Conselho de Segurança prepara novas sanções contra Coreia do Norte

Sul-coreanos protestam contra o teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, em Seul
Sul-coreanos protestam contra o teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, em Seul

O Conselho de Segurança das Nações Unidas “condenou firmemente” nesta sexta-feira (9) o teste nuclear norte-coreano e decidiu preparar uma nova resolução impondo sanções econômicas a Pyongyang.

Em uma declaração unânime, os 15 membros do Conselho, incluindo a China, aliada de Pyongyang, informam que “vão iniciar imediatamente os trabalhos sobre as medidas apropriadas, de acordo com o artigo 41 da Carta da ONU, e uma resolução do Conselho”.

O artigo 41 prevê “medidas que não envolvem a utilização da força”, em geral sanções econômicas e comerciais.

A declaração qualifica o último teste atômico norte-coreano de “violação flagrante” das resoluções da ONU e “ameaça evidente à paz e à segurança internacionais”.

O Conselho se reuniu a pedido do Japão, da Coreia do Sul e dos Estados Unidos para definir os próximos passos após o quinto teste nuclear da Coreia do Norte, nesta sexta-feira.

“Acreditamos que novas sanções são indispensáveis”, disse o embaixador francês, François Delattre, quando se dirigia a uma reunião de emergência do Conselho.

“A França faz um chamado à adoção, o quanto antes, de uma nova resolução sob o Capítulo 7” da Carta das Nações Unidas, que prevê sanções.

O embaixador japonês junto a ONU, Koro Bessho, defendeu uma “nova resolução com uma série de medidas firmes”.

Já o embaixador chinês, Liu Jieyi, não citou sanções na saída da reunião, limitando-se a destacar “a urgência de se trabalhar juntos para livrar a península coreana das armas nucleares”.

“Devemos nos abster de qualquer provocação e de qualquer ação passível de exacerbar a tensão”, declarou Liu Jieyi, em referência direta ao projeto de escudo antimísseis americano na Coreia do Sul, rejeitado por Pequim.

A resolução precedente do Conselho sobre a Coreia do Norte data de março passado e decretou as sanções econômicas e comerciais mais severas já adotadas contra Pyongyang, após o quatro teste nuclear e tiros de mísseis balísticos, a partir de janeiro.

A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira que conseguiu detonar um artefato nuclear capaz de ser instalado na ogiva de um míssil balístico.

A detonação, a mais potente já realizada pelo Norte, de acordo com Seul, permitiu a Pyongyang alcançar seu objetivo: miniaturizar uma ogiva nuclear para conseguir armar um míssil, segundo a imprensa norte-coreana.

“Este teste nuclear confirmou a estrutura e as características específicas de uma ogiva nuclear que foi padronizada de maneira a ser montada em mísseis balísticos estratégicos”, afirmou a agência estatal norte-coreana KCNA.

Fonte: Uol

21 Comentários

    • E tem gente que ainda acha que a China manda na CN, que Ela permitiria o desenvolvimento de um artefato desses em seu quintal.
      Sds.

      • todos bem sabemos que Israel é uma nação fantoche dos eua e que esta gente age através do Judeus para promover suas ações/intervenções na região visando a manutenção de sua influencia e correia no oriente médio…a CN assume este mesmo papel na Ásia para os Chineses…por ex um dia destes foi noticiado ataques hackers vindos da CN …mas todos sabemos bem….de quem esta por trás disso são os chineses dando suporte e recursos ….de uma hora pra outra os norte coreanos viraram especialistas em ataques hackers?!…..sabe de nada inocente… ?

      • Então vamos comparar (O incomparável como vc fez)
        De um lado temos um país minúsculo cercado por inimigos por todos os lados que querem matar todos os seus ‘cidadãos infiéis” em uma terra de deserto mas que com muita pesquisa e estudo conseguiram um desenvolvimento humano, agrário e hídrico de primeiro mundo em poucas décadas, que tem vários vencedores de prêmios nobéis nas mais diversas áreas apesar de sua irrisória população pouco numerosa, desenvolvendo em suas pesquisas tecnologias globais, inclusive a dos Smartfones como este que o senhor usa para digitar tanta abobrinha.

        De outro temos um pais asiatístico de solo fértil e rico mas que apesar disto tem milhões de seu povo passando fome graças a um regime ridículo socialista liderado por uma família de deficientes mentais psicopatas. Um arremedo de pais se comparado a sua contraparte do Sul, fazendo papel de cão de guarda mau alimentado com restos, sarnento de fundo de quintal para o partido comunista chinês.
        O senhor realmente manja dos paranauês maquinista Troll rsrsrs, basta comparar as duas coreias olhando para a tecnologia de um Hyundai sul coreano nas ruas e um vendedor de capinha de celular chinesa refugiado da Coreia do Norte para ver que vc manja muito de Geo Politica rsrsrs,

      • Sr Apocalipse Troll com certeza a China e até a então URSS ajudaram a Coreia do Norte na questão nuclear, para fins de energia. Agora dizer que a China ajuda um vizinho a fazer bomba nuclear, que convenhamos odeiam chineses tanto quanto odeiam os Japoneses e outros da região, é forçar a barra. O contexto historico entre Japoneses, Coreanos e Chineses tem atritos desde a idade da pedra, o odio é reciproco. A unica possibilidade para que isso que Tu diz tenha ocorrido é que militares Chineses operem e controlem todo arsenal, coisa que até o momento não veio a tona.
        Quanto a CN ser a Israel da China não acho que seja uma comparação plausível, na verdade a unica coisa que se tem em comum é fato de Israel confiar tanto nos EUA como a CN confia na China (que anexaria a Coreia do Norte na primeira oportunidade). Duvido que os EUA permitiriam que o Canada tivesse uma bomba atomica, e Israel só é o que é porque se esmerou muito. Sem falar na questão geografica, se Israel incendiar seus vizinhos a guerra (e os refugiados) passa bem longe dos EUA.
        O Sr daria alguns RPG-7 para um vizinho ao lado sabendo que ele lhe detesta tanto quanto detesta os outros vizinhos ? Sem falar que Ele anda passando por dificuldades e meio estressado ultimamente.
        A Coreia do Norte já é um problema até para a China.

        Sds

    • Realmente a Coreia do Norte ta podendo muito rsrs, não sei porque tantos fogem de lá, são doido iguais os cubanos fugindo de “paraísos na terra’ Como podem fugir do “maior spa do mundo ” rsrsrs

  1. Sem 2 aliados costa quente não pode nada, se a Rússia e China fecharem suas fronteiras com a CN eles entram em colapso, mais isto não acontece porque os dois não querem uma Coreia unida em suas fronteiras.

  2. Triste é observar algumas pessoas com sério problema cognitivo, afinal, como se pode comemorar uma Coréia com capacidade nuclear ?
    Pessoas que não tem a dimensão dos problemas globais que isso causaria.

  3. Matheus …..triste e ver um pais como Brasil que todo projeto estratégico quem autoriza sao os fálcoes de washinton …..mandarão fechar a engesa ,faz pressao nos políticos para corta a verba do programa espacial ….o ,vistoriarão em 1986 o CTA todo de cima em baixo eo parque aeroespacial todo de sao josé dos campos para saber o que esta sendo desenvolvido lá secretamente,O governo americano ajudou a descobrir o que aconteceu lá….mais fez inspeção em todas fabricas militares no Brasil !!!!!

    • Realmente, quem poderia culpar por nossos fracassos, de quem é a culpa por termos uma base política podre, ou pelos fracos investimentos em ciência e tecnologia.
      Engesa faliu por uma adm falha e por políticos …, o próprio Osório foi posto de lado pelos políticos.
      Estados Unidos atrapalham sim, agora se você acha que com essa verba destinada as nossas forças armadas seriamos uma mega potência, você ta muito enganado, o Brasil República NUNCA se viu como potência militar, alias, bem diferente disto, sempre foi um pais INTERNO, pensamentos que jamais ultrapassaram as fronteiras, e infelizmente, ira continuar assim, enquanto buscarmos um culpado, enquanto imaginarmos que a evolução é algo simples, enquanto buscarmos um pais para idolatrar, iremos continuar nesta …

  4. Toda vez que a comunidade internacional ignorou loucos e seus regimes insanos deu caca, mas muita caca. Foi assim com a Alemanha de Hitler, URSS de Stalin, China de Mao etc..
    Pois bem agora temos um louco comunista que fuzila amantes e tios com tiros de bateria anti aérea chantageando a comunidade internacional com um botão nuclear nas mãos. Enquanto eles estiver apenas matando seu próprio povo de “fome igualitária socialista” os países vizinhos vão fazer apenas cara feia e ficar de mimimi no conselho de inutilidades da ONU, mas a historia mostra que loucos como este sofrem de síndrome de divindade e sempre tem sonhos expansionistas, os que citei acima me dão razão no que digo.

    • “CAPA PRETA
      Hoje 2:35

      Toda vez que a comunidade internacional ignorou loucos e seus regimes insanos deu caca, mas muita caca. Foi assim com a Alemanha de Hitler, URSS de Stalin, China de Mao etc..”

      é verdade senhor capa preta…o resultado nós vemos ai com o regime dos eua provocando em nações pelo mundo conflitos, distúrbios, guerras e genocídios…só no oriente médio hoje são centenas de milhares de mulheres, crianças e civis inocentes sendo massacrados em todos os sentidos…e isto é só o começo…pois o Trump vem ai pra superar os Bush… 😉

Comentários não permitidos.