Sistema antiaéreo Buk que abateu MH17 veio da Rússia

A equipe de Investigação Conjunta (JIT), que está a investigar o incidente do avião MH17 no leste da Ucrânia, em 2014, está apresentando na quarta-feira (28) um relatório preliminar contendo informações sobre o tipo de míssil que atingiu o Boeing da Malaysia Airlines e o exato local de lançamento.

Equipe de Investigação Conjunta (JIT) declara que sistema de mísseis Buk, com que foi abatido o avião MH17 em 2014, foi trazido do território da Rússia.

O avião do voo MH17 foi abatido no leste da Ucrânia por um sistema de mísseis Buk, que foi trazido da Rússia e, consequentemente, voltou para lá, disse o diretor da Divisão de Investigação Criminal Nacional da Polícia Nacional dos Países Baixos Wilbert Paulissen nesta quarta-feira.

“Com base nos resultados da investigação criminal, se pode concluir que o voo MH217 foi abatido no dia 17 de julho, 2014, por um míssil da série 9M38 lançado a partir de um BUK que foi trazido do território da Federação da Rússia, e depois do lançamento, posteriormente, foi devolvido para a Federação da Rússia “, disse ele a repórteres.

De acordo com o oficial, a investigação acredita que o míssil foi lançado do território controlado pelos independentistas de Donbass e não das regiões controladas pelas Forças Armadas da Ucrânia.

Wilbert Paulissen disse também que as conversas gravadas entre milícias de Donbass foram cedidas pelos serviços ucranianos.

Entretanto, a promotoria geral dos Países Baixos não relaciona oficialmente o acidente MH17 com ações da Federação da Rússia ou cidadãos do país.

“No momento,  cerca de 100 pessoas estão relacionadas de uma ou de outra forma com o acidente e o transporte do Buk. Já as identificámos. Algumas foram responsáveis pelo transporte, outras facilitaram o processo”, disse o procurador-geral dos Países Baixos.

Ele sublinhou que isto não torna essas pessoas automaticamente suspeitas: “Precisamos de perceber bem se a equipe que operava o Buk agia de modo autônomo ou recebia instruções de cima”.

A equipa de Investigação Conjunta está planejando publicar seu relatório após a conferência de imprensa.

O avião que fazia o voo MH17 caiu com 298 pessoas a bordo no dia 17 de julho de 2014 no Leste da Ucrânia, quando seguia para Kuala Lumpur a partir de Amsterdã, não deixando sobreviventes. A Ucrânia e a República autoproclamada de Donetsk se têm culpado mutuamente da derrubada do MH17.

A maioria das vítimas eram cidadãos holandeses. Por isso, o país  foi escolhido para chefiar o grupo internacional de investigação do acidente.

Edição/Imagem: Konner 

Fonte: Sputnik News

Voo MH17 – República Popular de Donetsk: conclusões da comissão sobre catástrofe são erradas

O vice-chefe das milícias de Donetsk, Eduard Basurin, declarou que a comissão que investiga a catástrofe do voo MH17 malaio em Donbass tirou conclusões erradas.

Mais cedo, o grupo internacional de investigação divulgou que o míssil que abateu o avião não foi lançado do território controlado pelas Forças Armadas da Ucrânia. “Após o Boeing ter sido abatido, apareceu a declaração do lado americano sobre o fato de que este foi abatido a partir do território controlado pela milícia, citando o fato que eles têm imagens de seus satélites. Dois anos passados, essa imagem nunca foi vista por ninguém. Após ter sido feito um apelo à Ucrânia para que esta entregasse os materiais dos seus radares e quais eram as aeronaves que se encontravam nesse momento no ar, ninguém entregou nada. Mas começaram imediatamente declarando que ele foi abatido por um sistema Buk do território controlado pela milícia. Acho que eles conscientemente levam até um beco sem saída, a comissão já é pela segunda vez que tira conclusões erradas”, disse Basurin aos jornalistas.

O Boeing 777 do voo MH17, de Amsterdã para Kuala Lumpur, caiu no dia 17 de julho de 2014 na região de Donetsk, na Ucrânia, em circunstâncias ainda não esclarecidas, matando todos os passageiros e tripulantes a bordo — 298 pessoas. Os participantes do conflito armado no Donbass negam sua participação na catástrofe, acusando os seus adversários – o exército da Ucrânia.

O porta-voz do presidente russo Dmitry Peskov comentou as recentes conclusões da comissão, dizendo que a investigação da queda do Boeing malaio na região de Donetsk em 2014 é acompanhada por especulações, ocultações e recusas de apresentar as provas de radar por uma série de países.

O chefe das tropas radiotécnicas russas, major-general Andrei Koban, disse que Kiev tem dados sobre a situação no espaço aéreo no local da catástrofe do voo MH17, não só de fontes civis, mas também de militares.

Fonte: Sputnik News

15 Comentários

  1. os EUA dizem queremos aplicar mais sanções a Russia:- “o que iremos fazer….. já sei se manifesta um consultor de Washington”- outro responde “vamos inventar que foram os RUSSOS que abateram o avião na Ucrânia”- outro consultor intervem “mas e as provas” – Obama “a nossa mídia faz a lavagem cerebral nos GOYIM para eles ENGOLIREM as nossas MENTIRAS, isso sempre funcionou não vai ser hoje que não vai funcionar “

    • O russos apresentaram quatro versões para o abate, uma mais mirabolante que a outra, e ainda tem quem acredite em todas….rs!

      • Na verdade a historia é bem mais embaixo do que a gente pensa, o que ocorreu no meu ponto de vista é que, aviões russos estavam fazendo um reconhecimento eletrônico da área, tanto para embaralhar a ajuda nessa área que os EUA estavam dando para a Ucrânia com satélites e também aviões do mesmo tipo (grandes como um avião comercial) como para fazer um reconhecimento da movimentação das tropas ucranianas e passar essa informação em tempo real para os rebeldes, no caso da Ucrânia e os EUA eles estavam fazendo o mesmo querendo monitorar o movimento russo para antecipar uma possível invasão (os dois lados não tinham interesse em bloquear o espaço aerio naquela região) no entanto para a Ucrânia abater um avião russo desse tipo iria significar uma grande prova do envolvimento russo com os rebeldes, mas os aviões russos deviam ter sistemas para embaralhar os misseis que a Ucrânia dispunha e voavam próximo aos aviões comerciais naquela área, a Ucrânia tentou abater um desses aviões russos e acertou um comercial (pode ser pelo embaralhamento do míssil ou um erro ao designar o alvo) do lado russo eles jamais iriam admitir que seus aviões estavam na área (isso seria uma confissão de seu envolvimento) e se a Ucrânia for condenada neste caso seria um desastre para seu governo, os russos invetam estorias para embaralhar seu envolvimento se a verdade fosse realmente revelada eles poderiam ser condenados por tabela e o resto agente já conhece.

    • “”ENGOLIREM as nossas MENTIRAS”””

      E Putin não mentiu diversas vezes negando a participação na guerra?
      Não apresentaram várias versões insustentáveis?

      Até a mídia russa divulgou imagens falsas de um Su-27 disparando um míssil com o MH-17.
      Depois os russos disseram que foi um Su-25, e logo um engenheiro russo desmentiu dizendo que era impossível.

      Por que tanta tolerância com as mentiras russas???
      A Rússia não erra?

      Os russos mentiram diversas vezes. E se não tem responsabilidade sobre o fato por que mentir então?.

  2. Não discutindo o abate, que ceifou muitas vidas, o que não me entra na cabeça a Ucrânia, União Europeia e por que não a própria Rússia não terem fechado o espaço aéreo dessa região. É sabido que haviam sido abatidas aeronaves militares anteriormente, um fato que deixa claro para qualquer um a falta de segurança.
    Fico pensando quem ganharia politicamente com tal evento.
    Sds

    • Nesse ponto em especial, o crédito pelo vacilo vai todo para a autoridade ucraniana responsável pelo controle do espaço aéreo.

    • Eu acredito na versão de que a idéia era derrubar o avião do Putin.
      Os russos já haviam provado, pela análise do tipo de perfuração nos destroços, que o modelo do míssil não era mais usado pela Rússia, mas pela Ucrânia, então agora sai a versão de que o lançador entrou e saiu da Ucrânia vindo da Rússia.
      Pergunta: quem tinha interesse em derrubar um jato comercial desse tamanho? No radar dava para saber a rota, altitude e distingüi-lo de um caça.

      • “””No radar dava para saber a rota, altitude e distingüi-lo de um caça.””

        Por que Putin estaria em um avião que atravessou a Ucrania inteira vindo oeste europeu?

        É muito mais plausível que os rebeldes achassem que era um avião militar ucraniano. O controle aéreo ucraniano acompanhava toda a rota do avião, não existe muitas razões para acreditar que Putin estava nele.

        A explicação mais simples é de que foi um erro dos rebeldes.
        Me lembro que na época os russos afirmavam não ter participação nenhuma na guerra, fato que se comprovou como mentira.

        Radar não distingue aviões tão bem.

      • Deagol
        “A explicação mais simples é de que foi um erro dos rebeldes”
        Sr Deagol também acho que tenha ocorrido um erro por parte dos rebeldes, mas para mim é muito forte a “intenção” Ucraniana para que algo assim acontecesse (o que era apenas questão de tempo). Como S-88 fala acima era a Ucrânia quem deveria ter fechado o espaço aéreo, me lembro de ter visto em algum site um alerta sobre a possibilidade de ocorrer um algo assim quando a primeira aeronave militar havia sido abatida.

        * Eu não eximo de culpa a UE, OTAN ou qualquer coisa que valha sobre o fato pois Eles tinham autoridade para fechar a rota e proibir os voos sobre a Ucrânia oriundos da UE, e os eventos que haviam ocorrido eram motivos mais que suficiente para provar a falta de segurança sobre o espaço aéreo Ucraniano.
        Sds

      • “”No radar dava para saber a rota, altitude e distingüi-lo de um caça.””

        No controle aéreo ucraniano dava, no radar dos Sa-11 usados pelos rebeldes não. Era um avião identificado. Os rebeldes devem ter abatido da mesma foma que abateram outros.

      • Melkor eu acredito que derrubar o avião presidencial do Putin era a ultima coisa que as forças oficiais ukranes iriam querer, seria um belo tiro no pé, e teriam toda a federação russo com seu enorme poder de fogo partido para cima de sim como uma carreta sem freio descendo ladeira abaixo, e a OTAN diante do assassinato de um lider russo muito pouco poderia fazer a menos que declarassem a 3° guerra mundial o que eu duvido que acontecesse.

  3. PESSOAL…o míssil é Russo mas todas as armas da Ucrânia são Made in Rússia..e este míssil que atingiu o avião não é usado mais pelos Russos pois o usados por eles é um modelo mais novo…é exatamente as forças armadas da Ucrânia que ainda usam/operam o mesmo modelo de míssil usado para abater o avião…

    • Esta porcaria não foi disparada pela nação russa, mas sim pelos separatistas p´ro Russia sob apoio logístico e técnico russo.
      Agora eu quero ver se a Holanda vai ter culhões para chamar o embaixador deles de Moscou.

  4. como eu sempre falo, essas grandes potências são todas IGUAIS !! Se precisarem tirar a vida de inocentes por seus INTERESSES farão.

    não existe santinho, mas tem gente q vai defende-los a qualquer custo, se são os americanos (só como exemplo) q fizessem isso, seria uma chuva de críticas e teorias (com razão)

    por isso eu fico apenas no respeito, não idolatro nenhuma dessas grandes potências, pq sei q irei me decepcionar.

Comentários não permitidos.