Reino Unido: Nova geração de submarinos com mísseis balísticos

O Reino Unido está começando os trabalhos para a construção dos submarinos de nova geração, armados com mísseis balísticos, de propulsão nuclear.

O secretário de Defesa Michael Fallon, anunciou recursos entorno de £ 1,3 bilhões para o financiamento que foram disponibilizado à BAE Systems, para o inicio do programa.

O programa vai entregar quatro novos submarinos para a Marinha Real, e substituirá a Classe Vanguard atual, com o primeiro submarino sendo entregue no início de  2030.

“Comparável em tamanho aos submarinos da classe Vanguard, a próxima geração de submarinos de dissuasão nuclear é amplamente considerado como um dos desafios de engenharia mais complexos do mundo”,  disse a BAE Systems.

“Os avanços tecnológicos, mudanças de ameaças, novos métodos de concepção e produção, significa que os novos submarinos terão um design completamente novo”.

O secretário de Defesa Michael Fallon disse que: “Os submarinos de mísseis balísticos da Grã-Bretanha, são a última garantia de segurança para a nossa nação, vamos usá-los todos os dias a fim de impedir as ameaças mais extremas.

Não podemos saber que novos perigos iremos enfrentar nos anos de 2030, 2040 e 2050, portanto, estamos agindo agora, para substituí-los. “

Imagem: Concepção artística da aparencia provável dos novos Submarinos Nucleares do Reino Unido – Ministério da Defesa britânico.

Edição: Konner/Plano Brasil

4 Comentários

  1. Gozado que a Royal Navy possui os submarinos SSBNs mas não possui os mísseis… ela usa os Trident IID5 emprestados dos EUA… e volta e meia tem que se deslocar até lá para efetuar a troca, dar manutenção nos mísseis, etc… São 4 SSBN classe Vanguard mas sempre há somente um em patrulha de combate armado com mísseis e pronto para utilização imediata.

    • Acredito que sai mais em conta usarem os misseis americanos do que terem que desenvolver seus próprios vetores porem as ogivas nucleares são britânicas com o material físsil sendo processado e as ogivas montadas na gigantesca planta da Atomic Weapons Establishment (AWE) em Gloucestershire.

    • Amigo Topol, isso vem de um arranjo feito ainda nos anos 60. Naquela época o plano para a dissuasão nuclear britânica nos anos 60/70 seria dotar os Bombardeiros V do ALCM Skybolt, um desenvolvimento conjunto EUA/GB. Contudo os EUA abandonaram o Skybolt e, ante a impossibilidade de arcar sozinho com o desenvolvimento do mesmo, recebeu a oferta dos EUA de receber SLBMs, embora a ogiva e os veículos de reentrada fossem britânicos.

      O Engraçado é que os britânicos saíram do Polaris A-3 direto para o Trident D-5

Comentários não permitidos.