Índia & EUA: Jogos de guerra perto da fronteira com a China

Entre 14 e 27 de Setembro, a Índia e os Estados Unidos realizarão exercícios militares no estado indiano de Uttarakhand, localizado perto da fronteira com a China.

“É uma série de treinamentos militares conjuntos dos mais antigos e um dos principais esforços de cooperação bilateral de defesa entre a Índia e os EUA. Esta é a 12ª edição dos exercícios militares conjuntos que serão apresentados pelos dois países alternadamente”, cita a agência de notícias IANS um oficial militar.

Os exercícios perto da fronteira terrestre entre a Índia e a China, denominados Yudh Abhyas 2016, serão liderados pelo Comando Central do Exército indiano e contarão com 225 militares de cada lado, informa a IANS.

O treinamento será posto em prática algumas semanas depois de Nova Deli e Washington terem assinado o Memorando do Acordo de câmbio Logístico (LEMOA), que permite forças americanas e indianas compartilhar bases militares uns dos outros para a reparação e reposição de suprimentos.

O LEMOA abrange treinamento, exercícios, escalas, reabastecimento, reparação e assistência humanitária entre a Índia e os Estados Unidos. O acordo concede o direito à Índia de reabastecer seus navios e aviões de guerra, bem como equipamento militar nas bases norte-americanas de Diego Garcia, do Golfo Pérsico, da África Oriental, da Austrália, do Japão e das Filipinas.

Imagem: Mapa indicando os territórios contestados entre Índia e China.

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

 

24 Comentários

  1. A ìndianos mostrando o que de bom eles tem made russia e os americanos mostrando o que de bom eles tem … 😉 . só lembrando que os pilotos dos Sukhois nesse exercícios militar … não são pilotados por russos como foi lá nos céus da Virgínia EUA. >:)

    • Isso explica porque cada vez mais os indianos compram equipamentos e tecnologia americana.

      Os russos oferecem Tu-142 modernizado e os indianos escolhem o P-8
      Oferecem Mi-28 e escolhem o Apache.

      E o mesmo acontece com C-130, SH-70, C-17….
      Sem contar os outros produtos europeus que vencem o “bom eles tem made russia” em concorrências justas como o Rafale, por exemplo. ou aqueles submarinos franceses.

      • A relação da Índia com a Rússia é muito mais estreita do que o senhor imagina deagol… não são apenas meras compras de prateleira para equilibrar balança, são verdadeiras parceria industriais e tecnológicas… cooperação técnico-militar, está um nível acima de tudo que os EUA propuseram a Índia até hoje… somente agora em que os EUA buscam desesperadamente meios de conter a China é que surge uma proposta de intercâmbio logístico entre as duas nações, se aproveitando das contendas sino-indianas para mover algumas peças em seu favor…

        A cooperação da Rússia com a Índia é muito mais intrínseca e sólidamente continuada por décadas e por dezenas de projetos, com aquisições vultuosas e repasses de tenologia que impulsionaram muito a tecnologia na Índia, dentre tantos eu gostaria de destacar para você apenas as fragatas classe Talwar, o míssil Brahmos, o Mi-17 indiano, o FGFA, o T-90 Bishma, o S-400 indiano, os submarinos classe Kilo, mais de 300 Sukhois SU-30 MKI, a tecnologia de lançamento de foguetes da ISRO teve muita ajuda da Rússia, o Vikramaditya e os MIG-29K, as corvetas classe Veer que na verdade é a Tarantul russa, o leasing de um submarino nuclear de ataque, agora o repasse da tecnologia do míssil de cruzeiro kalibr inclusive liberando para a Índia acesso ao sistema de posicionamento GLONASS, etc… etc… etc…

        Então antes de falar que “cada vez mais os indianos compram equipamentos de procedencia americana” lembre-se desses detalhes que estou lhe informando… o que a Índia comprou dos EUA foram apenas formas de manter as relações, ou seja, em momentos de impasse em que era necessário adquirir algo para manter certa amizade nas relações…

        Na minha humilde opinião tudo o que os indianos querem obter dos EUA é a tecnologia dos reatores nucleares navais para os seus próximos porta aviões… e os EUA vão acabar fornecendo pois querem usar a Índia como peão na sua nova guerra velada contra a China… mas se a Rússia (que está ainda relutante em fornecer os seus reatores) entrar na disputa Washington será descartada, sou capaz de apostar…

      • “”o que a Índia comprou dos EUA foram apenas formas de manter as relações, ou seja, em momentos de impasse em que era necessário adquirir algo para manter certa amizade nas relações…””

        Essa é sua opinião. os indianos afirmadamente escolheram o que acharam melhor. Até porque sabem que com os EUA é maneira mais garantida de se manter a frente da China.

        Sobre as cooperações e parcerias com a Índia todo mundo sabe disso, você não é único que tem acesso a informação. E como pode observar em nada eu neguei ou contradisse isso.

        Só que a tecnologia ocidental venceu porque os indianos acharam melhor. Inclusive em quase todas os russos foram derrotados.

        Não leve a mal, mas essa é a realidade.
        Porque os produtos russos form avaliados, receberam pontuação inferior e por isso perderem.
        Como no caso do Mig-35 e do Mi-28

        Ninguém vai acreditar que as concorrências foram forjadas para favorecer os EUA.

      • Não é que seja melhor.. nem que o russo perdeu pontuação… ocorre que a Índia preza pela diversidade no fornecimento de seu equipamento para não ficar preso apenas a um fornecedor seja ele quem for… por essa razão volta e meia fecham contratos pingados com EUA ou França justamente para manter as relações e também para satisfazer suas necessidades técnicas.

        De todos os equipamentos adquiridos pela Índia junto aos EUA apenas o P8I Netuno não tem um homólogo russo a altura e por isso foi o escolhido

        Todos os demais foram unicamente pelas razões que descrevi acima

        O próprio Parrikar afirma isso em entrevista… assim que eu chegar próximo um PC te mando o link aqui.

        Abraço.

      • Topol, o Mig-35 e Mi-28 tiveram chances justas e foram excluídos.

        Inclusive os russos explicaram as razões.
        No caso Mig-35, por exemplo, ele foi um dos últimos colocados senão o último.

        No caso do P8 a Rússia ofereceu uma versão do Tu-142 que seria capaz de utilizar mísseis supersônicos.

        Mas voltando às relações entre índia e Rússia. Eu não vejo razão nenhuma para acreditar que a cooperação com os americanos possa afastar os dois. Nem de longe penso.

        Mas os americanos tem vantagens em certas áreas e os indianos não tem porque não aproveitar.

        Abraço!

      • Obrigado! Eu já conhecia esse link e não nego nada do que está aí.

        Mas no futuro os EUA serão líderes em tecnologias “anti-china” e será perfeitamente normal que esse interesse em comum atraia cada vez mais atenção Índia.
        Os americanos também tem muito a oferecer com seus próprios pontos fortes.

        E como eu já disse antes, não penso que isso vá perturbar a relação histórica e de confiança a Rússia que o link fala.

      • Seriam as tecnologias dedicadas a atravessar as defesas aéreas chinesas por exemplo, ou encontrar submarinos, ou links de dados que operam em ambientes de guerra eletrônica.

        Diversas tecnologias que serão desenvolvidas e aprimoradas para serem utilizadas em um confronto contra a China.

      • E se você não nega nada que está escrito nesse link como pode sustentar essa afirmação:

        “Só que a tecnologia ocidental venceu porque os indianos acharam melhor. Inclusive em quase todas os russos foram derrotados.”

        ?

      • Topol, os acordos com os russos são intergovernamentais e não concorrências.

        Conseguir acordos entre governos não significa que o equipamento é melhor. Significa que existem outros interesses como fabricar localmente e transferência de tecnologia, por exemplo.

        Colocaram o Mig-35 ao lado do Superhornet e dos Eurocanards e ele foi considerado inferior.
        Já se discutia que o fulcrum era o favorito pela parceria e por alguns acharem que era “o melhor”.
        Mas na hora os indianos disseram que era o pior, ficou entre os últimos.
        O mesmo aconteceu com o Mi-28 que na época não estava pronto e se estivesse não seria equivalente ao Apache E.

        Quando o Su-30MKI foi escolhido ele foi comparado com o F-15? Os indianos testaram o F-15 para escpolher? foi oferecida a opção de fabricar eagles lá?
        Não, fecharam com russos pelos motivos que o texto menciona como o make in india.

        Repare que os grandes acordos com americanos aconteceram depois que os próprios EUA baixaram as restrições contra o programa nuclear indiano.

        Equipamento russo pode ser o melhor para as necessidades russas, mas não é necessariamente melhor para os outros.

      • EUA não está disposto a compartilhar tecnologia sensível c a Índia por essa razão tantos acordos intergivernamentais com a Rússia que é considerado país verdadeiramente aliado. A política americana de veto a transferência de tecnologias sensíveis e que simplesmente os elimina das concorrências na Índia
        . . Estariam os americanos dispostos a transferir o tomahawk? A Rússia está passando o kalibr… EUA aceitariam passar o Thaad? A Rússia passará o S300
        . . EUA passaria o F22? A Rússia está passando o T50… nem mesmo o F15 os EUA forneceram a Índia para não “desequilibrar” o poder na região. .
        Embora mesmo que aprovasse em licitação aberta, apesar de reconhecer as capacidades do F15, o Su30mki levava essa.

      • Amigo Topol, quando o amigo Deagol afirma que algumas tecnologias os EUA possuem e os russos não ele não está mentindo. Basta lembrar das catapultas eletromagnéticas (EMALS) que muito interessam os indianos e os russos não possuem nada nessa categoria, como aliás não possuem nada na categoria das catapultas.

        No mais, uma coisa não exclui a outra. A cooperação entre Rússia e Índia é histórica e no curto e médio prazo não vejo absolutamente nada que possa abalá-la. Contudo, e ante a uma China cada vez mais agressiva, é normal que os interesses de Índia e EUA venham a convergir cada vez mais.

      • Não, o que o Deagol afirmou foi que “cada vez mais os indianos compram equipamentos de tecnologia americana”… o que não expressa a realidade conforme expus.

        E sim, em muitos ramos os americanos estão a frente dos russos, se a Índia souber aproveitar poderá ser beneficiada, embora que para isso ocorrer precisarão se submeter ao “cabresto” da amizade de Washington e servir de peão em suas manobras… coisa que nunca foi do feitio da Índia e é justamente para não precisar disso que investem pesado em suas forças armadas.

      • “”“cada vez mais os indianos compram equipamentos de tecnologia americana””

        Respeito a sua opinião, mas não é o que tem acontecido?

        Depois que os EUA baixaram as restrições contra o programa nuclear indiano eles venderam.

        C-17
        C-130
        AH-64
        SH-70
        CH-47
        P-8i

        Tudo isso em menos de uma década.

        E cada vez mais vemos a cooperação aumentando inclusive compartilhando bases. Ninguém cogitou que a Índia irá se submeter ao cabresto de washington ou írá se afastar da Rússia.

        Estão se aproximando, inclusive existem análises russas dizendo isso.

      • Em menos de uma decada:

        S-400
        FGFA
        Talwar
        SU-30MKI
        Vikramaditya
        Brahmos
        Bishma
        MI-17
        MI-226
        3M54 Klub
        3M54 kalibr
        INS Arihant
        MSTAS
        Mig-29K
        R-27
        R_73
        Smerch
        AGNI (apoio no desenvolvimento)
        ISRO – (apoio no desenvolvimento)
        INS Chakra – Leasing

        Etc…etc…etc…

        Não, não é o que tem acontecido Deagol… eu diria que algo em torno de 25% é adquirido com outros fornecedores… mas o montante principal continua sendo adquirido em parceria com a Rússia.

        Os EUA forneceram recentemente helicópteros Viper e mísseis Hellfire para o Paquistão… além de toda a cooperação entre os dois países desde a invasão soviética. .. será que isso agrada Nova Délhi?

      • A compra de equipamentos americanos aumentou ou não aumentou na última década depois que foram baixadas as restrições?

        E isso não desmente o que eu disse, essas compras, em sua maioria, são acordos intergovernamentais sem concorrência ou comparação direta.
        Como a gente já discutiu são as transferências de tecnologia e make o in índia.

        Mísseis de cruzeiro russos não foram escolhidos por serem melhores que os Tomahawk, por exemplo. E se você incluír R-27 e R-73, então se pode incluir Harpoon, Hellfire e mais torpedos usados pelo P-8.

        E ainda se fala nos reatores, no emals, mais sistemas de controle aéreo embarcados para PAs e UAVs de ataque.

        De novo eu pergunto.
        A compra de equipamento americano tem aumentado ou diminuído?

        Jamais foi dito que a parceria histórica com Rússia estava sendo trocada pelos EUA. Índia e Estados unidos Tem interesses em comum e isso está aproximando os dois, são coisas diferentes. As relações deles apenas começaram e estão melhorando.
        A tendência é continuar crescendo.

        O assunto inicial era a tecnologia avançada que o Lucena comentou sem saber como sempre.

        Não entendi onde a amizade entre Rússia e Índia foi posta em dúvida.

      • De certa forma sim, até posso concordar. .. para quem não comprava quase nada de um fornecedor qualquer coisa a mais pode ser interpretado como “aumento”… mas proporcionalmente falando a parcela ainda é no mínimo enxuta demais para as pretensões dos EUA e o mérito é da concorrência

  2. Nada haver com a qualidde do produto e tudo haver com quem paga mais propina. So estou esperando para ver como reagira o povo indiano, quando eles descobrirem que os gringos estao cobicando o ouro que enfeitam os templos indus. O resto e pipoca, assunto de pequena significanca.

    • Quem aparece no ranking da transparência internacional em um vergonhoso 115 lugar não são os EUA. De igual forma, a gente sabe de quem eram aqueles 2 bilhões em nome de um laranja lá no Panama….

    • Só irá aparecer a propina brasileira, a propina americana não aparecerá, não porque não exista e sim porque iria atrapalhar a estratégia de apoio contra a China.

  3. A Índia pode se tornar um porto para certas operações norte americanas, mas a Índia sabe onde está pisando, esses exercícios na verdade me parecem mais para a Rússia que para a China, pois os últimos exercícios conjuntos entre Russia e China no mar da China revelaram uma aliança mais estreita, que pode perturbar a postura neutra de Moscou em relação a certos assuntos, isso pode representar problema para Nova Déli, logo, justifica uma aproximação, ainda que sucinta de Washington, para enviar sinais a Moscou para repensarem suas posições.
    Muito se fala de EUA, mas pouco se analisa da China nos comentários, poucos dos comentaristas procura de fato saber o andamento dos projetos chineses, da sua máquina publica, seu modo eficiente de administrar, de sua colossal industria e potencial de mercado de consumo interno (que um fator chave para o crescimento econômico sustentável), da rapidez e qualidade que seus equipamentos estão alcançando, os setores nunca antes adentrados passam a ser especialidade deles, isso é pra notificar o mundo que a China será o novo baluarte da Terra no que cerne a liderança geopolítica, e o enfraquecimento contínuo da economia americana, juntamente com os gastos exorbitantes de seu governo que elevam abruptamente a dívida publica são características incontestes que sua posição passou de hegemonia duvidosa para superpotência transitória, dados estes que são características de um império lutando pra não morrer, mas é inadiável, cedo ou tarde a China ascenderá a primeira posição global, e apesar desse paralelo sobre China, os EUA tentarão utilizar o conflito regional entre os Índia e China para criar barreiras de contenção para o poderio chinês, mas isso é ineficaz, já que eles tem condições de elevar seus gastos, tem capital de sobra no caixa para elevar ainda mais as aquisições bélicas, investir em avanços tecnológicos no setor militar, e com isso, os EUA que não estão podendo gastar mais com aparato militar devido a sua dívida estratosférica cria uma estratégia que alavanca ainda mais o poderio chinês ao invés de contê-lo.

  4. eu ainda acho que a Índia vai acabar adquirindo o Mig-35…a redução do Rafale foi devido a falta de confiança nos Franceses então acho que eles vão compor com o Mig-35 quando este já estiver operacional na Rússia lá pro final do ano que vem.

Comentários não permitidos.