Nova Guerra Fria: Três fracassos nas estratégias do presidente Obama

O site de notícias The Nation enumera três razões estratégicas do fracasso do presidente Obama.

O presidente dos EUA, Barack Obama, rejeitou a cooperação com a Rússia na luta contra o Daesh (proibido na Rússia), não se responsabiliza por suas próprias propostas para reduzir a ameaça nuclear e permite que seu homólogo ucraniano, Pyotr Poroshenko, altere unilateralmente a ordem da realização dos acordos de Minsk, escreve o The Nation.

Depois de uma reunião a portas fechadas com o presidente russo, Vladimir Putin, em Hangzhou, Obama não concordou em realizar uma operação militar conjunta contra o Daesh na Síria, citando “falta de confiança” para com o líder russo. A mídia norte-americana acredita que a decisão do presidente dos EUA sofreu manipulação dos políticos estadunidenses que se opõem a qualquer aproximação com Moscou.

Além disso, Obama abandonou sua própria doutrina de não utilização de armas nucleares e a remoção do estado de alerta máximo com ogivas nucleares. A doutrina que reduziria as chances de início de guerra nuclear, não está mais em vigor, explica na publicação.

O autor do material também chamou a atenção para o fato de que o presidente da Ucrânia unilateralmente alterou a ordem dos processos necessários para execução do “Minsk-2”, declarando que o controle de retorno da fronteira com a Rússia deve ser o primeiro passo do plano de paz e não o último, como especificado no documento.

“É difícil imaginar que Poroshenko tenha dado um passo sem a permissão da administração de Obama e do vice-presidente Biden, que era responsável pelo ‘projeto ucraniano’ desde 2014”, divulga o artigo.

O autor conclui que, há dois anos, Obama anunciou sua intenção de “isolar” a Rússia e seu presidente. No entanto, na cúpula do G20, Vladimir Putin foi o líder mais popular. Por sua vez, quem sofreu a isolação nesse evento, foi Obama, segundo a publicação.

Foto: © AFP 2016/ Brendan SMIALOWSKI

Fonte: Sputnik News

 

16 Comentários

  1. O Governo Obama .. prêmio Nobel da PAZ de 2009 ( A mentira cabeluda, cúmulo da hipocrisia ) .. sempre vem caindo do cavalo .. sempre apoiando a escória mundial como os golpistas , os terroristas e os nazistas.. assim como o contrário …quando apostou contra a extraordinária capacidade da diplomacia BRASILEIRA … como foi com a diplomacia do atabaque na questão da política nuclear iraniana .. quebrou a cara naquele dia ..rsrs ..
    .
    Hoje quem te viu e quem te Vê . assim como ele quebrou a cara contra o BRASIL daquela época da diplomacia do atabaque … vai quebrar a cara hoje novamente… , apostando no brazil da diplomacia dos camundongos……as rua dizem isso e quando o,povão fala nas ruas é porque é a voz de D’us .. até o Papa sabe disso .

  2. Mais propaganda russa (fajuta como de costume).
    ___________________________________
    S-88 – Você sabe que sua afirmação não é verdade.
    .
    — A matéria não é da impressa russa. A agência de noticias Sputnik News, só está repercutindo a publicação do artigo escrito por: — Stephen F. Cohen.
    — Stephen F. Cohen não é nem russo, é um historiador norte-americano e professor da Universidade de Princeton e Universidade de Nova York.
    — Sua obra acadêmica concentra-se na história da moderna Rússia e sua relação com os EUA.
    — Stephen F. Cohen é um dos editores da respeitada revista “The Nation” nos EUA – revista esta que publicou esta matéria que também é de sua autoria. – Plano Brasil

    • “The Nation”, “American Conservative” e “National Interest” são exemplos de meios de informação que publicam intelectuais brilhantes, e que tiram a mascara da hipocrisia e da estupidez da politica externa americana, mas claro que você prefere “genios” da revista veja, think tanks aparelhados e conteúdo controlado por oligarcas corruptos.

  3. não sei de quem é a matéria, mas se for vdd essa negação por parte do Obama em colaborar nessa guerra contra o EI, Os EUA deram uma grande mancada !!
    __________________________________________________
    Como assim?!? – Está explícito na matéria, na primeira frase.
    [“O site de notícias The Nation enumera três razões estratégicas do fracasso do presidente Obama.”] – Plano Brasil

    • Não, não é.

      O que acontece é que ele é preto. Só isso!
      Já não o obedecem mais!
      Perdeu completamente o controle da máquina de guerra e da CIA. fazem o que querem!

      • desde o século 19 que os presidentes daquele pais não passam de fachada…pois os eua são pura e simplesmente uma Corporocracia…uma Plutocracia para ser mais exato…quem da as cartas lá são as grandes multinacionais/corporações do pais que patrocinam os “republicanos e democratas”…são eles que estão por trás dos mais sangrentos/atrozes conflitos/distúrbios da atualidade…vide o caso dos eua e do dono do eBay que financiaram a “oposição ucraniana”….aqui como eu já comentei foram os irmãos Kochs…através do movimento “Vem Pra Rua”…movimentos como o “Vem Pra Rua” organizados por organizações de fachada estrangeiras são nada mais do que novas Marchas Da Família Com Deus Pela Liberdade postas em ação….é assim que a inteligência dos eua atuam “nas sombras” para sabotar e derrubar governos indesejados…através de grupos/organizações de fachada criam Ongs e Movimentos subversivos para incitar e causar desestabilização…para criar um ambiente favorável a derrubado do governo alvo…é a chamada guerra híbrida….

  4. Gente, só falo uma coisa para vcs:
    Obama teve que descer do Força Seria 1 pela PORTA DE CARGA porque os chineses não colocaram a escada.

    O momento da realização da derrota de um projeto de 30 anos é um dos mais perigosos para a humanidade!
    Estamos vivendo uma crise de mísseis de Cuba. A diferença é que ninguém sabe!

      • Olha César, apesar de divergirmos muito é meu dever agora elogiar sua sensatez no momento, verdadeira água na fervura de conspiracionismo alucinado.

  5. Essa guerra híbrida já mostrou resultado rápido …..primeira medida foi colocar a venda todas as estatais lucraticas por preco de tabela do tempo do FHC 2 bilhões cada para os americanos !!!!fora a petrobras que o serra ta mudando a lei para entregar a riqueza para os americanos de papel passado !!!!!!!! E tratado como herói pela Globo que defende os interesse das multinacionais !!!!!! Traidores… ..!!!

    • Mossad quem faliu com a Petrobras não foi serra, más tbm não sou a favor de retirar da Petrobras o controle do pre-sal, é melhor deixar debaixo d’aqua até a cotação subir.

  6. Os dois líderes pouco procurados no G-20 foram Obama e Temer. Temer ficou isolado, no canto, enquanto nos encontros anteriores os dignitários brasileiros tinham posição de destaque, no centro.
    Obama ficou próximo ao centro na foto, mas foi esnobado, chegando a ser xingado pelo presidente filipino (este é um desbocado, fala palavrão a torto). Paga por ser um pato manco, ou seja, estar em final de mandato. Já Temer recebe dos demais a desconfiança por ter sido alçado ao posto da forma que foi, tanto, que sequer foi citado nominalmente no comunicado oficial do encontro, mas como “líder do Brasil”…

    Assim segue o mundo….

  7. A maior vitória do Obama foi ter vencido a corrida de espermatozóides e chegado em primeiro no útero da mãe dele… só.

Comentários não permitidos.