Os russos são “maus” – Há remédio para a russofobia?

A noção de que os russos são “maus” é muito comum no Ocidente. Os líderes políticos e a mídia falam todo o tempo sobre isso, reforçando os preconceitos negativos sobre a Rússia. O historiador suíço Guy Mettan, chefe da Câmara de Comércio Russo-Suíça, decidiu escrever um livro sobre o assunto.

A obra, intitulada “Russofobia, um milhão de anos de desconfiança” já foi editada na Suíça, Rússia, Itália e está sendo preparada para ser lançada nos EUA em 2017. Para o ano que vem estão ainda previstos lançamentos na Sérvia, China e, provavelmente, na Suécia.

Na conversa com a Sputnik Itália, o autor destacou um fato muito interessante — é que a russofobia é mais velha do que a própria Rússia.

  “Ela [a russofobia] se inicia com a oposição política e religiosa entre o Império Romano do Ocidente, fundado por Carlos Magno em 800 d.C., e o Império Bizantino de Constantinopla, quer dizer entre as Igrejas Católica e Ortodoxa”, diz o autor.

De acordo com Guy Mettan, na altura existiam dois preconceitos: que os povos de Leste eram bárbaros agressivos e que eles eram governados por tiranos. É interessante que atualmente na mídia antirrussa vemos precisamente os mesmos estereótipos.

Mas a fase moderna da russofobia começou no século XVIII, na França, quando o gabinete secreto de Luís XV criou um documento falso intitulado “Testamento de Pedro, o Grande”,  no qual o tzar teria deixado em herança o seu último desejo de conquistar toda a Europa.

O falso testamento foi publicado posteriormente em 1812 por Napoleão, que justificou assim a sua invasão da Rússia. O mesmo documento foi usado em 1853 pelos ingleses durante a Guerra da Crimeia. Só nos finais do século XIX o documento foi considerado como falso, após dezenas de anos de russofobia em França e Inglaterra.

Tudo isso tem a ver com a atualidade também — acusações semelhantes, que visam acusar a Rússia, foram usados pelos Estados Unidos em fevereiro de 2014 na Ucrânia. O protesto popular que ajudou derrubar o governo ucraniano legítimo foi financiado e preparado pelo lado americano, admitiu a assessora do secretário de Estado norte-americano Victoria Nuland frente ao Congresso americano.

Não obstante tudo isto, é a Rússia que continua sendo acusada e apresentada na mídia e cena política como uma ameaça. Usando esta retórica, o Ocidente tenta justificar a militarização da Europa, o fortalecimento da OTAN e a expansão da aliança militar para Leste, o que podemos ver ao longo dos  últimos 20 anos.

Edição: Konner/Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

15 Comentários

  1. Potencias imperialistas sofrem muito mais com isso, Russia, EUA e China.

    Isso se comprova pela própria internet, com russófilos atacando americanófilos e vice versa.

  2. Sinceramente…..

    Eu não sei nem o que dizer

    Tem um trilogiopata que posta no Cavok que chama a Russia de “Mordor”

    MORDOR, meus amigos…. MORDOR !!!!!!!!!!!!!!!

    Ai depois, quem são os infantis? Isso, Azizquerdas

    Pq Azizquerdas criticam os EUA (pecado mortal)
    Pq Azizquerdas são corruPTas (enquanto a direita é Limpinha – Sóquenão)
    Pq Azizquerdas falam em igualdade (o que é um crime)

    Enfim….
    É isso mesmo

    • Amigo, te darei uma receita que faz bem pro fígado: pare de frequentar esses ambientes nocivos de trilogiopatas e cavokianos. O Cavok até era frequentável, até que colocaram aquele LaMer@@ de “encarregado”, aí degringolou…ele próprio é o que trata pior os leitores…consegue imaginar um site que tem um moderador cuja maior função é destratar quem entra lá (defina “tiro no pé” rsrsrsrs)?? Faz isso e ainda acha o máximo, vai entender, talvez o plano do site seja morrer à míngua de cliques rsrsrsrs
      Pois bem, faça isso: evite a todo o custo!
      Te garanto, vais te sentir melhor. Eu fiz isso, nunca mais entrei nesses lugares, perderam um leitor voraz e a minha vida ficou bem melhor! Recomendo! De um em um (a menos) eles minguarão até desaparecer!
      O único desses sites que frequento é este, pois aqui mesmo quando há discussão, a coisa é num clima amistoso e os moderadores não destratam ninguém, ao contrário.
      E sobre a obsessão deles contra russos e chineses: te garanto que russos e chineses nem sabem que eles existem e nunca saberão, pois eles ladram mas a caravana continua a passar, gostem ou desgostem! E isso certamente é o que mais os irrita rsrsrsrs

  3. Se tem remedio, sim… a verdade é um deles más… o que sera do lobby e das obras de ficção?? Manter donzelas assustadas vai manter o caixa cheio de dinheiro. Russia e China sempre serão inimigos porem nunca serão atacados… e a estoria continua… até aparecer um inimigo alienígena para unir os habitantes da terra….

    • “”a verdade é um deles más…””

      E qual verdade se você só tem propaganda?
      Se nunca chegou perto de um avião?

      “”o que sera do lobby e das obras de ficção??””

      Você tem provas disso?

      Não, né?

      Tem milhares de pessoas, inclusive russos, que veem as coisas de perto e discordam dessa sua opinião.

      Engraçado cobrar provas sem nunca oferecer nenhuma.
      É mais um que ama um países que não conhece, ao invés de amar o seu.

      • Existe oposição a tudo.
        Mas vamos analisar o caso particular do Putin uma vez que tivemos eleições semana passada por lá.
        Ele teve 75% de votos. 20% para comunistas.
        Sabe somar? São 95% aí. Então sobrou 5% para colocar tudo o que é oposição dentro.
        Destes 5, uns 3% no mínimo são MUITO mais radicais que Putin ou os comunistas.
        Ainda está fazendo contas?

        Continue aí pq é assim que funciona para o status quo. As vezes, 1% é o que basta.

      • Os índices se explicam pelo foto da Rússia possuir um sistema político altamente corrupto , e também o povo russo não tem experiência com democracia visto ter passado dos Czares para o comunismo.

        Ou seja, não se trata de mérito algum do Putin…

  4. eu acho exagero das DUAS partes, não é só aki nesse blog, mas em praticamente TODOS q falam sobre defesa, há vários comentaristas desse tipo de perfil, juro q não consigo entender esse tipo de coisa.

    acho q esses debates entre americanófilos e russófilos, é muito POLITIZADO, por isso q fica nessa eterna discussão, geralmente quem pende para o socialismo marxista, ama de paixão tudo q vem da Rússia, e quem é de extrema direita, se ajoelha e diz amém para tudo q vem dos EUA.

    acho q tem q haver bom senso, nem 8 nem 80, os EUA faz muita coisa errada nos bastidores ATÉ HOJE, é uma coisa q me ENOJA muito sobre eles, mas a Rússia tbm não é santinhos, é complicado discutir sobre isso pq é muito complexo essa rede de informações e mentiras, até tento fugir desse tipo de debate pq não sabemos nem da metade, e não leva a lugar algum, ainda mais quando se discute com esses fanboys desses países.

    o negócio é torcer pelo Brasil, esse sim é nosso país !!

    • Façamos assim: pergunte à população dos países do leste europeu, em especial aos poloneses, o que eles acham dos russos. Depois “nóis” conversa…..

      • A invasão mulçumana ta fazendo renascer o militarimo alemao e levando a franca e italia na mesma onda e a Polônia se voltando contra a russia seria engraçado ver renascer um velho novo pais a Prússia

  5. um dos principais instrumentos de guerra de propaganda e modelagem da inteligência dos eua hoje são os filmes que produzem….por ex no filme Transformers os Autobots agem, comportam-se ou assemelham-se a soldados de elite das forças especiais estadunidenses….no terceiro filme da franquia os Autobots invadem o Iran em uma operação dissimulada para “impedir o desenvolvimento de armas nucleares” e segundo estes Autobots “garantir a segurança e a estabilidade mundial”…nesta cena se vcs repararem os guardas/soldados Iranianos assemelham-se visualmente…nos trajes, óculos Ray-Ban, quepe…ao Saddam Hussein…apresentam-se fazendo alusão a este ditador…no sentido de associar veladamente o Iran com o regime do ditador Saddam Hussein….o guarda que libera os Autobots para entrarem no recinto se comporta de maneira hostil e agressiva…fazendo alusão ao autoritarismo e a tirania:

    https://www.youtube.com/watch?v=78-7cFxpQyw

    a cena tem como objetivo associar o Iran ao regime de Saddam Hussein…como um regime tirano e autoritário que representa perigo a segurança e a estabilidade do mundo…e que precisa “ser detido a todo custo”…não existindo outra escolha/opção a não ser a “intervenção”….o filme Pacific Rim faz alusão a região disputada do Pacífico(ilhas disputadas como as Senkaku, rotas comerciais, disputas pela influencia na região) e a ameaça a humanidade/estabilidade mundial que a China e a Rússia representam…a união da humanidade representada no filme faz alusão para a ameaça que estes “monstros/alienígenas” a China, a Rússia e os emergentes representam para a segurança e a estabilidade mundial…de que precisam “ser detidos a todo custo”…não existindo outro caminho/opção a não ser uma “intervenção de todos” para “impedi-los de se alastrar, destruir e conquistar o mundo”…..

  6. no filme o Japão é retratado como o lugar mais ameaçado/intimidado/assolado por estes “Kaijus”…e a batalha final ocorre na mesma região onde ficam as ilhas Senkaku fazendo-se alusão a China e a importância/necessidade dos países da região unirem-se contra esta ameaça…a mensagem central do filme é que só através dos “Jaeger” e da “união de todos” que se consegue “enfrentar e deter” esta ameaça colossal e incontrolável…

Comentários não permitidos.