Estados do Golfo Árabe pedem que ONU intervenha para parar ofensiva em Aleppo

O Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), formado por seis membros, exigiu, neste Sábado, que a ONU intervenha na Síria para impedir os bombardeios aéreos à cidade de Aleppo que, segundo o órgão, estão matando centenas de civis.

O conselho dominado por muçulmanos sunitas –representando Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein, Kuwait, Omã e Catar– disse que a ofensiva do governo sírio na cidade estava sistematicamente destruindo os bairros e é uma “agressão flagrante às leis internacionais”.

“O secretário-geral… exige que o Conselho de Segurança da ONU intervenha imediatamente para parar a agressão à cidade de Aleppo e encerrar o sofrimento do povo sírio”, disse o GCC, em um comunicado, na agência de notícias estatal saudita SPA.

E pediu que as Nações Unidas “implemente resoluções relevantes do conselho sobre a crise da Síria”.

Por dez dias, uma ofensiva do governo sírio, apoiada pela Rússia, tem sido realizada para capturar a oriental Aleppo e derrubar o último reduto urbano de revolta contra o presidente sírio Bashar al-Assad, que começou em 2011.

O colapso do último cessar-fogo da Síria intensificou a possibilidade de que estados do Golfo, incluindo Arábia Saudita e Catar, possam armar rebeldes sírios com mísseis de ombro para que eles se defendam contra aviões sírios e russos, disseram oficiais norte-americanos na segunda-feira.

Ahmed Tolba

Foto: AFP / Arquivo – Membros do Conselho de Cooperação do Golfo

Edição: Konner/Plano Brasil

Fonte: Reuters

 

 

14 Comentários

  1. Os paises do golfo, uma aberracao historica, criados pelos imperialistas britanicos e franceses, e agora controlados pelos EUA, cujo objetivo foi prevenier a unidade do povo arabe para melhor controlar o direito de usufruir o lucro da exploracao do petroleo produzido na area, foram um dos instrumentos usados pelos EUAm para criar a crise na Siria. Agora, vendo o sonho de destruir o regime de Assad se desfazer, eles pedem a intervencao da ONU. Creio que nem Russia nem China vao apoia-los. A situacao na Siria agora so sera resolvido com um dos paises recuar, EUA ou Russia, senao e guerra nuclear e a destruiicao de todo o Oriente Medio, e o dos paises do hemisferio Norte

  2. Vai chegar a hora em que o golpe de misericórdia será dado, morrerão alguns civis, isso é lamentável, mas essa maldita guerra terá fim. A história lembrará, que a Rússia teve que limpar a merda que os EUA e seus subalternos provocaram.

  3. Falando em bombardeio aereo de hospitais, alguem nos paises do Oriente Medio, ou na Europa Ocidental, ou nos EUA mostraram preocupados com a chacina que ocorre constantemente, quando a Arabia Saudista bombardeia e destroi hospitais no IEMEN, ou criticaram OBAMAS quando ele autorizou o uso de drones contra um hospital dos Medicos sem Fronteiras no Afeganistao?

  4. Falta mais alguma coisa ainda para aumentar as suspeitas de quem realmente está por trás dos ataques com gás contra civís?
    Acho que é hora de acabar a guerra aí em Aleppo. Os russos poderiam até entrar por terra.

  5. Esses “pilantras” poderiam ter se reunido para pedir o fim do financiamento aos terroristas e a retirada do apoio dos EUA e OTAN aos carniceiros intitulados “rebeldes moderados” que destruíram a Síria a mando de ” forcas ocultas” ….

    • ………….. …essa corja junto com os EU querem ferrar a Síria de vez ….uma matilha de canalhas ….se os russos bombardearem MESMO e o exército Sírio engajar feroz e der uma “limpa” em regra em Aleppo,o resto poderá ficar mais fácil….. …..

  6. Quanta hipocrisia dos financiadores do Estado Islamico
    População que permanece emareas de conflito aberto e generalizado não passam de refens e servem a manipulação midialitica diaria com criançinhas sendo retiradas dos escombros com faces chamuscadas

  7. Que nivel chegaram os reis soberanos arabes .depois de financiarem/colaborarem o is ,matar clérigos e no meio de uma guerra injusta vem falar em barbárie na onu e so pais comuni’sta centralisado e outro populista governaren pro povo para as elites e seus “meritocratas” filinhos de papai ficarem que nem barata tonta parece aqui mas aqui parece que a bestialidade fala mais auto.

Comentários não permitidos.