Aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos bombardearam posições do Exército da Síria

O comando geral do Exército da Síria disse que aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos bombardearam uma posição do Exército sírio em Jebel Tharda perto do aeroporto de Deir al-Zor, no sábado, abrindo caminho para que os combatentes do Estado Islâmico tomem o local.

O ataque aéreo matou soldados sírios e é “prova conclusiva” de que os EUA e seus aliados apoiam o grupo jihadista, disse o Exército sírio em um comunicado, ressaltando que o ataque é uma “perigosa e flagrante agressão”.

A coalizão liderada pelos EUA vem realizando ataques aéreos contra o Estado Islâmico desde setembro de 2014. Em dezembro, o governo de Damasco acusou a coalizão de atacar um acampamento do Exército perto de Deir al-Zor, mas Washington disse que o ataque foi feito por jatos russos.

Os EUA disseram no sábado que levaram a cabo um ataque em Deir al-Zor contra cinco rotas de abastecimento do Estado islâmico, assim como outros ataques perto de Raqqa e em outros lugares na Síria.

Exército da Síria controla aeroporto de Deir al-Zor e partes da cidade que está, de outra forma, totalmente cercada por território mantido pelo Estado Islâmico.

Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo sobre a Síria na semana passada, que envolve um cessar-fogo que entrou em vigor na segunda-feira, a entrega de ajuda humanitária a áreas sitiadas e uma eventual ação conjunta contra grupos jihadistas militantes se a trégua for mantida.

A guerra civil de cinco anos na Síria entre o presidente Bashar al-Assad e os rebeldes que procuram derrubá-lo atraiu as potências regionais e globais e permitiu que grupos jihadistas militantes, incluindo o Estado Islâmico, ganhassem território.

Angus McDowall

Foto: Meramente ilustrativa

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

Rússia critica bombardeio liderado pelos EUA na Síria

O Ministério da Defesa russo disse no sábado que os aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos bombardearam tropas sírias que lutam contra militantes do Estado Islâmico perto do aeroporto em Deir Al-Zor, matando 62 soldados e ferindo mais de 100.

O ataque, se tiver sido motivado por um erro de alvo, é uma evidência da recusa teimosa de Washington de coordenar a sua ação militar na Síria com a Rússia, disse o ministério russo.

Uma batalha feroz entre o Exército sírio e militantes Estado Islâmico está em andamento, acrescentou.

Andrew Osborn

Fonte: Reuters

 

9 Comentários

    • Ou processar Putin que faz tudo para entregar Assad e os cristao Sirios para serem sacrificados pelos mercenarios islamitas e agora pelos militares norte americanos’ Nem Russia nem China estao preparados para enfrentar militarmente os EUA para defenderem seus proprios interesses. Dai o processo de desintegracao do BRICS. Brasil ja voltou as garras do imperialismo ianque, India segue os passos. Creio que tanto os russos quanto os chineses reconhecem a superioridade militar ianque em alguns aspectos que eles ao comentam, eu creio ser no uso do Lazer, que os EUA ja usaram no Panama em 1995.

      • JOJO, a atenção de Putin agora está voltada em consolidar a União Eurasiana, uma tentativa a seu modo de reviver a antiga URSS. Basta ver que ele não anda dando muita atenção para os BRICS

      • reviver a antiga URSS? sans chance! A Uniao Sovietica foi formada nas bases do territorio que foram conquistados pelos Czares, um periodo longo de expansao, a la os banderantes, que durou quase 1000 anos. Esse Imperio foi desmantelado, nunca mais sera restituido. Creio mais na restauracao do Imperio Otomano se este conseguir criar uma ideologia religiosa fanatica que consegue unificar e inspirar o povo de raca turca que esta espalhado por todo territorio asiatico sul d Russia.

      • Tanto faz quem é mais forte.
        Agora é hora de conquistar corações e mentes!
        Me diga uma coisa, os EUA declararam guerra a Síria?

        Outra coisa, o Presidente dos EUA controla as forças armadas? Pergunto porque parece que não….

      • Nenhum presidente yanque controla as Forcas Armadas. A ultima besta que tentou controla-la, foi John Kennedy, e vc sabe o que aconteceu. Quem controla as Forcas Armadas norte Americana e o controla o proprio Prsidente e o Complexo Industrial Militar, e este e dividido em faccoes.

  1. Lembrando que até pouco tempo atrás esses aviões sofisticados dos EUA que segundo os Ispefxialistas não erram o alvo ..são erros ínfimos … por “acidente” também como esse ai … arrasaram um hospital dos Médicos Sem Fronteiras . .

    • E nao erram mesmo. Acertaram a posicao siria da maneira que eles queriam intencionalmente. So Putin e os saudositas brasileiros admiradores da burocracia sovietica que se transformaram em Oligarquia e Russos Capitalistas, . dizem que acreditam que aquilo foi acidente ou erro, nao intencionado etc Eu creio que nem Putin acredita no que diz. Parece-me uma figura patetica. Os saudosistaas brasileiros antigos admiradores do PCB ainda acreditam que essa Mafya Oligarca Russa tem vinculos historicos com oPartido Bolshevique Bom de certa forma tem, aquele mesmo tipo de relacao que um coveiro mantem com o defunto que ele enterra.

Comentários não permitidos.