Colombianos rejeitam acordo de paz com as FARC

Em disputa acirrada, 50,22% dos colombianos dizem não ao acordo histórico assinado entre o governo e as Farc. Decisão impede país de tirar do papel medidas que colocariam fim aos 52 anos de conflito armado.

Numa disputa acirrada, os colombianos rejeitaram neste domingo (02/10) o acordo de paz assinado entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A decisão surpreendente impede que as medidas negociadas para pôr fim aos 52 anos de conflito armado sejam implementadas no país.

Cerca de 13 milhões dos 34 milhões de eleitores foram às urnas para a consulta popular. Do total, 50,22% votaram contra o acordo de paz e 49,77% a favor do documento. A votação ocorreu sem violência e com grande abstenção de eleitores devido às fortes chuvas que atingiram várias regiões do país. Apenas 37% dos colombianos participaram do plebiscito.

Desta maneira, foi dada a última palavra sobre o acordo histórico que colocaria fim no conflito armado. Com a vitória do não, o governo fica impedido de pôr em prática as medidas previstas no documento. A decisão deixa em aberto o processo de paz e, na prática, poderia significar a continuidade da guerra no país.

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, convocou uma reunião de emergência com seu gabinete e a equipe de negociadores para analisar a situação. O número um das Farc, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como Timochenko, e lideranças da guerrilha que participaram dos diálogos de paz em Havana também estão reunidos para analisar o resultado do plebiscito.

Sim ganha em regiões atingidas

O sim ao acordo de paz ganhou nas regiões mais afetadas pelo conflito armado. No município de Bojayá, o sim recebeu 95,76%. A cidade foi palco de uma tragédia em 2 de maio de 2002. Durante combates entre as Farc e o Exército, uma bomba atingiu a igreja onde os moradores buscaram refúgio. Cerca de 100 pessoas morreram na ocasião.

Não ganha com 50,22% dos votos

Em Toribio, outro município diretamente afetado pela guerra civil, o sim obteve 84, 80% dos votos, contra 15,19% do não. Em Turbo, cuja zona rural foi palco de massacres, o acordo foi apoiado por 56% dos eleitores.

Na região de Catatumbo, uma das mais atingidas pelo conflito, o sim ganhou em todos os seus municípios.

Derrota histórica

O acordo de paz foi celebrado por líderes do mundo inteiro. Para o presidente colombiano, o plebiscito era o mais importante da história recente do país.

Alcançado em agosto em Havana, após quatro anos de negociações, o acordo foi assinado pelo governo e pelas Farc na segunda-feira.  A cerimônia reuniu líderes mundiais como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; o secretário de Estado americano, John Kerry; além dos presidentes de Cuba, Raúl Castro, do Equador, Rafael Correa, e do Panamá, Juan Carlos Varela; e do rei Juan Carlos da Espanha.

O acordo contemplava o abandono das armas pela guerrilha e sua transformação em movimento político. A nova agremiação deveria ocupar dez assentos no Congresso, segundo previa o pacto de paz.

Além de garantias para a participação dos guerrilheiros desmobilizados na política, o acordo de paz incluía questões complexas, como o acesso à terra para os agricultores pobres; luta contra o tráfico de drogas; justiça e reparação às vítimas.

Em mais de 50 anos, o conflito na Colômbia, o mais longo da América, provocou a morte de 220 mil pessoas e deixou mais de 6 milhões de deslocados internos.

CN/dpa/efe/rtr

Edição: Konner/PlanoBrasil

Fonte: DW

http://www.planobrazil.com/colombia-assinara-acordo-de-paz-com-as-farc-para-terminar-guerra-de-52-anos/

http://www.planobrazil.com/o-que-promete-o-acordo-de-paz-na-colombia/

 

19 Comentários

    • Quem votou pelo repúdio ao acordo foram as pessoas que passaram 50 anos de sofrimento por uma guerrilha assassina, cruel, que além de se financiar pelo Narcotráfico também recebe o apoio de Cuba e Venezuela.

      Mas sabe quem foi o maior vencedor? Álvaro Uribe, senador e ex-presidente, que enquanto dirigiu a nação combateu sem descanso os narcoterroristas das FARCS. E ele também expôs as ligações espúrias existente entre os terroristas e o regime chavista ao divulgar os dados colhidos no laptop de Raul Reyes. E não custa lembrar que Uribe tinha em seu conselho militar alguns assessores israelenses, o que certamente contribuiu para o seu enorme sucesso no combate aos terroristas.

  1. realmente
    Galera em vez de selar um acordo de paz e pular essa … toda
    Querem sangue jorrando

    eita povo carniceiro

    • Não Rafa! A grande questão é que os termos do acordo eram lenientes demais com os guerrilheiros. E a população colombiana, que sofre por 50 anos nas mãos dos narcoguerrilheiros das FARCS, que também são apoiados por Cuba e Venezuela, não achou aceitável.

      • Ahhhh

        Mas a recíproca com certeza foi verdadeira

        violência de ambas as partes….. por favor, não vamos aqui adotar o maniqueismo tipico

      • Rafa, a Colômbia é uma democracia já há bastante tempo. Quem quer participar do processo político deve se filiar a um partido político e encarar as eleições. As FARCS nunca quiseram isso. Queriam e querem derrubar pelas armas um governo democraticamente eleito para instituir um narcoestado de esquerda. Com o apoio dos países que citei acima.

        A recíproca não é verdadeira. No mais, Uribe sempre esteve certo.

  2. Foi surpresa pra mim esse não. Povo preferem guerra que já duro 52 anos em vez da paz? Uma guerra sangrenta destruiu o país e afugentou o turismo. Acho que está na hora da paz e acabar essa guerra dez.
    Quem votou não devem ser os ricos que lucram com a guerra e a miséria do povo….

  3. Parabéns ao povo colombiano, com terrorista não se negocia, se elimina.

    Mas vir aqui dar opinião de longe é fácil, Difícil deve ser para o familiar de uma vitima tendo que aceitar que esses terroristas saiam impunes e ainda tenham privilégios.

  4. A questão é quanto tempo mais ainda vai custar. Essa carnificina já dura mais de 50 anos e aparentemente não há perspectiva para uma solução sem negociação. Pelo visto na mente da população Colombiana, pelo menos para a maioria, a possibilidade do fim da guerrilha é certo e rápido.
    Uma coisa deve-se se respeitar (se o pleito foi legitimo e integro) o voto do Colombiano, então que deem uma outra solução (quero ver como) que não a via diplomática.

    * Vai que os Colombianos estão vivendo uma especie de Síndrome de Estocolmo pela guerrilha.
    ** Essa guerrilha deve render um bom dinheiro e bônus politico, se dura tanto tempo já deve estar inserida na economia e na cultura. É como nosso campeonato de futebol (me desculpe pelo termo grosseiro) que é uma merda mas rende muito dinheiro para alguns, então é melhor que fique assim.

    Sds

  5. Parabéns ao povo Colombiano (2).

    Acordo de paz pra corja subir ao poder com apoio do dono de Cuba? Banana pra eles! Que bom que (pelo menos isso) o Brasil serviu de exemplo através do ParTidão.

    E que os membros das FARC’s sejam julgados pelos seus crimes. Go Colômbia!

      • …………..os ex-guerrilheiros de agora em diante estarão sempre em péssima situação na Colombia……seráo tratados como a pior escória do país visto que foram demonizados por Uribe e 50% da população colombiana…..lhes restaria emigrar para ,Cuba, Coréia do Norte ou China países de orientação marxista ….se ficarem, voltariam pra guerrilha e seriam mortos?…..a situação do presidente Santos tornou-se uma arapuca?…….

  6. Parabéns ao bravo povo colombiano que mostrou ao mundo que não se deve negociar com comunistas,mas erradicá-los impiedosamente!

  7. Que pastelão, fizeram um acordo dessa importância e esqueceram de saber o que o povo queria, se não fosse na Colômbia seria a cara do Chaves ou do Morales ou do Lugo (Padre pegador), Mujica não,esse é só um doizinho mesmo… rs rs rs .

    Quando chegar a situação de Alcântara vamos ver se vão perguntar ao menos aos senadores e deputados federais .

  8. “Colombianos rejeitam acordo de paz com as FARC”

    ———-

    Este título não reflete a realidade colombiana, porque o próprio conteúdo desta matéria informa que:

    “50,22% votaram contra o acordo de paz e 49,77% a favor do documento.”
    – 0,45% de diferença…

    Este resultado mostra uma Colômbia extremamente dividida
    sobre este acordo de paz.

  9. pior é ver as desculpas q dão, tentando transformar o caso em uma discussão de ódio entre classes (rico x pobre), como se apenas o rico tivesse sofrido na mão desses narco-traficantes terroristas, ah dá um tempo vai !!!

    os pobres dessas comunidades mais afastadas onde esses CRIMINOSOS da farc tinham ou ainda tem domínio, são os q mais sofrem abusos dessa gente, se INFORMEM antes de comentar uma coisa absurda dessas.

    Isso para mim é muito BAIXO !!

    Mas voltando ao tema, q a democracia seja respeitada, e não deem descanso para esses terroristas !!

Comentários não permitidos.