Na ONU, Temer defende processo de impeachment

Presidente afirma, na abertura da Assembleia Geral, que Brasil deu “exemplo ao mundo” de que não há democracia sem Estado de direito. País, segundo ele, passa por processo de depuração do seu sistema político.

No discurso que abriu a 71ª sessão da Assembleia Geral da ONU, o presidente Michel Temer defendeu a legitimidade do processo de impeachment e disse que tudo “transcorreu dentro do mais absoluto respeito constitucional”.

Segundo Temer, o fato de o processo ter sido conduzido dessa maneira implica em um “exemplo ao mundo” de que “não há democracia sem Estado de direito – sem normas que se apliquem a todos, inclusive aos mais poderosos”. “É o que o Brasil mostra ao mundo”, afirmou.

O presidente também afirmou que o Brasil passa por um “processo de depuração” de seu sistema político.

“Temos um Judiciário independente, um Ministério Público atuante, e órgãos do Executivo e do Legislativo que cumprem seu dever. Não prevalecem vontades isoladas, mas a força das instituições, sob o olhar atento de uma sociedade plural e de uma imprensa inteiramente livre”, discursou Temer.

“Nossa tarefa, agora, é retomar o crescimento econômico e restituir aos trabalhadores brasileiros milhões de empregos perdidos. (…) A confiança já começa a restabelecer-se, e um horizonte mais próspero já começa a desenhar-se”, completou.

O restante do discurso de Temer seguiu um roteiro mais previsível, com conteúdo não muito diferente da fala da ex-presidente Dilma Rousseff em setembro do ano passado. Temer defendeu a reforma do Conselho de Segurança da ONU – uma velha reivindicação brasileira –e citou brevemente outra posições do Itamaraty como o apoio a uma solução para o conflito entre palestinos e israelenses e críticas ao protecionismo de alguns países.

“É urgente impedir que medidas sanitárias e fitossanitárias continuem a ser utilizadas para fins protecionistas”, disse Temer.

O presidente também ressaltou que é preciso defender os direitos das minorias e citou a questão dos refugiados. Na segunda-feira (19/09), Temer já havia citado imigrantes e provocado controvérsia ao afirmar que o Brasil teria recebido nos últimos anos cerca de 95 mil refugiados, quando números do Ministério da Justiça mostram que o total não chega a nove mil.

“Queremos uma ONU de resultados, capaz de enfrentar os grandes desafios do nosso tempo. Nossos debates e negociações podem confinar-se a estas salas e corredores”, disse.

Essa foi a segunda viagem oficial de Temer ao exterior após ele ter sido empossado definitivamente na Presidência. Tradicionalmente, cabe ao chefe de Estado brasileiro fazer o discurso de abertura da Assembleia Geral.

No início do mês, Temer fez sua estreia em fóruns internacionais durante a cúpula do G-20, na China. Ao chegar a Nova York, Temer foi alvo de um protesto. Alguns manifestantes se reuniram em frente ao hotel onde se hospedou a comitiva brasileira e exibiram cartazes com a frase “Fora, Temer!”.

Edição: Plano Brasil

Fonte: DW

 

45 Comentários

  1. Cara
    eu fico imaginando como esse traidor vai entrar pra historia do Brasil

    Os vencedores do golpe de 64 sofreram o julgamento impiedoso da historia (que é um juiz muito mais imparcial q o Moro)

    Não adianta achar que manda na sentença prolata pela historia só pq tem apoio da Globo, da Veja e dos meios tradicionais de comunicação

    Eu quero ver como esse impeachment tabajara vai ser lembrado daqui a 20 anos

    E todo mundo q apoiou essa farsa
    Dá até pena
    E vergonha alheia

    • Assino embaixo, os que hoje apoiam o golpe, amanhã estarão chorando de saudade, e dizendo, eramos felizes e não sabiamos. Foi mesmo assim em 1964.

    • Acredito que o que estamos vivendo será contado da seguinte maneira: Ex-Presidente Lula, Presidente Temer, Presidente Senando Renan e ex presidente câmara Cunha como Ladrões e chefes de quadrilha, e a Dilma uma incompetente.

      Agora a história poderia ser bem diferente, Lula e Cunha preso, Renan caçado e preso, Chapa temer e dilma caçada, e a constituição seria seguida, assumiria o presidente da câmara.

      Ai sim a história seria justa e bem contada.

    • Meu caro Rafa, devo parabenizá-lo por reconhecer que o Juiz Sérgio Moro é imparcial……

      No mais, tenho o dever de afirmar que você está equivocado. Para começar o processo de impeachment é constitucional e seguiu todo o procedimento previsto não apenas em nossa Carta Magna como também na legislação infraconstitucional. Também a assertiva de que apenas os “meios tradicionais de comunicação” apoiaram o impeachment revela-se inverídica visto que também a OAB deu respaldo ao processo. Na verdade, nos meios de comunicação a versão de que teria havido um “golpe” foi defendida apenas pelos blogs sujos, que recebiam generosa bolsa da SECOM para louvar histericamente o ParTido e atacar covardemente a honra dos adversários políticos (tanto que muitos desses blogueiros respondem a processos na justiça). E no meio jurídico, além do folclórico Dr. “Tomás Turbando” apenas uma minoria defende a esdrúxula tese de “golpe”. E certamente terão suas biografias maculadas com isso.

      Quanto à história, essa será implacável no futuro em afastar qualquer espécie de argumento que vá na direção de que houve um golpe no Brasil, especialmente após analisar o contexto atual dos países da América Latina, caracterizado pela presença do bolivarianismo em diversos países do continente, onde governantes populistas de esquerda, embora eleitos pelo voto popular, se valeram de maiorias ocasionais para modificar as constituições locais no intuito de suprimir as prerrogativas dos poderes legislativo e em especial do judiciário para fortalecer o executivo, garantir a própria perpetuação no poder através de reeleições infinitas e também atacar a liberdade de imprensa tal como feito na Argentina através da malfadada “Ley de Medios”, elaborada com inegável desvio de finalidade pela famigerada Senhora K.

      • Não adianta Tirelles

        Vc não vai mudar de idéia… vai?
        Claro que não

        Voce reclama do antissemitismo e faz uma perseguição doente e quase insana contra quem é de esquerda…. isso não vai mudar

        Não interessa aqui se eu mostrar que esse impeachment nunca foi baseado em pedalada fiscal coisa nenhuma…. vc simplesmente não vai aceitar pq não é conveniente pro seu ponto de vista ideológico

        E os diálogos do Romero Jucá com o Sergio Machado mostram muito bem isso

        Nenhum de nós aqui manda na Historia…. ela sim é imparcial

        vamos ver

        espero estar vivo pra ver outro editorial da Globo daqui a 20 anos reconhecendo o erro de ter apoiado outro Golpe

    • Realmente o teu “brazil” minusculo e com “Z” vai melhorar com esse caminho de subserviência para os entreguistas, já o meu BRASIL com “S”, dos verdadeiros patriotas, luta com todas as forças contra o golpe de 2016.

      • O “Brasil” ao qual você se refere resume-se à uma milícia de desordeiros comandados por Guilherme Boulos, a Patricia Hearst tupiniquim, e outras pseudolideranças menores, e que apenas provocam balbúrdia nas ruas. O Brasil de verdade, o dos trabalhadores, nesse momento ou procura emprego ou está lutando com todas as forças para preservar o seu.

  2. Faz um bem danado pra gente ouvir um discurso do representante do país que sabe o lugar em que está, sem nos envergonhar; postura, no idioma correto, na forma exata e no conteúdo elegante e objetivo. Nada de estocar vento, diálogo com o EI, a ficção do brasil-maravilha. Na era pt um discurso lá era o mesmo chinfrim que faziam nas inaugurações do minha casa, nas reuniões de sindicatos ou nos palanques demagógicos e popularescos do interiorzão brasileiro.

  3. O golpista gaguejo na hora de pedir o assento no conselho de segurança da ONU para o Brasil e encheu a boca pra dizer que o Brasil nao possui armas nucleares ….e trairão !!!!!! Falou tambem que o lula (brasil) ajudou a resolver (negociacao)o problema nuclear com ira.!!!!

  4. Alguem NO PASSADO disse que a ONU era um COVIL DE LADROES. Eu nao tenho porque discordar. O Temer que aproveita o momento de gloria enquanto ele dura, porque ja li que aqueles que o colocaram no poder ja querem bota-lo para correr tambem, juntar a Dilma na Rua das Amarguras

    • JOJO … esse falastrão traiçoeiro representa o que há de pior e sórdido na sociedade brazileira.. corrupção do estado,atraso social,leviandade da mídia,futilidade de uma elite preconceituosa;a hipocrisia em pessoa …o bicho de orelha é tudo de ruim …,ele é o espelho e o herói dos fariseus ….. o que se pode esperar de bom ?

      • Lucena com todo o respeito vc esta falando padre nosso pra vigario, so nao quero escrever sobre o falastrao porque nao quero ser censurado. Eu deixo esse assunto para os outros.

  5. Bem, se nem os canhotos que votaram nele gostam do cara imagina eu que não votei. Porem torço para que ele faça um governo de transição ate 2018 minimamente civilizado apesar de saber da quadrilha que e seu partido e da terra arrasada ideológica em forma de estado que ele vai receber de herança daquela coisa ridícula que ele sucedeu.
    Porem hoje na ONU as “Grande potencias” Nicarágua, Bolívia,Equador, Venezuela, Cuba e Costa Rica se retiraram da assembleia na presença da delegação brasileira…e algo a se comemorar, ja vão tarde, tomara que cortem relação conosco permanentemente falta não vão fazer muito pelo contrario, acabou a farra com nosso suado dinheiro via BNDES.

      • Votei sim. Mas longe de ser por simpatia ao lixo do Aécio que e um boçal , mas sim por pura alternância de poder.

        “Políticos e fraudas de bebês devem serem trocadas constantemente, e pelo mesmo motivo”
        Eça de Queirôz

      • Rafa que que vc falou? helicoptero cheio de que? Eu pensava que brasileiro da alta sociedde nao se envolvia com o trafico de narcotico, ao contrario do que ocorre em praticamente todos os paises das Americas. onde o Papa Bush e o casal Clintons estao em cima da piramide. Agora vc me diz que encontraram helicoptero cheio de neve na fazenda do dito cujo acima mencionado? Ja vi que quanto mais pesquiso um assunto mais eu descubro que tenho que pesquisar mais. Obrigado pela informacao

      • E você ao que tudo indica votou primeiro no queixoso, aquele que para assegurar a própria impunidade foi até a ONU, e depois na afastada, cuja irresponsabilidade fiscal causou a perda de 12 milhões de empregos.

        Sem falar que o ParTido de ambos foi o responsável pelo mensalão e pelo petrolão, os dois maiores esquemas de corrupção da história “destepaiz”…

  6. O traidor foi justificar, o injustificável, o Obama, até se atrasou para não ter de cruzar no corredor com o safado temerário. Vai que a doença do golpismo é contagiosa. Para completar, navegou nas conquistas dos governos Lula e Dilma, nada mais poderia se esperar do melancolico espião.

    • Quais “conquistas” dos governos do queixoso e da afastada? as migalhas que jogaram ao povo enquanto uma camarilha de poderosos se fartou com o erário público? No mais, os fundamentos da nossa democracia (Judiciário independente, Ministério Público atuante e liberdade de imprensa) são conquistas obtidas com a Constituição de 1988, aquela cuja obediência dos ritos do impeachment foi chamada de “golpe” pelo ParTido, que incapaz de aparelhar o Judiciário e o MP trabalhou incansavelmente para sabotá-los sem falar nos constantes ataques à liberdade de imprensa travestidos de “democratização da mídia”

  7. Definitivamente, estamos em um mato sem cachorro. É muito político populista, incompetente e corrupto. Não tem como dar conta dessa rapaziada.

  8. É
    Essa semana o dono da Odebrecht disse q o Chanceler Serra Palpatine recebeu só 23 milhões de uma propina

    Quero ver powerpoint funcionando e Moro trabalhando e panela batendo

    • José Serra além de Ministro das relações exteriores também é Senador da República. Assim o foro competente para inquérito e posterior ação penal é o STF e não o Juiz Sérgio Moro Rafa!

      • Mas o PSDB não perdeu as eleições federais? como agora está no governo? não deveria estar disputando as eleições em 2018?

        E tem gente que ainda acredita em voto.

      • Meu caro “Teacher”, a Constituição Federal de 1988 tem um forte viés parlamentarista, oriundo principalmente dos esforços do Dr. Ulisses Guimarães. Tanto que no ADCT foi prevista a realização de um plebiscito sobre a opção sobre forma ou sistema de governo que se realizou em 1993. E embora o presidencialismo tenha se sagrado vencedor a Carta Magna continuou com seu viés parlamentarista, de modo que se criou o estranho fenômeno do presidencialismo de coalizão. Tanto que Temer é de um partido diferente da Dilma. E uma vez que se fez um novo governo houve um realinhamento das forças políticas, tal como ocorre nos regimes parlamentaristas, onde o PSDB passou a integrar a base de apoio governista.

        Ademais, você continua aferrado ao constitucionalismo bolivariano, onde a eleição direta dá um cheque em branco, poderes absolutistas, ao chefe do executivo.

    • Pois é, Rafa. O problema é que, se isso acontecesse, eles estariam começando a consertar o país. E é isso que eles não querem. Acha que os EUA quer ter um país com a dimensões continentais, população de mais de 200 milhões e inúmeros recursos naturais como concorrente?

      Somos Ocidente, mas a parte do Ocidente que cabe ao Brasil é subalterna; fornecer recursos e mão de obra barata ao Ocidente é o nosso papel. Ou seja, uma colônia moderna. Nada mudou, desde 1500.

      • Infelizmente é verdade. Enquanto continuarmos acreditando em salvador da pátria, em bolsa esmola e políticas afirmativas não iremos à lugar nenhum. Gostaria muito de ver uma rapaziada do PSDB dividindo cela com o Dirceu…

      • Sabe quando você vai ver o Aécio preso, ou qualquer pessoa de alto gabarito do PSDB no chilindró? no dia 32 de fevereiro. Tucano preso é como saci-pererê, mula-sem-cabeça e duende verde: alguns até acreditam que existe, mas ninguém nunca viu.

      • E a China ainda quer que o Brasil vire o seu fazendão. Quase que um gigantesco Zimbábue já que o queixoso em seu caráter se aproxima do ser abjeto que é Robert Mugabe. E o que você vai dizer a respeito?

    • Aécio com cinco delações na lava jato…..viagens particulares com recursos do estado….desvio de verbas da saúde estado MG….o caso de Furnas e do Banestado arquivados…agora que a roubalheira será geral/grande neste pais…

      mas neste pais se inconformam, se revoltam e fazem protestos apenas contra os corruptos do partido rival…com os corruptos do partido que militam fazem vista grossa e defendem…por isso sempre existem corruptos na nossa política…pois entre os brazileiros a maioria é desprovida mesmo de caráter…nossos políticos são nada mais do que o reflexo do caráter e da integridade da maioria do povo deste pais…Um governo consiste no reflexo de seu Povo…Se há aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto…A Corrupção não é um privilegio de políticos…Não existe político corrupto…. Existe o Corrupto que foi transformado em político…Representante real daqueles que o colocaram no poder!…

      • Nenhum crime justifica outro. Pensar assim é falta de caráter, ainda que por detrás de tal justificação esteja somente um vício ideológico que não se sustenta na realidade, senão na política militante que quer convencer que é apartidária. CADEIA A TODOS OS QUE ROUBAM E ESCRAVIZAM O POVO BRASILEIO. Ou eu estou errado? Quanto a última parte do seu discurso, concordo: POVO QUE APOIA CORRUPTOS E POPULISTAS NÃO É VÍTIMA, É CÚMPLICE.

  9. Infelizmente por causa da blindagem mantida pelas estruturas de poder, e apoiadas pelo tio Sam e meios de comunicao, politicos do PSDB nunca sao presos. Parece ser o melhor partido para praticar corrupcao. No demais, o golpe desestruturou a economia, denegriu a a imagem do pais, prejudicou importantes projetos de defesa. A mectron que o diga. O problema da direita no poder é que vem acompanhada dos chicotes dos EUA, como sabotagens, inclusive nos projetos de defesa, nas areas espaciais e no que se refere a sistemas de misseis.

      • Nao entendo como isso nao esteja visível também aos seus olhos: A polícia Federal no Brasil, trabalha lado a lado com o FBI, que tem escritórios no Brasil. Auxiliam nas investigaçoes, mas somente quando servem ao propósito de desestabilizar o governo, quando este nao for alinhado aos EUA. Veja o caso da operaçao lava jato e o seu propósito, serviu de base para o impechimant, baixar o preço das açoes da Petrobrás, para abrir caminho para privatizaçao por 10% do valor de Mercado (Zé Serra já esta trabalhando nisso), desistabilizar a odebrech para afetar projetos militares, inclusive a mectron e prosub. No mais, enfraquecer a economia, afurgentando investidores e criando caos para atrasar o nosso desenvolvimento e aumentar a vunerabilidade. Denigrir a imagem de partidos de esquerda, para trazer a américa do sul de volta ao eixo de controle da casa branca , etc.. O ponto é que nao gosto nem da direita, nem da esquerda. Os dois lados sao ruins porque se apegam a ideologias coministas ou neoliberais. O Brasil nao precisa de comunistas e nem de vassalos dos americanos. Uma reforma politica profunda, com eliminaçao de partidos politicos, implementaçao de votos distritais, limite de mandatos, reduçao de mordomias, reduçao em numero de deputados, fim da imunidade politica e voto secreto. Uma reforma assim só sera possivel se os militares tomarem o poder para por a casa em ordem, mas a CIA nunca permitiria. Afinal, a corrupçao, a bagunça, a desorganizaçao, a burocracia, e a cultura de boteco, samba, futebol,… parecem ser meios mais eficases do que intervençao militar.

Comentários não permitidos.