Rússia e China desafiam supremacia aérea militar dos EUA

A Rússia e a China estão gastando muitos recursos financeiros na criação de novas tecnologias militares, desafiando os Estados Unidos e seus aliados europeus no ar e estimulando uma corrida armamentista, escreve The Wall Street Journal.

“O desafio mais atual para a Força Aérea dos EUA é o surgimento de forças adversárias iguais, com potencial militar desenvolvido e que não são inferiores às nossas capacidades”, cita a edição as palavras do Chefe de Estado-Maior da Força Aérea dos Estados Unidos general David Goldfein.

Nos próximos anos, Moscou e Pequim podem obter novos modelos de tecnologia aeronáutica, bem como de defesa antiaérea, disse o jornal. A modernização é realizada num momento em que a Rússia e a China demonstram sua força em pontos quentes do Oriente Médio e do mar do Sul da China, por isso os estrategistas militares ocidentais também começam a insistir ativamente na construção da nova geração de aviões de combate.

A Força Aérea dos EUA tem o caça F-35 furtivo e o caça-bombardeiro F-22, que também é capaz de recolher informações sobre o território do inimigo. No entanto, 76% dos aviões de combate dos EUA são aviões da época passada: o F-15 está ativo na Força Aérea dos EUA desde 1975, o F-16 — desde 1979 e o caça F/A-18 da Marinha dos EUA foi entregue pela primeira ao serviço em 1978. Estes aviões bastante velhos também formam a base da Força Aérea de muitos dos aliados dos EUA na Europa e na Ásia, acrescentou o WSJ.

A Rússia planeja adotar o seu próprio caça invisível T-50 em 2018, diz o artigo. A China, por sua vez, aposta há muito tempo em modelos russos, usando projetos antigos ou criando novos usando licenças, mas o país também tem novos projetos – o J-20 e o FC-31, que têm aspeto semelhante aos F-22 e F-35 americanos.

A comunidade militar dos EUA não está apenas preocupada com os meios aéreos da Rússia e da China, se lê no artigo. Moscou e Pequim estão adotando sistemas de mísseis antiaéreos mais modernos, como o S-400, que é capaz de abater aviões inimigos a uma distância de 380 quilômetros, o que é duas vezes mais do que anteriormente.

“São desafios muito sérios para a realização de quaisquer operações militares”, disse o tenente-general na reserva da Força Aérea dos EUA David Deptula.

Artigo base – The Wall Street Journal by Robert WallBig Spending on Warplanes Spurs Aerial Arms Race 

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

 

10 Comentários

  1. A industria é e sempre foi relativa desde o T 34 competindo com os Panzer até os RPGs no Vietnã e Iraque. A industria quer ganhar seu $ e sistemas baratos competem com sistemas caros as vezes um ganha e as vezes outro ganha mas só saberemos a sua verdadeira capacidade se ocorrer uma guerra e até isto ocorrer por enquanto só temos pistas.

  2. Engraçado

    Eu não sei oq vcs acham (ou se é impressão minha)

    Mas o PAK FA visto de perfil é fino demais… deve ter alguma relação com a reflexão de ondas emitidas pelos radares

    Eu diria q o T-50 é MUITO MAIS “FINO” que o F-22 ou o F-35

      • Tentativa tosca de transformar uma pergunta com intuito técnico informativo em uma resposta de viés ideológico política vazia…

        Sabemos que o T-50 já está com 8 protótipos sendo testados e que a partir do próximo exemplar já sairá da fábrica da Sukhoi como novo motor instalado e que os AL41F1 instalados nos protótipos serão substituídos. .. sabemos que o novo radar estará pronto em 2017 e que só não foi testado ainda porque não é apenas um radar AESA :comum” e sim 4 radares interligados cobrindo 360 graus, inclusive dois banda L nas asas e um banda X na cauda além do principal de antena faseada… sabemos também que semana passada foram realizados testes com o canhão gsh 301 e que desde o ano passado vem sendo realizados testes de mísseis inclusive um novo missil anti radar está prestes a ser testado de suas baías (são 4 baías, duas centrais e mais duas fast bays alares ), sabemos até que 1 protótipo pegou fogo…. enfim , informações há sim basta querer saber e não ter aquela distinção que faz as pessoas desdenharem de qualquer coisa que não seja “ocidental”… inclusive ao contrário do que vc afirma acho que o Putin está liberando informações até demais! Já não posso dizer o mesmo dos chineses e do J-20, este sim carece de bastante informação pois o pouco que se sabe soa ainda como especulação.

      • É assim, Topol

        Só um ingenuo ou um doido acha que os paises divulgam dados sensiveis de suas armas principais

        isso não existe em canto nenhum

      • ………..mesmo somados Rússia e China ainda não tem armamento em quantidade pra superar os Estados Unidos…porém em questão de pouco tempo poderão supera-lo …..inclusive qualitativamente……

      • Uma certeza eu tenho, o T-50 no ritmo que ais coisas andam, pode se tornar completamente operacional antes do F-35 que só vive apresentando problemas e soltando pecinhas. kkkkkk!!!

Comentários não permitidos.