Rússia alerta para fracasso do cessar-fogo na Síria

Militares russos afirmam que situação piorou nas últimas horas e acusam rebeldes de violar trégua. Putin cobra transparência dos EUA e diz que americanos não conseguem separar terroristas da oposição moderada.

Militares russos disseram neste sábado (17/09) que a situação na Síria, onde desde a última segunda-feira vigora um cessar-fogo, está piorando. Eles acusaram os rebeldes de violar a trégua e afirmaram que um fracasso do acordo para baixar armas será de inteira responsabilidade dos Estados Unidos. “A situação na Síria se deteriorou, o que é sobretudo visível nas províncias de Aleppo e de Hama”, disse o chefe do centro de coordenação russo na Síria, Vladimir Savchenko.

O general Viktor Poznikhir disse que a Rússia está fazendo “todo o possível” para impedir as tropas governamentais de retornar aos combates e que, se os Estados Unidos não cumprirem com as suas obrigações, serão responsáveis pelo fracasso do cessar-fogo. Enquanto os Estados Unidos apoiam os grupos rebeldes moderados que tentam derrubar o presidente Bashar al-Assad, a Rússia apoia o regime sírio.

O acordo de cessar-fogo na Síria entrou em vigor na segunda-feira, com previsão para durar sete dias. A trégua é a segunda acordada este ano entre Moscou e Washington e tenta pôr fim aos cinco anos de guerra civil no país do Oriente Médio. De modo geral, ela está sendo mantida, apesar de ambos os lados terem reportado violações. Militares russos afirmaram neste sábado que os rebeldes violaram o cessar-fogo 55 vezes nas últimas 24 horas. Nesta sexta-feira, tanto EUA como Rússia haviam concordado em estender o cessar-fogo.

Separar rebeldes de terroristas

O presidente Vladimir Putin disse, também neste sábado, que a Rússia está cumprindo sua parte no acordo de cessar-fogo para a Síria, mas afirmou que grupos terroristas estão usando a trégua para se reagrupar. “O que estamos vendo não é a separação dos terroristas da assim chamada parte saudável da oposição, mas uma tentativa desses terroristas de se reagrupar, de trocar um nome pelo outro e assim manter sua capacidade militar”, afirmou Putin em Biskek, capital do Quirguistão.

Para ele, os Estados Unidos não conseguem separar os terroristas dos rebeldes moderados (que os americanos apoiam), e isso se dá porque Washington, aparentemente, “tem o desejo de manter as condições de combater o governo legítimo” de Assad. “Esse é um caminho muito perigoso”, acrescentou o líder russo.

Ele também acusou os Estados Unidos de não quererem divulgar os detalhes do acordo alcançado em 9 de setembro entre Washington e Moscou, o que levou ao cancelamento de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança, na qual o órgão avalizaria o pacto, nesta sexta-feira. “Eles não querem torná-lo público porque aí a comunidade internacional vai ver quem de fato não está cumprindo o quê”, disse Putin.

Os Estados Unidos estão tendo dificuldades para convencer os grupos rebeldes moderados de se afastar da antiga Frente al-Nusra, que em julho rompeu formalmente com a Al Qaeda e trocou seu nome para Frente Fateh al-Sham (Frente para a Conquista do Levante). Esse grupo, considerado terrorista tanto pelos EUA como pela Rússia, luta ao lado de rebeldes moderados em áreas controladas por estes.

AS/lusa/ap/afp/rtr

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: DW

6 Comentários

  1. Falsa bandeira do : terroristas e rebeldes moderados..Terrorista ė terrorista. Todos eles tenhem mesma base ideologica. Todos eles sāo contra os infieis e cruzadores. So ver quem sāo os infieis e cruzafores para o mundo arabe e mundo mulçumano
    “Eles não querem torná-lo público porque aí a comunidade internacional vai ver quem de fato não está cumprindo o quê”, disse Putin.””
    Qual razāo logica para que os EUA nāo divulgarem os detalhes do acordo? Medo que o mundo fique a saber do seu jogo duplo?

  2. “Militares russos afirmaram neste sábado que os rebeldes violaram o cessar-fogo 55 vezes nas últimas 24 horas.”

    Ou seja, não existe cessar fogo coisa nenhuma

  3. Onde esta o Churchill russo. Putin e a replica moderna, Seculo XXI de Chamberlain, o Primeiro Ministro britanico que confiou nas palavras de Hitler e assinou com ele um tratado de Nao Agressao, tratado esse que Hitler violou dias mais tarde invadindo um pais aliado dos britanicos. Nao sei se surgira um Churchil na Russia, mas estou seguro que essa gang de oligarcas que controla Russia nao e capaz de defender nem o territorio russo, ver Ucrania, muito menos o governo de um pais aliado seu, no caso Assad. Dada essa impotencia russa, nao e de surpreender que o BRICS esta se desfazendo, Brasil fora e India seguindo seus passos.

  4. É na Síria onde as duas superpotência se encontram … qualquer dia os americanos por um triste acidente ataca os russos e este sem querer más querendo derrubam um parvão invisível … ai a coisa fica do jeito que o Tio Sa_ã gosta . Σ>:) ..
    .
    Até parece com o enredo aquela novela; Primeira Guerra Mundial …foi mais ou menos assim como os dias de hoje …golpe aqui e acola … convulsões sociais para todo lado ( guerra civil espanhola,revolução comunista na Rússia,o tenentismo no Brasil …..etc ),.. o messianismo e fundamentalismo ( Darwinismo ) .. que até um dia, em um país desconhecido, bem lá nos cantões da Europa aristocrática … um desconhecido arquiduque do Império Austro-Húngaro .. um tal Fernando … levou fogo e a Alemanha pré-nazista … tomou às dores do defunto ..

  5. Bom acho que como os yankes nunca tiveram a intenção de resolver o problema (Síria não é
    Israel) logo os russos terão que colocar tropas em terra e marcar de forma geopolítica sua área de influência e resolver o problema de uma vez.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Síria: Exército declara fim de cessar-fogo
  2. EUA condenam ação russa na Síria como “barbárie”; Moscou diz que paz é quase impossível

Comentários não permitidos.