peito orgulhoso que se livrol de um estorvo de corrupcao tudo vai pro estrangeiro enquanto empresas privadas junto a midia devem 500bi em sonegação e juca , temer, aecio , serra, caiado, Agripino. … sa blindados pela midia e justiça e de programa de governo prometen 20 anos de contecao de gastos enquanto exploram o petrolio brasileiro e daqui 20 anos so vai obrar um divida bilhonaria no fmi como a Grécia justo quando o banco dos brics abriram o brásil poderia se benefíciar da tecnologia russa ( ou qualquer outro ) investir en empresas nacionais e mais o brasil vai entrar para a história como o b de burro dos brics por causa de idiotas úteis. E quando a elite fanatica e esclerosada capitalista que quebra seu próprio pais por lucros astromicos tentar parar a china c’omunista no futuro como hoje fazem com a russia e dizendo que o mar da china nao e da china e so nascer uma imitação de gengis khan para mostrar au mundo a superioridade do governo de forte controle estatal sobre a aristocracia hipocrita e estupida que so ve lucro e espalhar a revolucao comunista a base de sangue , miséria, sofrimento e morte sobre um ocidente decadente de bilionários ai seria outra piada histórica .

  6. ESTUPIDEZ foi conceder a Juan Manuel Santos o Prêmio Nobel da Paz. Prova que o pensamento esquerdista transpassa as mais diversas instituições, governos, imprensas e voluntariados no mundo todo. Agem em consonancia em todo o mundo para impor sua agenda de domínio pela “democracia”. Tudo em nome do governo mundial nos moldes das distopias criadas por seus intelectuais. Quando perdem de um jeito, tentam ganhar de outro. Fortalecem a figura de seus agentes para que se tornem incontestes. Quem ousará discutir com um Prêmio Nobel?

Comentários não permitidos.