Síria / Ataques aéreos / EUA : Moscou convoca reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU

A Rússia convocou uma sessão de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para tratar dos ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA contra o Exército sírio neste sábado, que, segundo Moscou, vão enfraquecer o histórico acordo de cessar-fogo que entrou em vigor no início desta semana.

Os EUA disseram que, inadvertidamente, bombardearam as forças do governo sírio quando pensavam estar alvejando posições do Daesh (autodenominado Estado Islâmico), mas afirmaram que haviam alertado a Rússia a respeito da operação, em uma declaração do Comando Central dos EUA.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, por sua vez, disse que os EUA e a coalizão não forneceram qualquer aviso prévio a Moscou antes do ataque a Deir Ez-Zor. O bombardeio, realizado por dois caças F-16 e dois aviões de ataque A-10, deixaram 80 soldados sírios mortos.

O Ministério das Relações Exteriores sírio fez eco a Moscou na convocação de uma reunião emergencial para que o Conselho de Segurança possa condenar oficialmente os ataques aéreos da coalizão contra as posições do exército sírio.

A Síria tem sustentado há tempos que os ataques aéreos liderados pelos norte-americanos no espaço aéreo do país são ilegais porque o governo Assad nunca convidou Washington a intervir.

Os ataques acontecem apenas cinco dias após o incício do cessar-fogo mediado pela Rússia e pelos EUA. Em comunicado, Moscou disse que os EUA eram responsáveis pelo colapso iminente do acordo.

Em todo caso, segundo afirmou a chancelaria russa, o fato de as forças dos EUA não conseguirem mirar apropriadamente em seus alvos destaca a necessidade do acordo de cessar-fogo, que apela para que os EUA e a Rússia coordenem enfim os seus ataques.

Foto: © REUTERS/ Eduardo Munoz

Fonte: Sputnik News

14 Comentários

  1. Os EUA fazendo jogo sujo para piorar as coisas na Síria. Isso bombardeio foi proposital. È muito fácil distinguir força do governo e de terrorista.

    • BobSap, os militares do Pentagono e os Chefes e ex chefes da CIA tem dados entrevistas dizendo que os EUA vao defender seus aliados na Siria, isto e combater a tropa de Assad. Os EUA participou da invasao turca do territorio sirio., Os EUA continua insistindo que Assad tem que ser removido do poder, para que paz possa reinar na Siria. Um ex chefe do Pentagono disse que os EUA deveriam atacar os russos onde eles estiverem, usando todos os meios, militar, terrorista e assassinatos, e depois negar que cometeram tais atos, e se nao for possivl nega-los, como o ataque militar de hoje na Siria, dizer que foi um acidente, um erro, etc. Ta na cara, e obvio, que esse bombardeio foi proposital, foi esperado. A questao e porque Putin continua amarrando os bracos de Assad, continua forcando este assinar tratado de treguas com os islamitas, que nao tem nenuma intencao de obedecer essas treguas. Ja passou da hora para os militares russos perceberem que a Oligarquia mafiosa que controla RussIa, com Putin a sua frente sao Quinta Colunas Norte Americana que esta colocdo em perigo a propria existencia da Russia como um pais unificado.

    • Deir Ez Zoir fica fora do alcance do sistema S-400.
      Duvido, entretanto, que os russos usem o sistema S-400 para atacar aeronaves dos EUA, ou de Israel, pois isto escalaria o conflito, enquanto o desejo russo é o contrário.

  2. Os EUA insistem em golpear os russosseja na Ucrania, seja na Siria, e Putin pateticamente protesta. Ele faz eu lembrar-me de Chamberlain, o Primeiro Ministro Britanico em 1937, que regressou a Londres apos um encontro com Hitler acenando a populacao que foi espera-lo no porto, um pedaco de papel que foi o tratado de nao agressao que ele havia assinado com Hitler. Dias mais tarde quando Hitler invadiu Tschecoeslovaquia, Chamberlain foi na sede da ONU da epoca,e protestou, dizendo que Hitler havia renegado o tratado assinado. Agora e a vez de Putin ir na ONU e choramingar que Obamas renegou a tregua assinada dias antes. A atitude impotente de Putin mostra que o que disse Trotsky em 1934, que se o Partido Comunista Sovietico permitisse o desmantelamento da Uniao Sovietica e abandonasse o poder,Russia iria se regridir ao nivel de pais colonizado, dividido e controlado pelas potencias imperialistas continua valido 82 anos mais tarde. A oligarquia que desmantelou a Uniao Sovietica e controla o poder estatal na Russia com Putin na frente esta por demais interligada com os paises imperialistas nao e capaz de defender os interesses da Russia, isto e nao e capaz nem de defender a propria existencia da Russia como pais unificado.

    • JOJO…

      Putin é muito mais malandro do que pensa… É sim esperto e não tem sangue de barata… Mas…

      A questão passa pela mudança geopolítica global após a Guerra Fria, o que diminuiu as opções da Rússia. Se antes a OTAN se limitava ao centro da Europa, hoje ela está nas fronteiras russas, de modo que Putin não tem muito o que fazer. Nada disso estava sob seu controle, de uma forma ou de outra…

      As melhores cartas do governante russo são armas econômicas e o conflito assimétrico. Por isso a investida direta na Síria pela manutenção de Assad; as conversas com o Irã, Arábia Saudita e América Latina; o aporte a contra-gosto para os chineses ( que ele mesmo sabe serem adversários em potencial num futuro não muito distante )… O problema é que os americanos também sabem o que ele pode fazer e aproveitam qualquer brecha.

      A investida na Crimeia realmente estabilizou o “fronte”, mas uma ação arriscada e que poderia ter custado muito caro ao governante russo ( motivada também pelo temor de perder apoio interno, sendo esse talvez o fator decisivo na ação ). E só não o foi por haver um pateta como Obama na presidência dos EUA. Mas com efeito, despertou o temor por toda a Europa; principalmente nos países do leste europeu, um efeito residual previsível e que os americanos estão aproveitando com maestria no final das contas ( por isso o risco ).

      O ponto de equilíbrio pode ser a Síria. Se o conflito der certo para os russos, a influência russa pode crescer rápido numa região que é ainda de importância vital para os EUA e Europa ( principalmente Europa ); o que já está, de certo modo, acontecendo. A ascensão chinesa também mantém o foco dos americanos no Pacífico, o que só ajuda Putin ( e também justifica o investimento russo naquele país ) a ganhar terreno no OM e limita a influência americana na Europa. Ocorre que os americanos também sabem disso, e jogam na mesma moeda. Por isso o cenário parece estar tão desequilibrado. Mas nesse momento, os russos levam sim vantagem.

      Quanto a essa tal “oligarquia”, não é que eles estejam muito ligados ao Oeste… É que eles simplesmente não tem opção… A economia russa é hoje extremamente dependente do que exporta aos seus potenciais adversários. Não podem simplesmente virar as costas para o Ocidente…

  3. Simplesmente era tudo que putin queria …..agora ele vai colocar seu plano em pratica e ninguém vai poder reclamar !!!!! Check mate

    • Verdade KGB. Putin é estrategista e muita gente não entende a jogada dele. Pensam que Putin vai avança pra cima igual um leão. Não é bem assim. primeiro, tem que esgotar todas as possibilidade e depois agir…

Comentários não permitidos.