11 de Setembro, um ponto sem volta na história

Os atentados contra o World Trade Center e o Pentágono são um corte na história mundial. Em 11 de Setembro de 2001 o combate ao terror se estabeleceu como tema central do novo século.

Após a queda do Muro de Berlim, o Ocidente fez uma espécie de pausa. O celebrado politólogo Francis Fukuyama proclamou o “fim da história”, políticos fantasiaram sobre “dividendos da paz”. Os Estados Unidos pregaram no próprio peito a medalha de “hiperpotência”. Antigos inimigos podiam se associar aos clubes ocidentais, se obedecessem as regras, ou, eram rechaçados, ignorados.

Contudo, ao fim da Guerra Fria, faltou aos EUA a vontade construtiva demonstrada após a Segunda Guerra Mundial, quando o país criara estruturas para uma nova ordem mundial através da OTAN, ONU, Banco Mundial e FMI.

Nada disso aconteceu nos anos 90. Bill Clinton permaneceu um político de província, mesmo depois de se mudar de Arkansas para a Casa Branca. Nenhuma nova estrutura de segurança no Hemisfério Norte nem combate eficaz à pobreza no Sul, quase nenhuma proteção do meio ambiente, nada de ordem de paz duradoura no Oriente Médio.

Então, em 11 de Setembro de 2001, ocorreu o primeiro ataque em solo americano desde Pearl Harbor – vindo do nada, no sentido literal e figurado. O fatídico golpe encontrou os americanos despreparados e deixou muitos inseguros – até hoje. Foi um dia, no recém-iniciado século, que continuou ressoando por muito tempo. Ou, como formulou objetivamente para a DW general David Petraeus, ex-diretor da CIA: “A luta contra o terror durará por gerações.”

Nos dias seguintes ao 11 de Setembro não havia como alguém ter essa percepção. Na época cabia evitar que o mundo despencasse numa recessão. Os bancos centrais abriram as torneiras de dinheiro. De início, com sucesso, pois se conseguiu basicamente evitar o colapso das bolsas de valores.

No entanto, após alguns anos, nem os bancos nem os clientes sabiam o que fazer com todo o dinheiro barato. Qualquer um nos Estados Unidos que soubesse soletrar mais ou menos o próprio nome, obtinha crédito e adquiria um imóvel na Flórida ou em qualquer outro lugar – muitas vezes um que, na verdade, era caro demais para o comprador.

Em 2008 a bolha estourou. Washington foi forçado a imprimir mais dinheiro ainda, o país se endividou ainda mais. Europeus, japoneses e outros seguiram o exemplo. As olimpíadas da impressão de dinheiro perduram até hoje, e assim os políticos adiam a solução de problemas estruturais. Ao mesmo tempo, a classe média americana míngua, seu padrão de vida vai caindo. O plano de Osama bin Laden parece ter dado certo: o arquiterrorista queria levar os EUA à ruína financeira, e não derrotá-los no âmbito militar.

O presidente Barack Obama aprendeu com os erros de seu antecessor, George W. Bush, quer retirando inteiramente as tropas dos postos no exterior, quer reduzindo-as sensivelmente. Por que os EUA deveriam investir em guerras que não têm como vencer?

No entanto, mesmo após a retirada do Iraque, só essa aventura já custa ao contribuinte americano centenas de bilhões de dólares. Pois cada inflacionamento do aparato de segurança também faz disparar os custos sociais, com os seguros-saúde ou aposentadorias para antigos militares. O país ainda arrastará esse fardo financeiro durante décadas.

Enquanto bilhões são desperdiçados com a suposta segurança a milhares de quilômetros de distância, falta todo tipo de verbas para modernizar a infraestrutura nos EUA ou tornar a educação financiável. A taxa oficial de desemprego de 5% oculta quantos cidadãos há muito já desistiram de procurar um emprego.

Os flautistas de Hamelin da política oferecem supostas soluções em sua campanha eleitoral para a presidência. A classe política de Washington não é capaz nem está disposta a fazer concessões. Nas livrarias, são sucesso de vendas os livros que profetizam o declínio dos EUA, segundo o mote: América, uma superpotência que perdeu a medida.

Contudo, querer predizer o futuro é pouco sério. Só uma coisa está clara: a cesura que constituiu o 11 de Setembro – para a segurança de nós todos, para o cerceamento da privacidade, a negligência dos Estados Unidos em relação aos direitos humanos ou ao direito internacional.

O 11 de Setembro de 2001 foi mais do que uma mera advertência histórica: ele foi, antes, o dia em que a luta contra o terrorismo se afirmou como tema central do século que despontava.

Miodrag Soric 

Foto: MARTY LEDERHANDLER / ARQUIVO AP

  • Miodrag Soric é correspondente da DW em Washington

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: DW

16 Comentários

  1. Se a teoria da conspiração estiver certa .. depois do assassinato do JFK em plena luz do dia e televisionado para o mundo .. o atentado 11 de Setembro também televisionado para o mundo ! … será o maior assassinato coletivo tendo muitos membros do establishment americano envolvido.

    • muito antes da China começar a ascender, a inteligência dos eua já tinham as projeções da ascensão desta nação como uma super potencia global….o 11 de setembro foi a maior operação de falsa bandeira já realizada até hoje… teve como objetivo forjar justificativas para intervenções no oriente médio….e impedir que governos locais busquem aproximações/alianças com nações rivais e ameaça a sua hegemonia…

      o que esta por trás de tudo isso é uma guerra pela hegemonia e status quo……é a ameaça potencial que emergentes representam…pois hoje os principais atores emergentes disputam/tomam/ameaçam áreas de influencia e mercados do ocidente…

      a Rússia e principalmente a China buscam alianças e parcerias com nações do oriente médio…o governo petista também tentou o mesmo…e isso foi um dos motivos dele ter sido derrubado…pois o oriente médio é uma das regiões mais visadas/disputadas hoje por ser altamente estratégica pelas riquezas naturais e o potencial de mercado consumidor…..

      então o que esta por trás deste false flag é uma disputa dos eua com outras potencias corsárias pela influencia e exploração de recursos naturais/mercado consumidor na região do oriente médio….visaram falsear justificativas para promover um conjunto de ações para impedir os Russos e Chineses de estabelecerem influencia e conquista na exploração dos recursos naturais/mercado consumidor na região…..

      a partir deste 11 de setembro os eua colocaram em operação a primavera árabe…conquistaram o pretexto/justificativa para grampear telefones, e-mail’s, fax, celulares fixos, telefones móveis, redes sociais, torturar pessoas, invadir outros países como o Iraque e obter informações privilegiadas….Tudo em nome da “SEGURANÇA NACIONAL”…estes conflitos e distúrbios orquestrados por eles no Oriente Médio são parte de uma estratégia de longo prazo contra a Rússia e a China(principalmente) a fim de assegurar seu domínio global…

      não por acaso descobriram agora no final de 2015 que membros do governo do reino do opio unido estavam criando contas de twitter para recrutamento de extremistas do Daesh …..também foi descoberto que o FBI incentivava atos terroristas em operações infiltradas nos eua….o FBI encorajou e até mesmo pagou muçulmanos estadunidenses para incitá-los a cometer atentados durante operações infiltradas segundo um relatório da ONG Human Rights Watch (HRW)..o relatório cita o caso de quatro indivíduos de Newburgh em Nova York acusados de ter planejado atentados contra sinagogas e uma base militar estadunidense…

      de acordo com o juiz do caso o governo “proporcionou a ideia do crime, os meios e lhes abriu o caminho”, transformando em “terroristas” pessoas “de uma bufonaria digna de Shakespeare”.Segundo a ONG, o FBI busca pessoas vulneráveis, com problemas mentais ou intelectuais…..outro do caso apresentado é de Rezwan Ferdaus, de 27 anos, condenado a 17 anos de prisão por pretender atacar o Pentágono com pequenos drones carregados de explosivos….um agente do FBI reconheceu que Fergus apresentava “claramente” problemas mentais mas que isso não impediu o policial infiltrado de planejar o atentado….

      vcs já repararam que estes “grupos terroristas” El e Boko Haran nunca realizaram um único ataque contra o estado/povo judeu até hoje?!..qual sempre é o primeiro/principal alvo de qualquer grupo terrorista fundamentalista islâmico?!…as forças especiais dos eua operam de forma sigilosa e aberta em mais de 130 países semeando perturbações…os eua são hoje os principais fomentadores, financiadores e promotores do terrorismo pelo mundo…são eles que estão por trás das principais ações terroristas da atualidade…

      https://www.youtube.com/watch?v=Gn7PgVS4xbs

  2. 11 de setembro marca uma data muito feioa na história da humanidade

    11 de setembro foi o dia em que houve a derrubada do Governo Allende no Chile com um golpe brutal apoiado pelos EUA

    vários crimes foram cometidos com o apoio deste país “democrático”

  3. Não restam mais dúvidas que o 11/09 foi um trabalho interno,
    “acreditar em teorias da conspiração”, neste caso, é acreditar na versão oficial do governo estadunidense…

    A clara implosão da 3ª torre é vista no vídeo abaixo:

    https://youtu.be/Za4r70kP1BA

    Lembrando que esta torre não foi atingida por nenhum avião, no entanto, desmorona como um castelo de cartas…

  4. No final do vídeo aparece Larry Silverstein dizendo que foi uma demolição mesmo, porém como diz um comentário no vídeo do youtube:

    “A preparação de uma implosão demora semanas ou mesmo meses, os explosivos tem que ser colocados em locais pré-definidos e devem ser feitas perfurações manuais na infra-estrutura do prédio.

    Além de tudo isto uma implosão deve seguir a uma sequência de pequenas explosões que devem ser rigorosamente predeterminadas.

    Não é simplesmente possível no meio de uma crise, chamar profissionais treinados para implosões e fazê-los executar o seu trabalho em poucas horas, realmente se o prédio foi implodido havia já uma preparação de semanas e execução dos procedimentos necessários. Qualquer coisa que se diga fora disto é uma grande MENTIRA.”

    ( Rogério Maestri )

    • Sim caro Alvez80 foi implodido sim,ouvi informações na época quê se as torres sofressem determinados danos aconteceria a implosão, para evitar um efeito dominó e quê teria sim explosivos implantados na estrutura para esse fim.Agora se é verdade,nunca saberemos e quem compraria um imóvel com explosivos em sua estrutura?

      • Ainda que fosse este o caso de explosivos implantados na estrutura das torres como “medida de segurança” (algo absurdo), seria o mesmo que dizer que para “minimizar prejuízos”… detonaram os prédios com milhares de pessoas dentro!

        Inclusive no ataque ao Pentágono, a farsa se torna ainda mais evidente…
        Este outro vídeo faz um bom resumo sobre o 11/09:

        https://youtu.be/ZUGR0jbbi64

        Ainda sobre o WTC7:

        “Ficava a mais de 90m da Twin Tower mais próxima. Estava mais afastado das torres que o edifício “Banker’s Trust”, que não desabou…

        Boa e detalhada matéria, em português, sobre o WTC7:

        http://ftorp2001.50webs.com/edificio7.htm

      • Eu acredito piamente na demolição do prédio com as pessoas dentro.Na época eu vi quê não caiu, mas foi uma perfeita e linda implosão e no calor dos fatos e fofoca da época a imagem não saiu mais da minha cabeça.Já li sobre esses assuntos hoje e a turma quê acredita em tudo quê os EUA dizem,e quem contradiz é perturbado do contra ou coisa parecida,mas eles não falam o quê você falou sobre as preparações dos explosivos,quê levaria semanas para a instalação e também sobre a preparação do atentado em si.Pois não é possível tanta informação rolando gente de fora entrando nos EUA,estadia, dinheiro para pagamento dos terroristas para locomoção, aluguéis de carros, armas e outros e o serviço de informação dos EUA comendo tanta mosca assim.

      • O ato terrorista de 9 de Setembro foi cometido por agentes a servico das tres Mafias que controlam os EUA. os Rothchilds,os Rockfellers e a Mafia Bush. Esse ato terrorista serviu varios motivos:1. estabelecer em bases firmes o regime fascista que essas tres Mafias estavam tentando impor nos EUA desde o assassinto de John Kennedy.2 destruir nao so as evidencias do roubo de $6.000.000.000.000/seis trilhoes de dolares que o entao Secretario de Estado havia declarado dias antes em entrevitas aos jornais, ter desaparecido das verbas do Pentagono, como tambem assassinar a comissao naval que estava investigando o assunto. Dos 50 oficiais navais que constituiam essa comissao investigadora, 49 morreram quando o predio do Pentagono foi atacdo por um missel, nao aviao como foi propagado pela midia. O unico oficial dessa comissao que sobreviveu, fe-lo porque ele estava atrasado ao trabalho,por causa do trafico. 3. Encobrir o roubo que ocorrera dias antes de Toneladas de ouro que estavam depositados no terceiro predio que caiu sem ser atingido por aviao, esse predio foi demolido. Os outros tambem foram demolidos, com imlosao internas,mas tambem houve o ataque com os avioes.Nesse terceiro predio, estava localizado o World Trade Center. Centro de Comercio Mundial, o maior Banco do Mundo, cuja existencia e desconhecida pela maioria das pessoas. Nesse Banco estava depositado titulos de dividas publicas e dividas de gupos financeiros avaliados em centenas de bilhoes de dolares que foram queimados. Foi dias antes desse ato terrorista que comecou vir a publico, que alguns investigadores do FBI haviam descoberto uma alianca entre altas patentes dos militares norte americano, Senadores, e membros dos governos Bush e Clinton, e membros oficiais governamentais e militare de paises da OTANn, Turquia em particular Mafia turca, Cosa Nostra em trafico de Narcotico, criancas e armamentos. O principal investigador do FBI desse escandalo morreu no predio do World Trade Center nesse dia

      • Mais conspiracionismo delirante JOJO? Esse agora é obra de quem, do Jim Fetzer? Não é à toa que foi o fascista Ahamadinejad que defendeu mais esse delírio na ONU….

      • Ei fica quietinho ai que eu nao mencionei o nome de um Servico Secreto de um pais do Oriente Medio envolvido no caso. Foram eles que forneceram as micro artefatos atomicos que froram utilizados para implodir os 3 predios. E estou lendo o livro THE IRON WALL: ZIONIST REVISIONISM FROM JABOTINSKY TO SHAMIR de LENNY BRENNER, um judeu/norte americano, historiador e jornalista que diz na pagina 97; By 1935 Jabotinsky had become little more than a defence attorney for Mussolini… Isto e o lider fundador da Organizacao que mais tarde se tornou o Partido LIKUD foi um propagandista do Fascismo de Mussoline. Ja sei tem fascismo bom, o dos Neoconservadores/Bush/Clinton. o do Likud, do Tio Nataniel, e aquele que eles querem impor no Brasil e facismo mal, o do Ahamadinejad, Quadfi, etc

      • Tava demorando mas ao final eu sabia que você iria apelar para o antissemitismo que, como o conspiracionismo é delirante….

  5. Conspiracionismo é isso aí, depois que começa não pára mais…….

    Menção honrosa ao Rafa_Positron, que ao menos lembrou de um fato histórico concreto..

Comentários não permitidos.