Rússia destrói 95% dos estoques de armas químicas

armas-quimicas

Moscou, 14 set (EFE).- O chefe do Serviço Federal para Armazenamento e Destruição de Armas Químicas da Rússia (SFADAQ), general Valeri Kapashin, anunciou nesta quarta-feira, em cumprimento de suas obrigações internacionais, que seu país destruiu 95% de suas armas químicas.

“Trata-se de mais de 37.950 toneladas de substâncias tóxicas para uso militar”, disse Kapashin, em entrevista à agência “Interfax”.

A Rússia herdou da União Soviética cerca de 40 mil toneladas de armas químicas, que se comprometeu destruir até dezembro de 2018.

“Faltam pouco mais de dois anos, mas o SFADAQ visa acelerar a destruição dos estoques remanescentes de armas químicas”, disse Kapashin, ressaltando que o cumprimento antecipado desta tarefa “em nenhum caso afetará a segurança do processo”.

De acordo com o militar, com esta proposta se procura racionalizar o uso dos recursos e cumprir os cortes orçamentários que os programas federais têm sofrido por causa das dificuldades econômicas que o país atravessa.

A Rússia é um dos 65 países que ratificaram a Convenção para a Proibição de Armas Químicas, assinada em 1993 e em vigor desde 1997.

6 Comentários

  1. Bom … só as 2.050 toneladas que sobraram já sao suficiente pra acabar com a Europa… Ou seriam 95% das armas químicas “declaradas” e obsoletas?…
    Pelo menos e algo positivo considerando que esse tipo de arma nao e positiva pra lado nenhum ..

  2. Rússia fez isso PORQUE a Al Qaeda estava para iniciar campanha química.
    E iniciou. Quem será que forneceu aquele gás mostarda?

    Se os russos destruíram esse tanto…. não sobram muitas opções.

    A não ser que a Al Qaeda tenha uma fábrica de gás mostarda….

  3. Os sovieticos haviam produzidos 40.000 ton de armas quimicas diz esse artigo. Um mal necessario diante do poder belico dos EUA. Os oligargas primeiro desmantelaram a Uniao Sovietica e e permitiram que suas riquezas minerais e financeiras fossem saqueadas pelas pelas grandes Corporacoes dos paises imperialistas. Mais de $300.000.000.000 foram saqueados sem contar os bilhoes que os proprios oligarcas roubaram e transferiram para os bancos de Londres e Nova York. Segundo deixou suas Forcas Armadas se estagnarem e decairem, ao ponto que hoje Russia nao esta em condicoes de defender nem seus aliados mais importantes. Veja Siria, Libia, e os proprios Russos do Leste da Ucrania. Agora Putin, que parece ter esquecido as licoes que o fim de Quadafi lhe oferecu, anuncia ao mundo,isto e aos EUA, que ele agora destruiu a maioria do arsenal quimico russo. So nao posso saber se Putin tambem mandou informar o Pentagono, que ele agora esta nu de quatro esperando pela faca entrar no seu … Porque quem age como Quadafi agiu, so pode terminar como ele, Quadafi, terminou, com uma fakano…

Comentários não permitidos.