Banco Mundial assina acordo de cooperação com banco dos BRICS

O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, e o seu homólogo do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, K.V. Kamath, assinaram um memorando de entendimento mútuo nesta sexta-feira (9).

“Eu estou muito feliz que hoje estamos formalizando a nossa parceria”, disse o executivo Kim. Segundo o executivo, citando a declaração oficial, a assinatura do acordo permite que as instituições reforcem a cooperação.

“Quando os bancos ao redor do mundo trabalham de perto e apoiam o desenvolvimento que promove o crescimento inclusivo em países de renda baixa e média, os pobres e vulneráveis são particularmente beneficiados”, argumentou.

Os esforços conjuntos dos dois bancos incidirão principalmente em infra-estrutura.

O comunicado não especifica o conteúdo ou a quantidade de projetos comuns, mas destaca que hoje cerca de 1,2 bilhões de pessoas não têm acesso à eletricidade e cerca de 2,4 bilhões carecem de serviços de saneamento básico.

No ano fiscal que termina em 30 de junho de 2016, o Grupo Banco Mundial investiu 25 bilhões em infra-estrutura.

O Novo Banco de Desenvolvimento, cuja criação foi anunciada pelos BRICS na cúpula de Fortaleza, em julho de 2014, visa financiar projetos de infra-estrutura dos países fundadores e fornecer fundos para outros países em desenvolvimento. A instituição, com sede em Xangai, foi criada com um capital inicial de 100 bilhões de dólares.

Foto: © Sputnik/

Fonte: Sputnik News

 

1 Comentário

  1. Pois é…

    se até o “presidente” que usa xapatinho Xing Ling leva fé nos BRICs

    quem sou eu pra descordar né?

    kkkkk

Comentários não permitidos.