Coreia do Norte realiza quinto teste nuclear

A Coreia do Norte confirmou nesta sexta-feira (09/09) que fez seu quinto teste nuclear no dia em que o país celebra o seu 68º aniversário. “A detonação atômica foi bem-sucedida”, afirmou a locutora Ri Chun-hee, da televisão estatal KCTV, encarregada de divulgar os principais anúncios do regime.

A detonação de “alto nível” de uma ogiva nuclear permitirá ao país construir uma série de armas nucleares mais potentes, menores e mais leves, afirmou o regime comunista.

O teste foi realizado na base de Punggye-ri, no nordeste do país, a mesma que foi usada nas detonações nucleares de 2006, 2009, 2013 e de janeiro deste ano. Os testes anteriores geraram sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU.

O novo teste é uma “resposta aos Estados Unidos e aos inimigos que nos sancionaram, negando nosso status de orgulhosa potência nuclear e criticando nossas ações baseadas no direito à autodefesa”, disse a locutora. “Vamos continuar reforçando nossas capacidades para impulsionar nossa força nuclear.”

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que o teste nuclear é um ato preocupante e lamentável que representa uma clara violação de resoluções do Conselho de Segurança. “Peço categoricamente à Coreia do Norte que aplique totalmente todas as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU e da AIEA”, afirmou em comunicado o secretário-geral Yukiya Amano.

Além das Nações Unidas, vários países, como Estados Unidos, França, Rússia, China, Japão e Coreia do Sul, também condenaram o novo teste nuclear. A China, um dos principais aliados da Coreia do Norte, afirmou se opor com veemência ao teste.

A Casa Branca advertiu para graves consequência. “O presidente vai consultar os nossos aliados e parceiros nos próximos dias para garantir que as ações provocadoras da Coreia do Norte sejam respondidas com consequências graves”, disse o porta-voz Josh Earnest.

De acordo com a Coreia do Sul, o teste nuclear desta sexta liberou 10 quilotons de energia e é o mais potente entre os realizados pela Coreia do Norte. A bomba lançada pelos Estados Unidos sobre Hiroshima, no Japão, tinha uma potência de 15 quilotons.

O quinto teste da Coreia do Norte causou um terremoto de magnitude 5.3 na escala Richter no nordeste do país.

KG/efe/ap/lusa

Foto: © REUTERS/ Kim Hong-Ji

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: DW

Comunidade internacional não consegue pôr freio na Coreia do Norte

A Coreia do Norte reconheceu oficialmente que, em 9 de Setembro, no 68º aniversário da criação da República Popular Democrática da Coreia, efetuou um teste nuclear.

O objetivo do teste foi obter dados sobre os parâmetros da aplicação em combate da ogiva nuclear estandardizada que está prevista para utilização em mísseis balísticos estratégicos. Por esse motivo, o Conselho da Segurança da ONU tenciona convocar uma reunião de emergência.

Em 6 de Setembro, a ONU já tinha apresentado uma forte condenação dos recentes testes nucleares realizados pela Coreia do Norte, ameaçado implementar mais sanções. Um dia antes (5), a partir da província norte-coreana de Hwanghae Norte foram lançados três mísseis balísticos em direção ao mar do Japão, todos eles caíram aproximadamente a 250 km da ilha de Okushiri na prefeitura de Hokkaido. O Japão e a Coreia do Sul consideraram este passo como uma demonstração de força e uma resposta à pressão por parte da comunidade internacional.

Os lançamentos frequentes, bem como os testes nucleares, provocam nos vizinhos regionais a indignação e o desejo de se protegerem da potencial ameaça nuclear. Entretanto, a Coreia do Norte continua ignorando a reação dos vizinhos, bem como a resolução da ONU.

A chancelaria russa condenou em comunicado oficial, divulgado nesta sexta (9), o teste nuclear realizado por Pyongyang:

 “Uma tal demonstração de menosprezo pelas normas do direito internacional merece a mais categórica reprovação. As ações do Coreia do Norte, visando minar regime global de não proliferação, representam uma ameaça séria à paz e segurança na península da Coreia e na região Ásia-Pacífico”, diz o comunicado.

De acordo com as palavras do ex-vice-chanceler e atual investigador do Centro de Pesquisas da Ásia e Pacífico, Georgy Kunadze, o mundo não sabe que medidas poderão influenciar a Coreia do Norte.

“Ninguém sabe o que fazer com eles. Se se continuar endurecendo as sanções até o limite, os norte-coreanos se cansarão e, digamos, desistirão. Mas é uma escolha moral bastante difícil — fazer morrer de fome 20 milhões de pessoas apenas para afetar uma liderança louca?”

Outro especialista acredita que estas medidas são impossíveis de realizar simplesmente porque apenas poderão resultar em um fracasso semelhante ao das tentativas anteriores.

“Muito provavelmente esse fim é inatingível por princípio, mas a comunidade internacional não pode nem quer reconhecer este triste fato”, diz à Sputnik Japão o professor da Universidade de Kookmin de Seul Andrey Lankov.

Desde 2011, ano em que Kim Jong-um chegou ao poder, a Coreia do Norte realizou mais de 30 lançamentos de mísseis. Em 2016 a atividade militar do país aumentou, tendo o líder norte-coreano dito que o ano que tinha começado com os testes da bomba de hidrogênio devia continuar recheado de êxitos “maravilhosos” no desenvolvimento de armas nucleares.

Edição: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

 

23 Comentários

  1. a coreia do norte, só ainda faz essas coisas, pq tem as costas quentes !
    a China, não quer ver os americanos e seus aliados com bases bem ao seu lado, mas nem os chineses aguentam mais esse MALA SEM ALÇA !!

  2. mas os ixpecialipstas ocidentais não atestam que a CN só tem umas 2 ou 3 ogivas nucleares?!…então queimaram todo o estoque ..mas não se preocupem caboclada….é tudo uma simples resposta dos Chineses aos eua pelas movimentações desta gente contra eles no pacifico… 😛

  3. Pais soberano é assim mesmo…tem que ter capacidade de dissuasão para inibir qualquer aventura.Espero que a Síria se arme até os dentes também depois do fim dessa terrível guerra contra o ocidente que eles estão enfrentando.

    • desculpa amigo, mas se for pra ser “soberano” dessa forma, fazendo seu próprio povo passar fome, obrigado, prefiro do jeito q está mesmo o Brasil !

      uma coisa, é não levar a sério a defesa, outra, é ser governado por um ditador lunático autoritário, q faz qualquer coisa contra sua gente, para realizar as vontades do seu EGO !

      eu concordo q os países tem q ter capacidade de dissuasão para inibir países aventureiros, mas não a esse ponto.

      os únicos nesse caso q estão sendo dissuadidos são o pobre povo norte coreano !

      • não fala assim senhor capa preta…ele é daquele jeito porque tem problema de auto estima por ser baixinho…. então por isso que acaba descontando nos outros suas frustrações..

      • em todo País tem gente morrendo de fogo,o que acontece é que a mídia foca em cima dos que são contra os interesses ocidentais/Anglosaxões.Assim temos cuba,Venezuela,Coreia do norte,irã,Síria,Rússia,china,Bielorrússia vitimas de todo tipo de propagando da mídia corporativa.

        Coreia do Norte nunca ameaço nenhum país,nem se meteu em seus assuntos internos,no entanto os “excepcionais” vivem lhe aplicando sansões e interferindo em seus assuntos internos,até já entrou em guerra com a mesma;eles nunca invadiram nenhuma nação pelo que me consta,já os excepcionais já se perdeu a conta de tantos países que já invadiu.Se não fosse as armas nucleares,com certeza os EUA tá teriam atacado a Coreia do Norte a muito tempo como fizeram recentemente com a Iugoslávia,Afeganistão,Iraque,Líbia e agora a Síria.

  4. Vc prefere o Brasil pq as principais decisões estratégicas quem decide sao os falcões de washinton !!!!!!! E vc já sabe o que acontece né ? O programa estratégico ou a empresa estratégica e descontinuado na cara dura !!!!!!Tudo pra nao deixar os americanos descontentes $$$$$……a democracia america implanta aqui no Brasil serve pra manipular esses políticos traidores da patria $$$$!!!!!!!!

    • tá bom, tudo é culpa dos americanos, brasileiro é tudo “bonzinho” !!

      brasileiro não rouba, brasileiro faz tudo certinho, por isso somos essa “grande” nação !

      vamos culpar sempre os americanos pelo nossos fracassos, é tão fácil assim,
      e depois, vamos culpar tbm os chineses ? eae quando cansarmos de culpar eles quem será a próxima super potência q iremos culpar ?

      aja psicólogo para curar o brasileiro desse complexo de vira-latas !!!

      • “Alessandro – capa preta (identidade secreta )
        Hoje 18:20

        tá bom, tudo é culpa dos americanos !!

        vamos culpar sempre os americanos pelo nossos fracassos”

        Claro Que Sim….esta gente nos sabota e é mal intencionada com nós a décadas!…

      • Apocalipse Troll

        um exemplo

        se vc é incapaz no q faz no seu trabalho, ou melhor, não consegue atingir os níveis desejáveis pela sua empresa, então seguindo sua lógica, vc vai culpar algum colega seu de trabalho, pq na sua mentalidade por ele ser melhor do q vc, ele é mal intencionado ?

        O seu colega trabalha mais, se dedica mais, estudou mais, se aperfeiçoou mais q vc, na sua visão, ele é culpado por seus fracassos, pq vc entende q ele te sabota no trabalho, pq de alguma forma vc se sente inferior a ele ?

        é claro q eu sei, q vc não irá concordar com esse exemplo q eu dei, mas é exatamente isso q vc tá querendo dizer, quando culpa os americanos (ou qualquer país q seja, até mesmo se FOSSE seus amados russos e chineses) quando nós brasileiros, não fazemos nossa parte.

        é muita ingenuidade sua, achar q apenas os americanos nos espiona, q eles não querem perder sua influência sobre o Brasil, aki é o QUINTAL deles, e sabe como eles fizeram isso acontecer ? Eles TRABALHARAM, se DEDICARAM, ESTUDARAM, se APERFEIÇOARAM muito pra chegar aonde chegaram, nós brasileiros é q não fizemos nossa parte, preferimos nos fazer de COITADOS, de VÍTIMAS, eae somos obrigados a sofrer ingerências de países como os EUA.

        Vc e seus colegas ideologistas de esquerda, aprenderam desde cedo na escola a ter raiva dos EUA, pq nosso ensino educacional sempre nos fez sentir inferiores a eles, a pensar sempre em criticar e questionar, mas nunca em raciocinar, eu sei disso, pq a minha educação toda foi em ensino público, tbm já tive uma época de rebelde comunista rsrs.. mas foi uma fase como tudo na vida, vc sente raiva de algo q nem sabe explicar de forma RACIONAL o motivo, o seu cérebro só lhe diz q os americanos é sabotadores, são mal intencionados, mas não para ver q o mundo é assim em todos os 4 cantos da Terra, e vou lhe dar outro exemplo.

        Vc acha q apenas os EUA sabota, espiona, e são mal intencionados com o mundo não é colega ? Mas é pq vc mora aki no Brasil, como disse acima, aki é o QUINTAL deles, somos o principal país depois deles, mas vai perguntar para um Ucraniano oq ele acha dos Russos, lá é o quintal deles.

        Vai perguntar, para um vietnamita, cambojano, taiuanes, ou quem nasceu em Hong Kong oq acha dos chineses, se gostam da influência deles, vão ter a mesma visão q a sua, só q ao invés dos americanos, vão falar mal dos chineses, honconguês detesta chinês, fazem de tudo para ter a economia mais livre possível deles.

        Pergunta para um Croata, Sérvio, Esloveno, Tcheco, Polonês, romeno, búlgaro, e tantos outros países q sofreram com a cortina de ferro no leste europeu se tem saudades da influência russa, pergunta meu caro !! Vão ter essa MESMA mentalidade sua, só q com os russos !!

        para o Brasil se livrar dessa influência, temos q nos desenvolvermos por conta própria, com ou sem ingerência externa, pra isso temos q parar de ROUBAR tanto aki dentro, parar de nos auto sabotar, parar de sermos fracos e medrosos, vc entende oq eu to falando, vc até pode ter uma visão distorcida, mas sabe do q eu to falando.

      • Errado…eles conspiraram , sabotaram, exploraram e pilharam muito para chegar aonde chegaram…e esta gente sempre nos sabotou e foi mal intencionada com nós…

      • Interessante sua lógica,deixa ver se eu entendi: Segundo voce se o grande demônio do norte não tivesse nos sabotado, cuspido na nossa cara, se apoderado de nossas riquezas, nos pilhado e agido de má fé para conosco seriamos hoje uma grande potencia.É isso?
        Fico aqui pensando como voce acha que, durante o curso da historia da humanidade as grandes potencias se transformaram no que foram ou no que são. Duas coisas posso lhe dizer com certeza, a primeira é que não foi distribuindo beijos e flores e a segunda é que não ficavam culpando os outros pelas suas próprias incompetências.

      • “João Paulo
        Hoje 17:22

        Interessante sua lógica,deixa ver se eu entendi: Segundo voce se o grande demônio do norte não tivesse nos sabotado, cuspido na nossa cara, se apoderado de nossas riquezas, nos pilhado e agido de má fé para conosco seriamos hoje uma grande potencia.É isso?”

        Sim….

      • Apocalipse Troll

        então seguindo mais uma vez sua lógica, novamente vc está equivocado na minha opinião ! Está direcionando sua mira para o país errado, pelo q vos descreve, me parece estar falando de Portugal, e não dos EUA.

        Mas, mesmo q fosse Portugal, o grande vilão do Brasil não prosperar (oq não é vdd) eu reitero, sua visão está distorcida e completamente errada.

        isso é oq Nelson Rodrigues dizia, de complexo de vira-lata, temos sempre q achar um terceiro para culpar de nossos fracassos, se fazermos de vítimas, desculpa caro colega, mas enquanto o povo, e político brasileiro pensar dessa forma, seremos sempre terceiro mundo, e um país de fracassados !

        mas foi legal o debate, abs.

  5. os norte coreanos tem uma coisa muito importante para um povo que quer sobreviver como naçao soberana…determinaçao.mesmo pobres e famelicos guiador por uma monarquia comunista(?) plantam sua auto estima e sua determinaçao

  6. cada um sabe onde seu calo aperta…desdenhar dos avanços militares deles é facil,quero ver o brasil conseguir fazer tambem. se seu despota nao lhes serve que o expulsem rs

  7. Bom mesmo e a democracia no Brasil onde os deputados e senadores só aprovao leis que beneficia multinacionais estrangeiras ao beneficio de nações estrangeiras em troca de dinheiro para campanha e para o povo brasileiro nada…..democracia assim e melhor ficar com os comunista comedor de crianca ….a escravidão nao e só lá com o ditador …..a escravidão ta na democracia tambem ……só que tem os efeitos especial de hollywood pra aparecer que tudo e lindo !!!!

Comentários não permitidos.