Irã e Rússia iniciam construção de nova usina nuclear iraniana

O Irã começou a construir uma segunda usina nuclear com a ajuda da Rússia neste sábado, em um projeto de 10 bilhões de dólares que segue um acordo de Teerã com potências mundiais no ano passado, relatou a imprensa estatal.

A televisão estatal mostrou autoridades russas e iranianas na cerimônia de lançamento do projeto de 10 anos, que incluirá duas usinas nucleares, com uma capacidade de mais de 1 gigawatt após a finalização.

O Irã já possui um reator nuclear (seu primeiro) construído por russos, em Bushehr. A Rússia assinou um acordo com o Irã em 2014 para construir mais oito reatores no país.

Um relatório da agência nuclear da ONU indicou que o Irã manteve sua parte do acordo assinado com seis potências mundiais no ano passado, o qual limita seu armazenamento de substâncias que possam ser utilizadas para produzir armamento atômico.

O relatório confidencial da Agência Internacional de Energia Atômica, visto pela Reuters, não indicou nenhuma violação das regras pelo Irã. Sanções contra Teerã foram removidas após o acordo.

Foto: © AFP 2016/ ATTA KENARE – Usina nuclear / Projeto Bushehr.

Edição/Imagem: Plano brasil

Fonte: Reuters

3 Comentários

  1. O Irã em pleno embargo 2 anos atrás, crescia mais que o Brasil que não tem nenhum inimigo a não ser sua própria elite.

  2. Se Israel não bombardeou suas usinas antes… agora é que não vão bombardear mais de jeito nenhum… Irã está certo, tem que fabricar suas ogivas mesmo, com o tanto de inimigos em volta esse é o único jeito de garantir sua segurança.

Comentários não permitidos.