Sistema de defesa “Iron Dome” de Israel derruba mísseis de conflito sírio

O sistema de defesa contra foguetes de Israel “Iron Dome” derrubou no sábado dois “projéteis” perdidos disparados durante os combates na guerra civil na Síria, disse um militar israelense.

Há um transbordamento frequente dos confrontos entre as facções na Síria para as Colinas de Golã, controladas por Israel, mas esta foi a primeira vez que o Iron Dome foi ativado para interceptar os ataques.

“Um projétil adicional disparado da Síria foi interceptado pelo sistema de defesa aérea Iron Dome. Nenhum ferido relatado”, disse o militar em um comunicado, logo após o sistema ter sido ativado pela primeira vez.

Israel geralmente retalia com ataques aéreos contra postos de guerra da Síria.

Os militares colocaram as baterias do Iron Dome em áreas que foram alvo de ataques mais frequentemente dos militantes palestinos na Faixa de Gaza. O sistema normalmente só dispara um interceptor se o foguete inimigo é calculado para atacar próximo a uma área povoada.

Israel permanece em grande parte à margem da guerra civil da Síria, vigiando a fronteira de Golã e, ocasionalmente, promovendo ataques aéreos ou retornando fogo de morteiros, quando há ameaça específica.

Israel tomou o controle das Colinas de Golã, um platô estratégico, na guerra de 1967 no Oriente Médio.

Ari Rabinovitch

Foto: Meramente ilustrativa

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

 

28 Comentários

  1. O Iron Dome é de que categoria?

    Me parece que ele é bem mais fraco que o S-400 Triumph, o Patriot ou o S-300 iraniano

    Seria da mesma categoria do Pantsir?

    • este sistema antiaéreo é muito superior/mais eficiente ao Patriot…a única vantagem destes Patriots para o Iron Dome é o alcance dos misseis que é maior…não estaria na mesma categoria do Tor ou Buk?!…

  2. Israel está fora da guerra porque pagaram MICO en 2006. Sua campanha no sul do líbano foi pífia.
    Nível de insubordinação sem precedentes! Não sabem combater guerrilha urbana. Perderam feio!

    Acabou com toda a pose!
    Foi tão feia a coisa que decidiram fazer um outro Estado para fornecer outro exercito.
    Isso foi um ERRO! E só servirá para acelerar a queda inevitável.

    E…o Ovo da Serpente já chocou. A cabeça da Serpente está de fora…
    Abra o olho!

    • Israel está de fora do conflito na Síria porque não lhe interessa participar do mesmo. Simples assim. O resto é o antissemitismo atávico das esquerdas.

      Ah! Não custa refrescar a sua memória que da última vez que os sírios atacaram Israel as forças israelenses chegaram a 40km de Damasco.

      • Não sujeito! Eles fornecem assistência médica a feridos em geral da guerra civil síria, inclusive muitas mulheres e crianças. E isso é um fato documentado.

        Mas aí já viu né? A esquerda em seu antissemitismo doentio ( e recalque pelo fato de Israel ter derrotado os seus “heróis”) repete uma mentira à exaustão no afã de que ela se torne verdadeira…

  3. O Iron Dome é o escudo antimisseis mais eficiente do mundo tendo interceptado nada mais nada menos que 90% dos misseis disparados da faixa de gaza, estima-se que foram 400 misseis interceptados.
    Pode-se dizer que é um sistema de intercepção de misseis de curto alcance e bombas de artilharia com raio de ação de 4 km até 70km mas está sendo aperfeiçoado para cubrir uma área de até 250 km.

    • Mas pra falar em eficiencia é preciso comparar com os sistemas AA de sua categoria e saber que tipo de misseis ele interceptou desde que foi incorporado

      Eu acho q ele parece ser menos capaz que os sistemas S-400, S-300, BUK-M3 e Tor

      Eu acho q a Russia é o país com maior numero veriedades de sistemas AAA no mundo…. lá tem muitos sistemas

      S-300
      S-350 Vitiaz
      S-400
      S-500 (ja em fase de conclusão)
      Tor
      Buk-M3
      Pantsir

      Isso fora os Portateis como Igla (e variantes) e o novissimo Verba

      É muita coisa

    • “Gabriel
      Hoje 18:17

      O Iron Dome é o escudo antimisseis mais eficiente do mundo tendo interceptado nada mais nada menos que 90% dos misseis disparados da faixa de gaza, estima-se que foram 400 misseis interceptados.”

      é verdade…é superior/mais eficiente ate mesmo a aqueles sistemas Patriot…..

    • cara primeiro apreenda o que é um foguete e o que são misseis. os FOGUETES de gaza estão mais para buscapés de festas juninas do que serem chamados de MISSEIS

  4. Os israelenses são incríveis no que diz respeito a sistemas anti aéreos e de guerra eletrônica, são sistemas de ponta, e são assim devido a necessidade, por exemplo, todos os países que cercam Israel hoje só o respeitam por questões de força maior, tanto por Israel ser uma potencia militar como também tem representatividade junto as grandes potencias (EUA, Russia ) fatores de peso que evitam conflitos generalizados como o do Yom Kippur, mas digo, que hoje os dias são diferentes, países Irã e os falsos aliados (Egito) entre outros estão caminhando a se tornarem potencias com capacidade de infringir danos reais e monstruosos a Israel caso queiram, e ter equipamentos eficientes como o Iron Dome faz toda a diferença, lembrando que esse não é o único que eles possuem.

  5. pqp

    o Tireless consegue relacionar sistema antiaéreo e assitencia médica com “esquerdas antissemitas”

    Minha Nossa Senhora, é muita imaginação

    Macartismo quse inexistente ai …. só que não

    Fantastico Mundo de Tireless

    • Rafa, a discussão ERA para ser sobre o Iron Dome, esse sistema de defesa antiaéreo inovador. Mas como você observou a discussão rapidamente descambou para o antissemitismo. Ou você irá negar?

      • Antissemitisto é um problema que já causou uma guerra e muito sofrimento pra humanidade…

        Assim como anti-esquerdismo sem propósito já causou muita tortura na América latina

        os dois precisam ser combatidos

        Corrupção não é problema q existe só nos partidos de esquerda

  6. Então, pelos comentários aqui expostos, posso concluir que o Iron Dome israelense é superior ao BUK-M3 e Tor e de uma categoria diferente do S-400

    Seria algo entre o Tor e o S-400?

    confere?

    Qual o objetivo desse sistemas?

    Ele é feito pra neutralizar Misseis Balisticos e Drones?

    • Rafa, o Iron Dome não é superior ao Buk. Até porque não são da mesma categoria sendo o SAM russo de categoria superior. Quanto ao TOR, como eu havia dito acima ele é o sistema russo que mais se aproxima do israelense mas carece a ele a capacidade de interceptar foguetes de artilharia e foguetes caseiros como os Qassam do Hamas. E o S-400 é de uma categoria muito superior, sendo seu equivalente israelense o Arrow.

Comentários não permitidos.