Colômbia: Adeus, paz!

Inacreditável, mas verdade: — A maioria vota ‘contra o acordo de PAZ com as FARC’ na Colômbia. Uma decisão trágica, não haverá outra chance para a PAZ.

Há uma semana o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e os combatentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) assinavam o acordo de paz, na presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Durante quatro anos o acordo foi negociado, o documento de 297 páginas estipulava, nos mínimos detalhes, o caminho para a PAZ.

E agora? O presidente Santos irá renunciar? A guerrilha pegará em armas novamente? Ou os guerrilheiros vão se juntar aos cartéis do narcotráfico? A guerra continuará sem fim? Ou as negociações recomeçarão?

Tragédia sem anúncio

Está claro: depois da votação, o atual acordo de PAZ não tem mais validade. O resultado é uma derrota dolorida para todos que desejavam a PAZ. É um tapa na cara das vítimas que agora estavam dispostas a perdoar. É uma desilusão para os rebeldes das FARC que estavam dispostos a entregar as armas.

O ‘NÃO’ para o acordo de PAZ é uma tragédia. Novamente a vingança é maior do que o perdão, o ódio maior do que a reconciliação e a guerra maior do que a paz. O mundo inteiro esperava por um sinal de que a violência e a destruição poderiam ser superadas e de que valia a pena lutar pela paz.

A PAZ na Colômbia estava ao alcance das mãos: as FARC aceitaram entregar as armas ao seu maior inimigo, o Exército colombiano. Eles se resignaram sem ter alcançado o seu objetivo político e desistiram da revolução comunista. Eles se comprometeram a ajudar no esclarecimento de crimes de guerra e pediram perdão às vítimas.

Vingança contra os rebeldes

Mas para os opositores do acordo de PAZ, próximos ao ex-presidente Alvaro Uribe, isso não é suficiente. Eles querem os rebeldes das FARC na prisão. Para eles, a ideia de sentar ao lado de guerrilheiros no Parlamento parece um desaforo. Para eles, é inaceitável a regra de que a pena de prisão só é aplicável para rebeldes que não admitirem seus crimes ou o fizerem muito tarde.

Mas inaceitáveis são, na verdade, suas afirmações. Não, a Colômbia não está sendo entregue as FARC, caso o acordo fosse aprovado. Não, a Colômbia não sucumbirá ao comunismo ou socialismo e nem todos os latifúndios serão desapropriados. Não, nem todos os guerrilheiros das FARC vão aproveitar a vida sem serem punidos, enquanto as vítimas “saem sem nada”.

Inaceitável é também o fato de que a maioria dos eleitores colombianos caiu nesse alarmismo. O dia 2 de Outubro entrará para a história da Colômbia como o mais triste. Apesar da tentativa de Santos e das FARC em limitar os danos, a guerra continua. Ela produz mortes e devora seus opositores.

Astrid Prange

Foto: Guillermo Legaria / AFP –  Cidadão colombiano lança o seu voto em 02 de Outubro de 2016.

  • Astrid Prange é jornalista da DW

Edição: Konner/Plano Brasil

Fonte: DW

 

8 Comentários

  1. Quando o Estado pune um criminoso ele está se “vingando”?
    Qual a lógica em perdoar o terrorismo e o narcotráfico?
    De onde vem o dinheiro para indenizar as vítimas?
    Perdoar terroristas e transforma-los em políticos é o caminho? Não deu certo com Hezbollah…
    As FARC estão de joelhos não porque voluntariamente decidiram interromper o terrorismo e rever sua ideologia torpe. O que os levou à essa decisão foi a chuva de MK-82s e a competência tática do exército colombiano.
    O resto é balela.

    • Que ganhos? As FARC praticamente não perdeu território nos ultimos 20 anos de combate contra o Exercito Colombiano. A guerrilha iria se desmobilizar porque o acordo era conveniente para ela. Sem acordo e sem anistia a guerra continua, é simples assim.

      • Não perdeu território? SÓ PERDERAM! Antes da ascensão de Uribe ao poder eles controlavam 40% do território, percentual que foi reduzido a 15%

        Mas em algo você está certo! O acordo era conveniente aos narcoterroristas pois os anistiava de todos os cruéis crimes que cometeram. Contudo não é conveniente ao povo colombiano. E continuando a guerra as FARCS serão destruídas.

  2. A análise da referida jornalista é simplista e até pueril, típica de um cidadão europeu que cresceu em um ambiente de paz e prosperidade, onde a Guerra Fria se apresentava por um muro e cercas de arame farpado além de um perigo para lá de abstrato que era lembrado apenas quando os verdes faziam alarido por alguma ogiva nuclear que os EUA eventualmente instalavam no continente.

    É muito diferente de nascer e crescer pobre, em uma zona rural conflagrada, correndo o risco de ver os seus pais mortos com requintes de selvageria, ter os filhos raptados e doutrinados para serem guerrilheiros, assassinos e narcotraficantes e ainda serem forçados a abandonar o pedaço de chão onde nasceram, e onde nasceram seus pais e filhos, para que o mesmo fosse destinado à produção de cocaína. Para quem perdeu tudo não há a possibilidade do agressor ser perdoado, ele precisa ser julgado e punido por seus crimes. Por isso a rejeição do acordo. Não se trata apenas de uma questão de paz mas também de justiça.

  3. O governo quer desmobilização sem acordo? Vença a guerra que já dura 50 anos! Pra isso tem que ganhar a guerra e dobrar os 9 mil combatentes das FARC e ocupar os 20% de território do país controlado por ela!! Eles sabem que com o acordo a Guerrilha ganharia a eleição presidencial a médio prazo. A Direita não sobrevive em uma democracia plena.

    • E por que motivo o governo deveria fazer acordo com traficantes e terroristas? Ora, a Colômbia é uma democracia plena e quem viola e subverte o Estado Democrático de Direito é a guerrilha e não o governo, que foi democraticamente eleito. O acordo com os narcobandidos foi uma concessão do governo, que foi rejeitada nas urnas.

      No mais, quem não consegue sobreviver em uma democracia é a esquerda e não a direita. Aliás a esquerda foge da democracia como um vampiro foge da luz. A esquerda apenas usa da democracia para chegar ao poder. E uma vez ali instalada faz de tudo para suprimi-la e governar ditatorialmente. Foi assim na Venezuela, Bolívia e Equador. E tentaram fazer o mesmo no Brasil, na Argentina e no Paraguai.

  4. eu ainda não consigo entender pq ainda tem gente q defende esses narco-traficantes terroristas.

    se o povo colombiano decidiu, então q a democracia seja respeitada, e não de paz para esses terroristas !!

  5. Adeus paz ! viva a guerra ! ate que tudo vire sangue,miséria,sofrimento e morte e povo se enoje dessa elite corrupção que so ve sucesso e fasa a revolução !

Comentários não permitidos.