Submarino russo Severodvinsk, um forte opositor aos submarinos classe Virginia dos EUA

Os Estados Unidos beneficiaram de certa supremacia naval por mais de duas décadas, mas o inovador submarino russo Severodvinsk apareceu recentemente como um forte opositor aos submarinos Virginia do Pentágono.

Esta opinião foi divulgada por Kyle Mizokami, especialista em segurança nacional. “Ambos os submarinos são o apogeu da tecnologia dos seus países, competindo um com o outro e sendo comparáveis,” escreve ele no jornal National Interest.

O especialista também destaca que os submarinos do tipo Severodvinsk representam “um desafio raro à supremacia naval dos EUA”.

É verdade que a classe Yasen, também conhecida como Projeto 885, é impressionante. Armados com mísseis de cruzeiro, antissubmarino e antinavio, estes submarinos nucleares de ataque são velozes, discretos e podem navegar em águas profundas.

Mas os da classe Severodvinsk não são inferiores: são dotados de mísseis de cruzeiro supersônicos antinavio 32 P-800 Oniks, 40 mísseis Kalibr-PL antinavio, antissubmarino e que podem atingir alvos em terra, além de mísseis de cruzeiro tipo Kh-101. Embora o especialista americano considere os submarinos dos EUA como superiores, ele admite que a classe Severodvinsk já assume liderança em certos aspetos:

“A única coisa a dizer sobre o Severodvinsk é que este é capaz de responder mais rapidamente ao surgimento de alvos inesperados por via dos seus mísseis supersônicos Klub ASW”, escreveu.

Projetado para substituir os submarinos de classe Akula, a classe Yasen deverá se tornar a base da Marinha russa.

Severodvinsk, o primeiro submarino russo de classe Yasen, entrou em serviço em junho de 2014 e foi atribuído à Frota do Norte. O segundo submarino de classe Yasen, apelidado de Kazan, será a variante melhorada do Projeto  885. Deverá estar pronto no início de 2017 e está previsto entrar no serviço do Ministério da Defesa da Rússia em 2018.

Atualmente estão sendo construídos outros quatro submarinos de classe Yasen. A construção do “Perm”,  do Projeto 558, foi iniciada nos finais de julho.  No total a Marinha russa receberá até 2020 seis novos submarinos da classe Yasen.

Foto: © Foto: press-service of JSC “PO” Sevmas

Fonte: Sputnik News

 

4 Comentários

  1. A Classe Yasen vai dividir as tarefas de “Submarino Estrategico” com a Classe Borei?

    Ou a classe Yasen não esta aptos a lançar os BULAVAS ?

    • O míssil Bulava só é operado a partir dos 3 Boreis já em operação e também no Dmitry Donskoi último remanescente da classe Typhoon dos 6 construídos pela URSS… este geralmente utilizado nos testes iniciais do Bulava, porém nada impede que o mesmo possa ser usado “para valer”. Há ainda mais 4 ou 5 Delta IV armado com mísseis balísticos Sineva de combustivel líquido que estarão sendo substituídos pelo novo míssil Liner nesta classe de submarinos.

      O Yasen ao contrario do Borei, do Typhoon e do Delta IV é um SSN, submarino de ataque, é bem menor e não possui os enormes tubos para lançar um míssil de mais de 30 toneladas como é o caso do Bulava… mas isso não significa que o mesmo não possa efetuar ataques nucleares, o mesmo está equipado com o missil de cruzeiro kh-101 e como sabemos existe a versão nuclear deste míssil denominada kh-102, que possui praticamente as mesmas dimensões do míssil convencional, sendo assim é bem provável que o Yasen possa realizar ataques nucleares táticos com mísseis de cruzeiro…

      Porém a resposta é não, ele não divide com o os SSBNs a tarefa de dissuasão nuclear estratégica

Comentários não permitidos.